Educação

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Doze estudantes da Rede Municipal de Salvador estão entre os finalistas da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As alunas Keylla de Sousa Santos e Isamara Conceição Silva, das escolas municipais Brigadeiro Eduardo Gomes (São Cristóvão) e Visconde de Cairu (Brotas), respectivamente, conquistaram medalha de prata na competição. Daniel Bruno Brito da Cruz, aluno da Escola Municipal Sebastião Dias (Daniel Lisboa), é medalhista de bronze. Os demais se classificaram para receber Menção Honrosa.

A cerimônia de Premiação Regional da 16ª edição da Obmep ocorreu nesta quinta-feira (1º), no auditório do Pavilhão de Aulas da Federação I (PAF I) da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Em razão dos protocolos sanitários para prevenção da Covid 19 e da capacidade do auditório, o evento foi restrito aos alunos que receberam as medalhas de prata e bronze e respectivos professores. Participaram também os classificados com ouro para receber os certificados, as medalhas, no entanto, serão entregues posteriormente em uma cerimônia específica.

Os certificados de Menção Honrosa já foram enviados para as respectivas escolas. A mesa foi composta por Roberto Santana, coordenador Regional de Salvador e Região Metropolitana da Obmep (BA), Evandro Carlos Ferreira Santos, diretor do Instituto de Matemática da Universidade Federal da Bahia (Ufba), e Luzinalva Miranda de Amorim, ex-coordenadora da Obmep na Bahia.

“A Obmep é mais que uma prova, é uma forma de gerar um maior interesse dos estudantes pela matemática, de estimular e promover a curiosidade voltada aos estudos dessa área. Nossos alunos, professores e escolas da rede municipal estão de parabéns pelas conquistas”, diz Isabela Silva Cavalcanti, da Coordenadoria de Formação Pedagógica (CFP), que esteve no evento representando o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira.

Realização – Muito feliz e orgulhosa pela conquista da medalha de prata, a aluna Isamara Silva, de 14 anos, contou que foi a primeira vez que participou da Obmep. “Eu acho muito importante participar. É uma oportunidade de melhorar o futuro”, disse.

Para Daniel da Cruz, 15 anos, receber a medalha trouxe o sentimento de realização. É a segunda edição da Olimpíada que ele é medalhista. “Eu me sinto estimulado a estudar cada vez mais e participar das novas edições”, afirmou. Ele e Isamara contaram que “adoram matemática”.

A mãe de Isamara, Maria das Candeias Conceição Silva, e o pai de Daniel, Marcelo Bezerra da Silva, destacaram a dedicação dos filhos aos estudos. “É mérito deles, que se empenharam e tiveram essa conquista tão importante”, disseram. Presente também ao evento, o professor de Matemática Cristiano Fortes Bahia, da Escola Municipal Visconde de Cairu, frisou a importância da Educação no desenvolvimento das pessoas e elogiou a conquista dos alunos.

Menção honrosa – Os estudantes que receberam Menção Honrosa foram: Enzo Gabriel Dantas Lima (Escola Brigadeiro Eduardo Gomes), Nicolas Dantas Andrade (Escola Municipal 2 de Julho), David de Souza Nunes e Marcos Vinicius Freitas Souza, ambos da Escola Municipal Professora Olga Mettig, Anne Kathleen Tosta Silva (Escola Municipal Teodoro Sampaio), Maria Eduarda O. de Almeida Sena (Escola Municipal Visconde de Cairu), A. E. S. S. (Escola Municipal Yves De Roussan), Cauã dos Santos Silva (Escola Municipal Sebastião Dias) e Héder De Jesus Araújo (Imeja).

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A história do bairro de Periperi e a biografia da escrava Guerreira Zeferina foram o tema da palestra ocorrida na Escola Municipal Guerreira Zeferina, em Periperi, na última sexta-feira (25). A atividade faz parte da programação pelo Novembro Negro e do Planejamento Político Pedagógico (PPP) na instituição de ensino.

A diretora da unidade, Ana Beatriz Santana, explicou que a iniciativa visa gerar conhecimento para os participantes acerca do bairro de Periperi e do Conjunto Habitacional Guerreira Zeferina, que leva o nome da líder quilombola que lutou pela liberdade no Subúrbio Ferroviário, no século XIX, e dá nome ao local hoje.

