A realidade das crianças e jovens que aproveitavam um turno do dia para treinar ou jogar futebol no campo da Praça João Mangabeira, nos Barris, mudou nos últimos três meses. O local, que foi completamente revitalizado pela Prefeitura e entregue no dia do aniversário dos 468 anos de Salvador (29 de março), é agora um ponto proveitoso para professores de escolinhas e de entidades realizarem atividades com atletas infantojuvenis.

Atualmente, a João Mangabeira é palco para atividades da Liga Desportiva e Cultural do Vale dos Barris (LDCVB), associação sem fins lucrativos que existe há 32 anos e atende a mais de 600 garotos entre 5 a 21 anos. “São 23 grupos que jogam aqui no campo, junto com mais quatro escolinhas provenientes de comunidades. Cada grupo treina em horário definido. Além das aulas, realizamos campeonato”, explica o presidente da LDCVB, Edilberto de Souza Freitas, 56 anos, conhecido como Lomanto.

Além do campo que comporta pelo menos oito jogadores de linha, a estrutura da praça possui uma nova quadra poliesportiva para vôlei, basquete, futsal e handebol, onde outros 25 grupos realizam treinos. Mesmo sob forte chuva que atingiu a cidade na segunda-feira (3), o estudante Edmilson Júnior, 17 anos, saiu do bairro do Engenho Velho de Brotas, onde mora, para participar de uma atividade. A intenção era aprimorar a finalização a gol.

Com quase três anos de Liga, ele não esconde a satisfação de poder contar com uma área mais acessível e segura para correr e chutar a bola sem se preocupar com incidentes. “Peguei o antes e o depois desse campo e posso afirmar que a reforma trouxe melhoras significativas. Os alambrados tinham buracos. Sempre quando chutávamos, a bola caía na rua. Além disso, o terreno era muito esburacado por causa das chuvas. Hoje a água cai, mas areia não escorre”, revela.

O professor da LDCV, Altair Veloso, percebeu a melhora do rendimento dos alunos. “Sem dúvidas a requalificação ajudou a treinar a garotada. Nessas épocas de chuva dá para trabalhar sem problemas, o que não acontecia antes. Os jogadores tinham dificuldades para correr, era muita lama, muito escorregadio. Muitos já tiveram lesões por causa de pedras que apareciam no campo quando chovia”, disse.

Balanço – Desde 2013, a Prefeitura já requalificou e/ou construiu um total de 267 campos e quadras pela administração municipal desde 2013, quando a cidade passou a assistir a um dos maiores avanços na requalificação do espaço urbano. O valor investido para as obras, conforme balanço da Secretaria Municipal de Trabalho, Esportes e Lazer (Semtel), é de aproximadamente R$ 30 milhões.  Em breve, a Prefeitura vai entregar o campo da Rua Roberto Veiga Lima, que fica ao lado do Colégio Antônio Carlos Magalhães, no Rio Sena.