Educação

0
0
0
s2sdefault

Este sábado (21) começou animado e cheio de aprendizado para os alunos da rede municipal de ensino de Salvador, que estão participando do programa Aprender+. O encerramento das atividades foi acompanhado pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita Ana Paula Matos e demais gestores municipais, em quatro das unidades de ensino que fazem parte da iniciativa: Hildete Lomanto, no Garcia; Professor Antônio Carvalho Guedes, na Capelinha; Roberto Correia, em Pau da Lima; e na Deputado Gersino Coelho, no Doron.

Nas visitas, o prefeito conversou com os educadores e estudantes, e reforçou a importância do projeto, que visa recompor as perdas pedagógicas provocadas pela pandemia da Covid-19. Apresentações artísticas e musicais, como a da violoncelista Sabrina Landim e do oboísta e integrante das orquestras Sinfônica da Bahia (Osba) e Neojibá, Gabriel Paes, também fizeram parte da programação, encerrando a maratona com chave de ouro.

“Quero falar da minha alegria de estar aqui. Para a gente, que está na vida pública, ouvir as palavras de carinho dos alunos e dos professores é a melhor sensação do mundo. Não há nada que faça mais feliz a quem está no serviço público. Saibam que a minha vinda aqui e a forma carinhosa com a qual vocês estão me recebendo vai me motivar, vai me estimular ainda mais para trabalhar pela cidade como um todo, em especial pela educação”, disse o prefeito Bruno Reis.

Por meio do Aprender +, os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental participaram de atividades pedagógicas e lúdicas num turno extra, aos sábados, visando a recomposição da aprendizagem nas escolas municipais. O projeto, realizado pela Smed, teve início em 23 de setembro e ocorreu simultaneamente em quatro sábados nas dez Gerências Regionais de Educação (GREs). Foram alcançadas com a iniciativa 242 unidades de ensino.

"O programa Aprender + é uma iniciativa que veio pra ficar, é um sucesso. A rede realmente abraçou a iniciativa e temos visto resultados maravilhosos, é algo que está mobilizando a educação de Salvador. Agradecemos a toda a Prefeitura e parceiros pela iniciativa", declarou Ida Ramos, diretora da Escola Municipal Hildete Lomanto.

Na Escola Municipal Professor Antônio Carvalho Guedes, na Capelinha de São Caetano, os alunos fizeram questão de mostrar ao prefeito as conquistas da unidade, como a participação no Nasa Space e no Era Uma Vez... Brasil, programa de intercâmbio para Portugal.

Monique Oliveira, de 16 anos, é aluna do 9º ano do Guedes e foi uma das representantes dos estudantes. Ao final deste ano, ela vai se despedir do colégio para seguir no Ensino Médio e falou da sua experiência na unidade.

“Nossa escola é onde os nossos jovens se preparam para realizar os seus sonhos, para que a gente consiga ter uma vida próspera fora daqui. Aqui temos vários alunos do 9º ano, como eu, que vão tentar vaga em escolas importantes de Ensino Médio e aqui no Guedes recebemos a oportunidade de nos preparar para isso”, disse Monique.

O Aprender + fez parte das iniciativas adotadas pela Smed desde o início do ano com o intuito de reparar as perdas pedagógicas provocadas pela pandemia. Durante o projeto, os encontros focaram em aulas especiais de Matemática e Língua Portuguesa, intercaladas com atividades recreativas e de acolhimento. Para contribuir na recomposição dos conteúdos, os profissionais de educação têm realizado ações permanentes de estudo dos dados, elaboração de estratégias e formação de professores com foco em práticas pedagógicas.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Plateia cheia do Teatro Boca de Brasa do Subúrbio 360, em Coutos, para assistir ao espetáculo Infância Protegida, em celebração aos 28 anos da Fundação Cidade Mãe (FCM), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Com entrada gratuita, as apresentações foram também a atividade final do trabalho desenvolvido pelos alunos das oficinas de artes visuais, dança, teatro, capoeira, música e esportes nos oito Centros de Convivência Socioassistencial (CCS) da FCM.