“Desde 2019 criamos momentos de pesquisas e estudos para todos os funcionários terceirizados e servidores da rede municipal que desenvolvem atividades trabalhistas na escola. Essas atividades têm o objetivo de ampliar os conhecimentos de toda a equipe técnica e pedagógica e promover um enriquecimento no currículo desses profissionais, favorecendo automaticamente o processo de ensino e aprendizagem dos nossos discentes”, destacou Ana Beatriz.

Além das palestras voltadas para o quadro de funcionários, outras iniciativas são feitas na instituição. “Desenvolvemos atividades inerentes ao currículo proposto pela rede para o segmento educação infantil e ações voltadas aos projetos institucionais. Já foram abordados aqui diversos temas, como alimentação saudável, sustentabilidade, nossa identidade, a saúde física da criança e o projeto mente e corpo”, contou.

Ao decorrer do ano, cerca de quatro formações para funcionários, através de palestras, acontecem na instituição de ensino. Atualmente, a escola atende 185 alunos, dentre turmas parciais e turmas em regime integral.

História – O Conjunto Habitacional Guerreira Zeferina, situado no bairro de Periperi, na região do Subúrbio Ferroviário, completou quatro anos em abril deste ano. A localidade, que até 2018 era conhecida como ‘Cidade de Plástico’, passou por uma das maiores intervenções urbanas e sociais da história de Salvador e abriga atualmente mais de 250 famílias, que vivem em condições dignas de moradia.

Antes de 2018, a comunidade Guerreira Zeferina era marcada pela carência e falta de estruturas básicas. A área de 20 mil m² foi alvo de transformação urbanística e recebeu um amplo conjunto habitacional, composto por apartamentos distribuídos em 10 prédios, com dois ou três quartos. Além disso, o conjunto dispõe de 20 moradias adaptadas, para pessoas com deficiência.

No local também foram construídos uma escola, que atende crianças de dois a cinco anos em ensino integral; campo de futebol; centro comunitário, miniquadra; boxes comerciais; espaço de convivência e lazer; calçadão de acesso à praia; deque; e estacionamento.

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Pouco mais de dois meses após o início da entrega dos tablets e chromebooks pela Prefeitura, alunos e professores da rede municipal de ensino de Salvador destacam que os dispositivos têm contribuído para o processo de ensino e aprendizado, em sala de aula. Desde setembro, mais de 100 mil tablets foram destinados a estudantes do 1º ao 9º ano e mais oito mil chromebooks, para o corpo docente.

Na Escola Municipal Saturnino Cabral, em Cosme de Farias, professores e alunos aprovaram a iniciativa, que faz parte do Programa Educação Digital. A vice-diretora da unidade, Camila Amorim, lembrou que o uso do tablet está em fase inicial, mas as mudanças de comportamento são perceptíveis.

“Os alunos já estão acostumados com a rotina de trazer o tablet para a escola, no dia de atividades da plataforma Tech for kids. Algumas turmas vão além das atividades de sala de aula, com o recreio interativo, pesquisando material para atividades, como fizeram para o Dia da Consciência Negra”, conta.

Interação – A vice-diretora afirma que o recurso é um caminho para os alunos agregarem mais informações e consolidarem o aprendizado. “Está funcionando no letramento digital e pensamento computacional, associado ao raciocínio lógico. É um recurso novo, que estimula, desenvolve e fortalece os alunos, além de contribuir no processo de interação entre eles”.

O professor do 2º ano, Renato Borges, afirmou que a tecnologia tem ajudado muito no despertar para o conhecimento. “Vivemos em um mundo onde a tecnologia está inserida na sociedade e trazer isso para a escola é interessante. Temos experienciado, com uso da tecnologia do tablet, um melhor desempenho na leitura e escrita e também na concentração. Como não temos espaço para o intervalo, usamos este período para jogar e brincar, tornando esses momentos produtivos, usando o tempo ocioso para mais aprendizagem”.

