Ao invés de simplesmente esperarem os filhos na escolinha, elas aproveitam o tempo se exercitando

Todos os dias eram assim: elas levavam seus filhos para a escolinha de esporte no Centro Cultural Armindo Beriba, no bairro de Itapuã, e ficavam sentadas, ociosas, esperando o final da aula para retornar com seus filhos para casa. Hoje, enquanto as crianças participam da aula de futebol, elas participam da Ginástica para as Mães, projeto esportivo, mantido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho Esportes e Lazer (Semtel). Atualmente, 53 mães participam da iniciativa e fazem aulas gratuitas de aeróbica, fortalecimento muscular e coordenação motora, promovidas por professores qualificados.

Temporariamente, as turmas estão sendo oferecidas no Clube Cassas, na Vila Militar da Aeronáutica, localizada na Avenida Octávio Mangabeira, em Itapuã. As aulas ocorrem nas manhãs e tardes das segundas, quartas e sextas-feiras, em horários entre 9h e 10h (matutino), 14h30 e 15h30, e 15h30 e 16h30 (vespertino). Após construção do primeiro Centro de Iniciação ao Esporte (CEI), realizada pela Prefeitura, as turmas serão remanejadas. O CEI está sendo construído no mesmo local onde ficava o Centro Cultural Armindo Beriba.

O projeto Ginástica para as Mães começou pequeno, a partir da percepção dos professores de educação física das crianças. Esse ano, a iniciativa ganhou tanta força que se estendeu para outros familiares. Além das mães, podem participar pais, tios, primos e avós. Para fazer parte do grupo, é necessário apenas comunicar o interesse ao professor de educação física do local e apresentar um relatório médico, comprovando que pode realizar a atividade física. A procura tem sido tão grande que houve fila de espera e os professores decidiram criar uma turma para o período da manhã.

Benefícios – Para estimular o interesse pelo esporte e tornar o treino mais prazeroso, os professores também levam as turmas de mães e pais para atividades físicas na praia. A merendeira de escola, Cinelândia dos Santos, 44, descreve o projeto como a melhor coisa que já lhe aconteceu na vida. “Eu estava parada, precisava fazer uma atividade física, mas não tinha condições de pagar uma academia. Com o centro, a minha disposição melhorou muito e a minha autoestima está ótima”, relata.

Quem também adorou as aulas de aeróbica foi a auxiliar de classe, Fabiana de Cássia, 39 anos. “O importante é se manter ativa, e o projeto proporciona esse benefício, fazendo bem à nossa saúde”, opina. Único homem da turma, o técnico de enfermagem, Armando Monteiro Neto, 38, iniciou as aulas por incentivo da esposa e hoje não consegue mais deixar de participar das aulas. “Eu era muito sedentário por causa da profissão e da responsabilidade familiar, hoje me sinto bem mais disposto”.

Para Geraldo Júnior, titular da Semtel, a iniciativa promove uma mudança significativa de vida. “Trabalhamos com o objetivo de inclusão social e oferecer essas atividades para as mães foi uma iniciativa excelente da equipe técnica, que vivencia o dia a dia nas escolas de iniciação esportiva. Enquanto os filhos participam das atividades, as mães agora também têm uma aula específica para cuidar da saúde e elevar a autoestima. Se cuidamos de quem cuida e conseguimos dar qualidade de vida a toda família, damos um futuro com novas possibilidades”, afirmou.