Em média, 160 crianças e adolescentes mostraram um pouco do talento em atividades artísticas e culturais diversas como a dança, o rap, a percussão com a utilização de baldes, o instrumental com a utilização de flautas, o coral, capoeira e o balé. Alunos das oficinas de dança e música do CCS Monte do Senhor, situado no Jardim das Margaridas, por exemplo, deram um show, misturando percussão com baldes, dança e acrobacias e recebendo muitos aplausos do público presente.

“Eu gostei, foi muito bom. Ensaiamos muito e tivemos um resultado que nos surpreendeu. Eu estou muito feliz”, disse Luan Gustavo Queiroz, de 13 anos, que integrou a percussão.

Assim como Gustavo, Maria Luíza Souza, de 14 anos, disse ter ficado um pouco nervosa no início, mas depois ficou muito alegre com o resultado. Ela participou de uma apresentação que envolveu a dança e o canto. Da plateia toda a família acompanhava orgulhosa.

“Essa apresentação está sendo muito interessante e educativa. Fiz questão de trazer a minha mãe, minha irmã e a minha filha mais velha para assistir. É muito bom que a minha filha tenha acesso a atividades tão transformadoras como o teatro e a música”, disse Marinalva Souza, 41 anos, mãe de Maria Luíza.

Para a presidente da FCM, Isabela Argolo, o espetáculo traduz a essência do órgão. “Com o espetáculo Infância Protegida, estamos fechando o mês de comemoração dos 28 anos da Fundação. E esse espetáculo traduz exatamente a nossa essência, aquilo que nós fazemos, que acreditamos e todo o investimento realizado na vida de crianças e adolescentes, por meio do qual são oferecidos caminhos, ferramentas e oportunidades tão somente para que o brilho que cada um já possui possa aparecer”, destacou.

Presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro também prestigiou o evento. “É um trabalho muito importante que a FCM realiza e esse casamento com a cultura é fundamental para essa geração. É um trabalho já reconhecido que opera toda uma transformação e eu estou muito feliz com o que eu vi aqui hoje, porque é a partir desse movimento que a garotada começa a se interessar pela cultura, e a cultura tem tudo a ver com a cidadania, com a fé e com o caráter. Nada melhor do que usar a cultura e a arte para formar o cidadão”, afirmou.

Também presente no evento, o cantor, compositor e capoeirista Tonho Matéria ressaltou a educação, a cultura e a arte como três pilares importantes para transformar o país e torná-lo modelo para o mundo. “Quando você cuida desses três pilares, você tem uma forma de construir um mundo melhor. Como disse o poeta Gilson Nascimento, ‘criança precisa de horizonte’, e a música do Olodum diz: ‘Educai com esses meninos, que o Brasil tem solução’. Então eu aproveito todas essas falas e sons provocativos para acreditar na mudança e a FCM é isso, esse lugar de transformação. Como educador através da capoeira, eu vi a divulgação do evento nas redes sociais e hoje vim aqui prestigiar e aprender um pouco mais”, disse.

Por meio dos Centros de Convivência Socioassistencial, a FCM atende a mais de 2,1 mil crianças e adolescentes, dos seis aos 17 anos, que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou risco pessoal. O roteiro da apresentação do espetáculo Infância Protegida levou em consideração temáticas e informações atreladas ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), principal dispositivo de proteção jurídica e assistência a esse público. As apresentações também foram transmitidas ao vivo pelo canal da FCM no YouTube (www.youtube.com/@FundacaoCidadeMae) e perfil do Instagram (@fundacaocidademae).