O aluno do 4º ano, Davi Sacramento, de 10 anos, conta que tem aproveitado bastante o tablet. “Tenho usado muito na aula, me ajuda bastante. Está sendo muito legal, porque eu aprendo mais também”, diz.

Com investimentos de aproximadamente R$90 milhões na compra dos equipamentos, a Smed pretende melhorar as condições de aprendizagem dos estudantes, fortalecer a política de educação integral, com mediação tecnológica, agilizar o processo de correção de avaliações externas e tornar mais eficientes os processos de gestão administrativa e pedagógica, da rede municipal de ensino.

Dados – O Programa de Educação Digital visa ampliar a conectividade dos alunos, reduzir a infrequência, o abandono escolar e melhorar o rendimento. O dispositivo eletrônico contém um pacote de dados, atualizado mensalmente. Um novo sistema será integrado à toda a rede, controlando a performance, registros, histórico escolar, matrícula e cadastro dos alunos, além de distribuição de vagas por georreferenciamento.

Dentro do programa está a Plataforma Educacional Inteligente, um ambiente virtual de aprendizagem que será utilizado nos tablets e chromebooks entregues aos alunos e professores, respectivamente. Lançado pela Prefeitura na última quarta-feira (23), a ferramenta possui mais de 74 mil atividades gamificadas, biblioteca digital e soluções conectadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Direcionada a estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, o sistema traz uma interface atrativa e de fácil navegação, que proporciona imersão digital e ludicidade, tornando o aprendizado mais prazeroso. A ferramenta é responsiva, podendo ser utilizada em computadores, tablets ou celulares, permitindo ainda a emissão de relatórios, acompanhamento do aprendizado e dos avanços dos estudantes.

A Plataforma Educacional Inteligente ainda possui conceitos de acessibilidade para alunos com deficiência, como um tradutor virtual de Libras, adequações para pessoas com problemas de visão – aumento de letras, contrastes e leitor virtual. Além de beneficiar os alunos, o dispositivo dá autonomia para os professores, que podem optar pelas propostas já ofertadas pelo software ou pela construção de novos planejamentos e conteúdos.

 

 

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O Programa de Educação Ambiental (PEA) do Projeto Novo Mané Dendê participou da tradicional Gincana do Orgulho Negro e Identidade Quilombola, realizada na Escola Municipal Manoel Henrique da Silva Barradas, no bairro de Ilha Amarela. A atividade ocorreu na quinta-feira (24), dentro da programação do Novembro Negro na unidade de ensino. A unidade escolar faz parte do complexo da Bacia do Cobre, no Parque São Bartolomeu.

As atividades da gincana foram voltadas para a ressignificação da identidade dos alunos, assim como para a construção da identidade territorial. Durante a abertura, a coordenadora técnica do Programa de Educação Ambiental (PEA), Roseane Palavizini, fez uma apresentação abordando o que é educação ambiental e, também, um breve resumo das ações do projeto Novo Mané Dendê.

“A parceria do Novo Mané Dendê com as atividades da escola perpassa por uma questão de identidade e consciência ambiental. Os alunos começaram a entender a importância de ter um ambiente limpo, agradável e a enxergar o rio Mané Dendê não só nas áreas do projeto e adjacências.” pontuou a diretora da unidade de ensino, Rosemary Mesquita.

A equipe do PEA incentivou aos alunos do Fundamental II a fazerem, dentro das comunidades onde residem, a coleta de resíduos plásticos, como recipientes de shampoo, creme, garrafas pet e potes de margarina. Para obter vitória na atividade, cada equipe teve que, no mínimo, entregar cerca de 500 unidades plásticas aos representantes da Cooperativa de Reciclagem e Serviços da Bahia (Cooperes) presentes na gincana, com assistência técnica do Negócios de Impacto e Desenvolvimento Sustentável – Badame.

Aluno do 8º ano Mateus Alves, de 13 anos, era um dos mais empolgados com a atividade. “É muito importante a escola fechar parceria com o Novo Mané Dendê. Quando a gente retirar esses resíduos que podem ser reciclados, estamos contribuindo para o meu país, para o mundo!”

Programa – O Programa de Educação Ambiental (PEA) tem como objetivo contribuir, sensibilizar e ampliar o conhecimento ambiental dos moradores da Bacia Hidrográfica do Rio Mané Dendê, desenvolvendo rodas de conversa e uma escuta ativa nas comunidades, buscando despertar mudança de pensamento, comportamento que favorecem diretamente a melhoria de vida das comunidades do subúrbio.

Novo Mané Dendê – O projeto Novo Mané Dendê corresponde à primeira etapa do Programa de Saneamento Ambiental e Urbanização do Subúrbio de Salvador, com intervenções nas localidades do Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. O objetivo é contribuir para o bem-estar econômico e a qualidade de vida da população da Bacia do Rio Mané Dendê, nas esferas econômica, social e de saúde, através da melhoria sustentável das condições socioambientais e de urbanização.

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A rede municipal de Educação contará com uma nova ferramenta tecnológica que vai contribuir para que a capital baiana avance ainda mais na qualidade do ensino. Trata-se da Plataforma Educacional Inteligente, um ambiente virtual de aprendizagem que será utilizado nos tablets e chromebooks entregues pela Prefeitura aos alunos e professores, respectivamente. A tecnologia foi apresentada pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, nesta quarta-feira (23), durante evento no Fiesta Hotel, no Itaigara. O evento teve ainda a participação da vice-prefeita Ana Paula Matos e de gerentes regionais de educação.

O prefeito reforçou que a nova plataforma é uma virada de chave que vai ajudar a tirar o atraso causado pela pandemia na educação soteropolitana. "Estamos apostando muito na educação digital para melhorar o sistema em nosso município. Então, hoje estamos apresentando essa nova plataforma AVA (ambiente virtual de aprendizagem), onde diversas ferramentas vão possibilitar que os estudantes possam evoluir bastante no aprendizado. Isso complementa a distribuição de tablets e chromebooks, todos com pacotes de dados, de forma que se possa completar esse reforço digital e que isso seja fundamental para a educação avançar na capital baiana. É uma forma de recuperar o tempo perdido, seja nas séries iniciais ou nas finais”.

A ferramenta possui mais de 74 mil atividades gamificadas, biblioteca digital e soluções conectadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Direcionada a estudantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais, o sistema traz uma interface atrativa e de fácil navegação, que proporciona imersão digital e ludicidade, tornando o aprendizado mais prazeroso.

Marcelo Oliveira destacou a informatização do sistema educacional da capital baiana, ressaltando que está em fase final de entrega dos tablets para os alunos. “O equipamento em si teria pouca valia, não fosse todo o projeto envolvido. É aí que entra nosso ambiente virtual de aprendizagem, que é um portal pedagógico onde o professor tem a oportunidade de criar estudos dirigidos, utilizando textos, vídeos e imagens para diversificar o aprendizado. Tudo isso em forma de jogo, onde a criança avança de acordo com o que vai aprendendo.”.

O gestor completou que a estratégia permite, ainda, que o professor tome ciência dos assuntos que determinado aluno não domina, para adotar as devidas providências no sentido de reforçar este aprendizado. “Tudo de forma automática, com relatórios estatísticos, mostrando como está cada aluno de cada segmento. Isso é um grande avanço na educação de Salvador. É um investimento significativo, mas que dará um retorno muito importante para avançar o sistema educacional da capital baiana”, disse Oliveira.

O software trabalha também com desafios, educação financeira, leitura, redação, conquistas coletivas, entre outros aspectos, além oferecer avaliação continuada e metodologia ativa, possibilitando acompanhar e mensurar o desempenho dos estudantes e educadores.

Acessibilidade – A Plataforma Educacional Inteligente ainda possui conceitos de acessibilidade para alunos com deficiência, como um tradutor virtual de Libras, adequações para pessoas com problemas de visão – aumento de letras, contrastes e leitor virtual. Além de beneficiar os alunos, o dispositivo dá autonomia para os professores, que podem optar pelas propostas já ofertadas pelo software ou pela construção de novos planejamentos e conteúdos.

A ferramenta é responsiva, podendo ser utilizada em computadores, tablets ou celulares, permitindo ainda a emissão de relatórios, acompanhamento do aprendizado e dos avanços dos estudantes. O valor do investimento para implantação do sistema na rede municipal é de cerca de R$18 milhões.