Oficinas – Os oito CCS estão espalhados pelos bairros de Periperi, Chapada do Rio Vermelho, Piatã, Nordeste de Amaralina, Saramandaia, Jardim das Margaridas, Canabrava e Engenho Velho de Brotas. Neles, crianças e adolescentes, inclusive os que estão matriculados na rede municipal de ensino, têm acesso a oficinas culturais (dança, música, artes plásticas, capoeira, teatro), oficinas para inclusão digital, cursos de qualificação e de jovem aprendiz, além de reforço de português e matemática em parceria com a secretaria da Educação (Smed).

Fundação – A Fundação Cidade Mãe (FCM) foi criada e implementada em 17 de agosto de 1995, através da Lei 5.045 de agosto de 1995. O trabalho do órgão está voltado para a superação do quadro de desigualdades sociais por meio da formulação e execução de políticas públicas de atendimento a crianças, adolescentes e jovens em situação de risco pessoal, social ou de violação de direitos, na perspectiva da promoção, defesa e proteção.

Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Cerca de 150 alunos de escolas da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de participar de aulas de vôlei gratuitas no Centro de Convenções de Salvador, localizado no bairro da Boca do Rio, na orla da cidade. A atividade faz parte do “Tamo Junto Nesse Game”, um festival que combina esporte e cultura, e está aberto ao público até domingo (27).

Durante a tarde desta sexta-feira (25), os estudantes das escolas municipais Francisco Leite, Brigadeiro Eduardo Gomes e Bosque das Bromélias tiveram acesso a uma série de atividades esportivas, além das aulas de vôlei. A iniciativa integra o Programa de Educação Esportiva da Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Ivone Portela, assessora de Projetos Especiais da Smed, enfatizou a importância da oportunidade para as crianças, destacando que “a vivência esportiva contribui tanto para o desenvolvimento físico quanto emocional delas, promovendo também a inclusão com alunos de outras instituições de ensino”.

A professora Adelma Conceição Lins, da Escola Municipal Francisco Leite, realçou a relevância do esporte na vida dos alunos das escolas provenientes de áreas periféricas, ressaltando que “o esporte é crucial para um crescimento saudável”. Ela mencionou que, na escola dela, já existe o projeto Viva Vôlei, e o evento de hoje “veio para complementar e enriquecer o aprendizado dos alunos sobre o vôlei”.

A jovem Luisa Lima, uma estudante de 11 anos, da Escola Municipal Bosque das Bromélias, compartilhou a sua experiência, enfatizando que a tarde foi “bem interessante”. “Nós brincamos, nos divertimos e fizemos novas amizades. Fora que o ambiente aqui é muito legal”, declarou.

Evento - Além das atividades de vôlei, o Tamo Junto Nesse Game abriga uma série de atrações esportivas patrocinadas pelo Banco do Brasil, como surfe, skate, corrida de rua e games. O festival também apresenta shows de artistas como L7nnon e Tropkillaz.

 

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Diretores e vice-diretores das mais de 420 unidades de ensino de Salvador participam de um ciclo de palestras da Guarda Civil Municipal (GCM) com temas relacionados à segurança escolar. Além de levar orientações, a atividade tem o intuito de ouvir demandas dos gestores para elaboração de um manual que trará procedimentos que visem melhorias do ambiente estudantil. O documento deve ser concluído em dois meses e também será construído com participação de órgãos como Conselho Tutelar, Ministério Público e Defensoria Pública.
 
Os encontros com as diretorias ocorrem no auditório da Escola Nossa Senhora dos Anjos, em Brotas, nesta terça (22) até quinta-feira (24), entre 8h às 17h. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e tem entre os assuntos abordados a patrulha escolar realizada pela GCM.
 
De acordo com o coordenador do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), Ubirajara Azevedo, o órgão conta com dez viaturas e 30 agentes que estão diariamente à disposição da rede municipal, prevenindo situações de violência, vandalismo e outras ocorrências que podem colocar em risco a integridade física e emocional dos alunos e da comunidade escolar.
 