A professora e também coordenadora regional de 38 escolas da GR Subúrbio II, com unidades no continente e nas Ilhas, Cássia Góes, afirmou que a adoção da tecnologia digital só colabora para a melhoria do aprendizado em Salvador. "Essa entrega dos tablets e chromebooks era muito esperada por toda a rede. Isso amplia a qualidade e os resultados nas escolas. Ainda estamos nos apropriando do sistema, mas já é possível notar mudanças como o acesso à tecnologia com pacote de dados. Para os professores, é mais um instrumento para dispor o conteúdo de forma on-line, sendo possível ter um planejamento mais rico, com tempo para organizar a intervenção pedagógica de forma mais completa”.

Programa – A Plataforma Educacional Inteligente integra o Programa de Educação Digital, lançado em setembro passado a partir da aquisição e distribuição de 106 mil tablets com chip para alunos e 8 mil chromebooks para professores da rede municipal. O investimento foi de R$90 milhões.

"Aos poucos, e com o esforço de todos, vamos construindo uma Salvador mais inclusiva. Nossa rede de educação é vocacionada e apaixonada, que sabe seu papel de responsabilidade social. Além disso, a comunidade escolar é forte e carece de novas ferramentas e melhoria do fluxo de trabalho”, avaliou a vice-prefeita Ana Paula Matos.

 

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A partir desta terça (22) até o próximo dia 16 de dezembro, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) realiza duas importantes ações ligadas ao ensino público municipal: o cadastramento de alunos novos da Educação Infantil e um levantamento específico da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os processos ocorrem de forma virtual, por meio do site da Smed (educacao.salvador.ba.gov.br), e trazem como objetivo comum a possibilidade de mapear as demandas de ambos segmentos. No caso específico da Educação Infantil, o cadastro visa também a distribuição de vagas para crianças entre dois e cinco anos que estejam fora da escola. 

"O cadastramento da Educação Infantil já é um processo realizado anualmente pela Smed e é fundamental que haja a adesão das famílias para o acesso às vagas de creche e pré-escola", afirma o secretário da Smed, Marcelo Oliveira. "E neste ano temos a novidade de iniciar um levantamento específico da EJA para, a partir dos dados coletados, subsidiar decisões acerca do segmento, como, por exemplo, a demanda por vagas nessa modalidade e formação de turmas". 

Educação Infantil – O Cadastro da Educação Infantil é direcionado às famílias de crianças que estão fora da escola e desejam pleitear vaga para o ano letivo de 2023. Podem ser cadastradas crianças de dois a cinco anos nascidas de 1º/4/2017 a 31/3/2021. Alunos já matriculados em unidades escolares municipais não precisam fazer o cadastro. 

Para proporcionar agilidade, o processo é feito de forma eletrônica. O responsável pela criança deverá entrar no site da Smed e seguir o passo-a-passo. A inscrição pode ser feita, também, presencialmente em qualquer unidade escolar da rede municipal. Os documentos necessários são o CPF do responsável e a certidão de nascimento da criança, que deverá residir em Salvador, incluindo as ilhas de Maré, de Bom Jesus dos Passos e dos Frades. Durante o período de cadastro, os pais ou responsáveis poderão alterar as informações prestadas, caso necessário. 

Neste ano, uma das novidades é a inclusão de mais duas situações nos casos de prioridade: crianças cujo responsável esteja sob medida protetiva e crianças em condição de acolhimento. Permanecem como prioritários o público-alvo da educação especial (pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação) e as crianças beneficiárias do Programa Auxílio Brasil ou que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os documentos comprobatórios de prioridade deverão ser anexados no ato do cadastramento. Uma equipe multidisciplinar fará a análise da documentação anexada para validação. 

A distribuição eletrônica das vagas ocorrerá na primeira semana de janeiro na Smed e terá ampla divulgação. As crianças contempladas com a vaga terão os nomes publicados no site do órgão municipal na mesma data. A confirmação da matrícula deverá ser efetuada pelo responsável na escola onde a criança vai estudar. As dúvidas sobre a utilização do sistema podem ser esclarecidas através do Fala Salvador, no número 156, ou em um posto de atendimento presencial. 

EJA – Fruto de parceria entre a Smed e a Comissão de Educação de Jovens e Adultos, o levantamento relativo à EJA busca identificar demandas do segmento nas etapas equivalentes ao Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais (do 1° ao 9° anos). A pesquisa será feita via internet, através de preenchimento de formulário disponível também no site da Smed. 

Adolescentes, jovens, adultos e idosos residentes em Salvador que não estudaram ou não completaram o Ensino Fundamental e que desejam frequentar a escola podem participar do levantamento. O objetivo desta ação é realizar um mapeamento de demanda para tomada de decisões acerca da organização da oferta de vagas para o ano letivo de 2023. 

O formulário poderá ser preenchido em qualquer equipamento que disponha de acesso à internet, como celulares, computadores, tablets e notebooks. O preenchimento também poderá ser feito pessoalmente em qualquer unidade de ensino da rede municipal.

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A Secretaria de Política para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) está oferecendo um curso on-line e gratuito de formação para o mundo do trabalho, voltado a jovens soteropolitanos. A atividade, desenvolvida pelo Ensino Social Profissionalizante (Espro), é fruto de parceria com o Unicef e visa ofertar conhecimentos com foco em tecnologia e empreendedorismo. Podem participar jovens de 16 a 22 anos e as inscrições estão abertas até esta segunda-feira (21), através do link www.fmt-1mio-espro.org/ .

As aulas terão início nesta terça-feira (22) e seguem até 22 de dezembro. Serão formadas duas turmas, sendo uma das 8h às 12h e outra das 13h às 17h. Os conteúdos podem ser acessados através de dispositivos móveis, computador e ainda pelo app de mensagens instantâneas Telegram. Serão 24 dias de estudos, de segunda a sexta-feira.

Dentre os temas que serão abordados, por meio de trilhas de conhecimentos, estão a aprendizagem digital, com foco nas tendências digitais e tecnologias disruptivas, desenvolvimento de habilidades abordando aspectos sociais e diversidade no mundo do trabalho, além de empreendedorismo e educação para o futuro.

Aperfeiçoamento – A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, destacou como a oferta desta qualificação vai impactar a juventude da capital baiana. “Essa parceria com a Unicef e a Espro é muito positiva. Através dela vamos ampliar os esforços da prefeitura de melhoria da educação profissionalizante dos jovens do nosso município, com conhecimentos inovadores. Será um grande diferencial para esses jovens, principalmente para os que estão em situação de vulnerabilidade”, explicou.

Para a coordenadora de Infância e Juventude da SMPJ, Dinsjani Pereira, a formação possibilitará que jovens que ainda não tiveram oportunidade no mercado de trabalho acessem este espaço, mas também vai contribuir no aperfeiçoamento de quem empreende. "Esse curso traz uma vertente dos mercados nacionais e traz para o jovem a possibilidade de atingir grandes espaços fora do território. É o início de grandes possibilidades para estes jovens, que anseiam por qualificação, certificação e remuneração”, enfatizou.

 

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É grande a ansiedade dos soteropolitanos, que vão participar da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (13), mas há dicas que podem diminuir a angústia e contribuir para um bom desempenho nas provas. O professor do IngreSSAr, curso intensivo preparatório e gratuito para o Enem ofertado pela Prefeitura, Neldo Menezes, explicou o que deve ser levado em consideração pelos candidatos, na véspera da prova.

Para os que estão muito angustiados, nesta primeira fase do exame, Menezes afirma que o essencial é buscar formas de descansar. "Se a pessoa estiver muito ansiosa, pode revisar os apontamentos, ler redações que foram corrigidas, para observar onde há possíveis falhas. Tentar obter algum conhecimento novo, só vai aumentar a ansiedade. Agora é o momento de esperar para fazer a prova com tranquilidade", afirmou.

Segundo o professor, o fator mais importante da prova de redação, uma das mais temidas do exame, é o aluno perceber que ele está sendo avaliado na sua capacidade de análise social. Neste contexto, Menezes destacou que, ao final da redação, o candidato deverá propor uma solução para os problemas abordados no texto, preparando uma ideia de resolução responsável e detalhada que cite o principal agente de mudança e suas possíveis ramificações.