“O objetivo da patrulha é justamente tornar o ambiente escolar seguro para alunos e funcionários. Para conseguirmos isso, montamos algumas estratégias com foco na prevenção. Durante o ano, a GCM faz palestras educativas e conta até com equipe antibullying para desenvolver ações nas escolas. Além disso, as precauções também se estendem para as estruturas escolares. Caso haja alguma instalação com muro baixo ou janelas fáceis de serem quebradas sinalizamos para a Smed”, exemplifica Azevedo.
 
A atribuição de órgãos públicos vinculados à rede de proteção à juventude na capital baiana é outro tema abordado no ciclo de palestras da GCM. A ação visa orientar os gestores sobre quais instituições devem ser acionadas em situações de violações de direitos e abusos sexuais contra os estudantes.

Reportagem: Thiago Souza/Secom PMS

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O resultado da primeira avaliação de 2023 do Programa Salvador Avalia (Prosa) aponta que a Educação da capital baiana tem avançado. De acordo com os dados, apresentados nesta quinta-feira (17), as notas do quinto e do nono ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino cresceram tanto nos exames de língua portuguesa quanto de matemática.

No quinto ano, a nota de português saltou de 188 pontos no ano passado para 193 agora - o que representa aumento de 5 pontos. Em matemática, o crescimento foi de 187 para 194 neste mesmo período - elevação de sete pontos.

Já no nono ano do ensino fundamental, o aumento foi ainda mais expressivo. Em língua portuguesa, a nota passou de 210 pontos em 2022 para 223 neste ano - salto de 13 pontos. Em matemática, o crescimento da nota foi de sete pontos, saindo de 214 para 221 no mesmo período.

Além disso, o resultado aponta também para um aumento da participação dos alunos, tanto no quinto quanto no nono ano do ensino fundamental. No primeiro, a participação dos estudantes foi de 90%, enquanto no segundo, de 83%, o que foi considerado muito positivo pelo pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), que realiza o exame.

O instituto também aplica as provas que dão subsídio ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador das políticas de ensino do país. O Prosa é uma avaliação interna da Secretaria da Educação e é realizado desde 2013 na capital baiana.

O resultado foi apresentado por técnicos do instituto em reunião com o prefeito Bruno Reis, o secretário da Educação de Salvador, Thiago Dantas, além de gestores e dirigentes da pasta. A primeira aplicação do exame ocorreu no mês passado e a segunda vai acontecer em novembro.

“Nós sabemos que a pandemia provocou um déficit e, justamente por isso, temos ampliado os investimentos na Educação e lançamos um amplo programa para recomposição do aprendizado. O resultado apresentado hoje mostra que estamos no caminho certo, que estamos avançando e, acima de tudo, que estamos conseguindo qualificar ainda mais a Educação de Salvador”, destacou o prefeito.

Para o secretário Thiago Dantas, o resultado do Prosa possibilita que a SMED possa fortalecer as estratégias. “O Prosa traz dados muito importantes, a partir dos quais nossas intervenções são desenhadas, possibilitando estratégias mais precisas e eficazes na recuperação e no fortalecimento do aprendizado”, afirmou.

O Prosa tem como objetivo avaliar a qualidade de ensino oferecida pelo município, sobretudo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, a prova fornece subsídios para que professores e gestores da educação pública possam aprimorar as estratégias usadas.

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Programa Cidadão no Trânsito inicia novo ciclo de palestras nestes meses de agosto e setembro, envolvendo 13 escolas da capital baiana. Ministrada através da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), a atividade leva aos alunos esclarecimentos e orientações sobre segurança no trânsito.  
 
O ciclo conta com palestras lúdico-pedagógicas que possuem uma abordagem interativa e personalizada, de acordo com os perfis da turma e da área escolar, considerando, por exemplo, se o entorno da escola é tranquilo, ou se é um polo gerador de tráfego. O programa envolve ainda ações operacionais, que promovem intervenções com materiais educativos, bonecos em forma de agentes de trânsito e vídeos promocionais.
 