“Nesse sentido, muito além da técnica, da noção de tipologia e de gramática, a prova quer saber se você consegue observar, desenvolver e propor resoluções para os desafios apresentados. Para isso, é de extrema importância que o candidato vá munido de argumentos que o auxiliem no desenvolvimento do texto, como noção da Constituição Federal, de história e, principalmente, algumas informações ligadas à atualidade. Tudo isso ajuda o candidato a desenvolver um texto embasado e firme”, detalhou.

Tema atual – Sobre possíveis temas da redação do Enem, nesta edição, Menezes afirmou que não existe uma norma, mas há algumas possibilidades que vêm sendo discutidas no meio acadêmico. "Neste momento de transição política, em que algumas questões têm sido muito sensíveis, é importante que o aluno tente não desenvolver opiniões taxativas. O tema deve seguir por um caminho mais social e amplo. Alguns colegas acreditam que temas de ordem ambiental têm maior probabilidade, porque não foram cobrados nos últimos anos. Ou, ainda, ligados ao saneamento básico, porque a partir dele podem vir inúmeras problematizações", analisou o professor.

Programa – Este ano foram ofertadas mil vagas para candidatos do Enem, pelo IngreSSAr. Ao todo, foram 320 horas de aulas, ministradas por professores experientes, com o intuito de contribuir no acesso do público a universidades.

Uma das participantes, Laís Barreto, de 21 anos, disse que o curso superou as expectativas. A moradora do bairro de Pituaçu ressalta o quanto as aulas foram fundamentais para tirar algumas dúvidas e ter mais conhecimento para realizar uma boa prova. 

“Os professores são bastante dinâmicos. É perceptível o quanto possuem capacidade para dar aula e as tornarem mais leves. Saio daqui com vários conhecimentos diferentes e, com certeza, na prova desenvolverei tudo que aprendi aqui no curso”.

O estudante Henrique Argolo, de 17 anos, explica como conseguiu conciliar os estudos. Para ele, o curso conseguiu sanar as dificuldades em matemática. “Nunca gostei da matéria, mas, através das aulas e dos professores, fui conseguindo desenvolver os cálculos. Esse reforço tem ajudado para que eu e meus colegas façamos uma boa prova e consigamos almejar uma vaga de ingresso no ensino superior”.

O IngreSSAr também realizou mais uma edição do já tradicional aulão preparatório para a prova. A atividade ocorreu no último final de semana e foi promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPMJ), responsável pelo projeto. São beneficiados com o curso preparatório municipal jovens soteropolitanos, com idade de 16 a 29 anos, que estejam matriculados ou sejam egressos da rede pública de ensino, ou que tenham sido bolsistas, integralmente, em escolas particulares.

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Em parceria com a Prefeitura de Salvador, a Co.liga, escola livre de acesso on-line, promoverá um aulão gratuito e intensivo de empreendedorismo no Subúrbio 360, em Coutos durante os próximos dias 16, 17 e 18 deste mês. Serão ministradas aulas sobre técnicas de vendas e gestão do próprio negócio, por parceiros do Sebrae e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), abertas ao público.

Para consolidar todo o conhecimento adquirido e compartilhado, durante os três dias de aula, será realizada uma feira do Empreendedorismo na Praça da Revolução, no próximo dia 19, em Periperi. Na ocasião, os alunos do curso vão poder expor um pouco os produtos e serviços que já desenvolvem no dia a dia.

Para o professor e coordenador de equipe, Everton Souza, o evento faz com que o empreendedorismo venha a se destacar. “Essa é uma ferramenta de movimentação da economia para a gente que mora no Subúrbio, região que conta com um comércio muito forte. Portanto, essa é uma oportunidade de gerar economia no próprio bairro e na cidade como um todo, atendendo novos clientes e fazendo novas interações”, diz.

O aulão do empreendedorismo conta com o apoio da Fundação Roberto Marinho, da Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI) e da Associação dos Magistrados Brasileiros.

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