De acordo com a coordenadora da Gedut, Mirian Bastos, essa é uma das principais ações promotoras da cidadania no trânsito desenvolvidas pela Transalvador. “Através dessas ações articuladas de segurança viária conseguimos expandir e despertar para a importância da educação para o trânsito. Esse é um tema que está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular e de fundamental importância para a aprendizagem de crianças e adolescentes”, destaca.
 
Balanço – Desde março deste ano, o programa já passou por mais de 60 escolas, com participação de quatro mil alunos nos ciclos de palestras. A atividade é gratuita e pode ser incluída no projeto pedagógico da instituição de ensino beneficiada, reforçando o conteúdo de educação no trânsito.
 
O programa já possui palestras agendadas em escolas até dezembro, mas ainda há vagas. As instituições interessadas devem enviar ofício para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou solicitar a participação através do telefone (71) 3202-9163.

Reportagem: Letícia Silva/Secom PMS

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Mais do que aprender sobre cálculos em sala de aula, um grupo de alunos matriculados no 8º ano na Escola Municipal Hildete Lomanto, no Garcia, tem colocado conhecimentos matemáticos em prática junto a noções básicas de tecnologia. O resultado é que, em apenas três meses, os 20 estudantes que participaram das aulas de robótica desenvolveram pela primeira vez um robô. O protótipo possui aparência similar à de um extraterrestre, embora haja rodas, e foi feito com peças de um kit Lego.

As aulas de robótica na Hildete Lomanto fazem parte de uma disciplina eletiva desenvolvida pela escola em março passado. A ideia é dar consistência ao projeto, expandindo a iniciativa para alcançar mais alunos nos próximos anos.

“É uma experiência muito boa, porque os estudantes nunca tiveram contato com esse tipo de atividade. A robótica dá possibilidade de eles verem, na prática, o que aprendem muito na teoria. Isso possibilita desenvolver técnicas e habilidades que nas disciplinas comuns, às vezes, não é possível fazer com tanto afinco”, explica Jorge Sales, professor de Matemática e responsável por conduzir as atividades.

Ele recorda que ao anunciar o projeto no local para o ano letivo de 2023, houve até alunos oriundos de outras unidades de ensino que se matricularam na Hildete Lomanto. Para a seleção, foi necessário que os candidatos escrevessem uma carta demonstrando interesse em participar das aulas de robótica. O grupo é composto por meninos e meninas que cursam o 8º ano do Ensino Fundamental II. As aulas ocorrem uma vez na semana e têm duração de 50 minutos.

“Os alunos estão aprendendo programação, usando sensores de cor e de distância. Quando eles aprenderam em sala aquela regrinha matemática de que ‘menos com menos é mais’, na prática, agora, ela faz sentido. Quando o robô está no sentido positivo ele vai para frente. Se coloca um sinalzinho de menos (na programação), o robô vai para trás”, exemplifica Sales.

Mundo da tecnologia – O aparato eletrônico produzido pela garotada ainda não tem nome, mas a ideia é que a escola abra uma votação para que a própria comunidade escolar escolha um em breve. Construído com peças predefinidas, o robozinho possui uma série de movimentos controlados pelo computador via bluetooth.

“A gente chama de robô autodidata. Há um manual dizendo como são os encaixes. Qualquer escola do mundo começa com esse método. Depois que os alunos desenvolvem essa habilidade é que eles começam a criar um robô do nada”, acrescenta o professor.

A diretora da Hildete Lomanto, Ida Guimarães, reforça a necessidade para que o ensino dado nas escolas esteja alinhado às demandas do mundo moderno. “A educação hoje precisa trazer ferramentas e recursos tecnológicos para o espaço pedagógico, para que esse aprendizado seja mais atraente, efetivo e dinâmico, e que também desenvolva o protagonismo do aluno”.

Para 2024, a meta é criar um clube de robótica do qual os participantes que têm habilidades e interesses participem de atividades no contraturno dos conteúdos dados em sala.

Habilidades – De acordo com o professor Jorge Sales, a robótica ajuda a melhorar diversas áreas de conhecimento. Uma delas envolve a emoção e o aumento da autoestima. “Quando eles veem que uma missão foi bem executada se sentem motivados e estimulados”, pontua.

Além disso, existe a questão da convivência, porque os alunos precisam trabalhar em equipe. “Há o desenvolvimento das áreas da tecnologia, da linguagem de programação e engenharia porque para construir um robô existe todo um trabalho com engrenagem, motor, velocidade, giros. Então desenvolvem-se aí várias competências que não são só de exatas, como também habilidades emocionais, sociais e de respeitar o próximo”, avalia.

Um dos participantes da aula de robótica, Emanuel Oliveira, 13 anos, ficou entusiasmado com o robô montado por ele e pelos colegas. “Foi uma coisa bem diferente do que faço na minha rotina. Estou até vendo vídeos no YouTube para aprender montagem e programação. No começo é um pouco complicado, mas depois é tranquilo”, afirmou.

Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Alunos da Escola Municipal da Engomadeira, no bairro homônimo, tiveram um dia especial de aprendizagem nesta quinta-feira (20), Dia do Amigo. Reunidas no auditório da escola, as crianças assistiram animadas à apresentação da banda de percussão Cores e Tambores, que ritmaram uma paródia feita pela coordenadora pedagógica Cibele Queiroz a partir da música Nossa Gente (Avisa Lá), gravada pelo Olodum com composição de Roque Carvalho.

A atividade integra o projeto institucional Ler é uma Aventura, que tem o objetivo de despertar o desejo pela leitura e escrita nos alunos. Uma média de 500 crianças participaram hoje da abertura do projeto, cujas atividades serão realizadas até o final de novembro.

Para a vice-diretora da escola, Camila Amorim, trata-se de um projeto que traz como concepção a leitura pelo caminho do encantamento. “Nós trazemos dois elementos aqui que são bem promissores: um deles é essa magia da leitura, do encantamento, da contação de história e o outro é o empoderamento a partir da sua própria história. Então, são dois fatores mobilizadores que nós trazemos nesse projeto de leitura para proporcionar aos estudantes um envolvimento e engajamento maior e uma criação de vínculo”, afirmou.

Encantada com a apresentação da banda, a aluna Ana Júlia Conceição, de 10 anos, disse ter gostado de tudo, principalmente da música e das histórias contadas pela professora e por um morador convidado. “Foi uma atividade bem legal e pegou a gente de surpresa”, disse ela, que cursa o 8º ano na instituição.

O aluno Marcos Bastos, 12 anos, disse ter visto pela primeira vez uma apresentação de percussão de perto. “Eu nunca tinha visto pessoalmente e achei o projeto muito bom, porque eu gosto muito de ler livros e de escrever historinhas de aventura”, contou.

Entre os integrantes da Banda Cores e Tambores, que se apresentaram hoje na escola, dois deles também fazem parte do Olodum, como Bruno Silva. “É satisfatório estar aqui hoje, pois eu sou fruto de um projeto entre a Prefeitura e a Escola Criativa do Olodum e também já estudei em escola pública. Uma das maiores oportunidades que eu tive como músico foi viajar, e já fui para lugares como o Japão e o México com o Olodum. Tudo que eu conquistei, eles também podem conquistar”, declarou.

As atividades do Dia do Amigo ocorreram pela manhã e pela tarde, envolvendo 500 alunos da instituição, desde o Grupo 4 ao 5º ano e regularização de fluxo, que conta com estudantes de uma faixa etária média de 14 anos. Além da apresentação da Banda Cores e Tambores, o radialista Esquerdinha, da Rádio Comunitária do bairro, contou um pouco da história da Engomadeira para os estudantes. Em seguida, a coordenadora pedagógica Cibele Queiroz fez a contação de história de Ajé e Bará e houve ainda a distribuição gratuita de acarajés feitos por uma baiana no pátio da escola.

Projeto – Com abertura realizada nesta quinta, em celebração ao Dia do Amigo, o projeto Ler é uma Aventura visa estimular a alfabetização e o letramento de forma lúdica durante todo o semestre na Escola Municipal da Engomadeira. A ideia central do projeto é que os estudantes contem histórias com os bonecos Ajé e Bará, dois personagens infantis que vieram a Salvador, passaram por pontos turísticos da capital e agora chegaram à Escola da Engomadeira para viver suas aventuras.

Ajé e Bará remetem aos alimentos típicos da Bahia e que fazem parte da cultura local. Os personagens possuem o formato de um acarajé e um abará. A escola foi ambientada por um painel mostrando as andanças dessa dupla pelos pontos turísticos de Salvador até que eles desembarcaram hoje na Escola Municipal da Engomadeira, exatamente no Dia do Amigo. Após esse desembarque e apresentação com a sonoridade da Banda Cores e Tambores, os novos amiguinhos vão passar a fazer parte das atividades em sala de aula da instituição.

Os alunos terão que contar as aventuras de Ajé e Bará por meio de historinhas com textos e desenhos que serão apresentadas no Dia da Consciência Negra (20 de novembro) durante uma mostra literária. O projeto contempla ainda as leis 10.639/03 e 11.645 que tornam obrigatória a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e indígena.

“O projeto visa fomentar e enriquecer a cultura da leitura e da produção escrita entre nossos alunos, buscando elementos da nossa cultura, como os contos e as histórias de tradição oral como pano de fundo para fomentar esse trabalho. Nossa expectativa é cumprir a função social da escola, que é trazer a cultura leitora viva para dentro da nossa história. Nós estamos muito felizes com esse trabalho”, disse Cibele.

Reportagem: Priscila Machado/Secom

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Alunos da rede municipal realizaram nesta quarta-feira (19) a primeira avaliação de 2023 do Programa Salvador Avalia (Prosa). O exame, que é realizado na capital baiana desde 2013, tem como objetivo avaliar a qualidade de ensino oferecida pelo município, sobretudo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, a prova fornece subsídios para que professores e gestores da educação pública possam aprimorar as estratégias usadas.

Neste ano, o Prosa foi ampliado. Pela primeira vez, participaram alunos do 1º ao 9º anos, abrangendo todas as turmas do Ensino Fundamental. O exame é desenvolvido e aplicado pelo Caed/UFJF, mesmo instituto que realiza as provas que dão subsídio ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador das políticas de ensino do país.

Além disso, a prova será aplicada duas vezes em 2023. A primeira, realizada nesta quarta, servirá para julgar a qualidade do ensino no meio do ano letivo. A segunda, em novembro, para avaliar o aprendizado ao final dele. Em 2024, serão três avaliações do Prosa, com uma prova realizada também no começo do ano letivo.

Adaísa Pacheco de Abreu, vice-gestora da Escola Municipal Hildete Lomanto, localizada no bairro do Garcia, ressaltou como a prova é importante para avaliar o nível de aprendizagem dos alunos. “É importante para vermos como estão aprendendo. A partir daí, a gente pode tomar estratégias para melhorar o ensino da rede municipal de ensino de Salvador”, disse.

A professora Márcia Liboreiro, que leciona para o 1º ano do Ensino Fundamental, ressaltou a necessidade de avaliar o alcance do aprendizado dos alunos, bem como o trabalho realizado no processo de alfabetização. Segundo ela, “essa avaliação é essencial para fornecer um ‘feedback’ entre aluno e professor, e entre os professores e toda a rede escolar”, disse.

A professora Luanda Gouveia da Silva Monteiro, também da Escola Municipal no Garcia, enfatizou que a avaliação é uma ferramenta útil para determinar áreas que podem ser aprimoradas durante as aulas. “Assim saberemos o grau que os nossos alunos estão e o que nós podemos melhorar como professores”, contou Luanda.

Reportagem: Mateus Soares/Secom

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...