Educação

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A Secretaria Municipal da Educação (Smed) divulgou o cronograma de matrículas de alunos novos na rede municipal de Salvador para o ano letivo de 2023. O processo ocorre neste mês de janeiro e tem datas específicas para cada segmento. Esta sexta-feira (6) será destinada aos alunos das escolas parceiras (comunitárias, filantrópicas e confessionais com termo de colaboração com a Smed e das escolas credenciadas pelo Projeto Pé na Escola) para matrícula no 1º ano do Ensino Fundamental. 

O dia 10 de janeiro é voltado exclusivamente ao público alvo da Educação Especial (pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação). De 11 a 13, ocorrerá a matrícula de alunos novos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA II), etapas IV e V (TAP IV e V). 

Para o 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, a data é 17 de janeiro e no dia 18, para o 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. O cronograma se encerra no próximo dia 19, com a matrícula de alunos novos para o 1º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA I), etapas I, II e III (TAP I, II e III). 

Para fazer a matrícula, o estudante maior de 18 anos ou o responsável deverá ir a qualquer instituição de ensino da rede municipal, das 8h às 17h, com a certidão de registro civil ou RG, CPF, comprovante de residência, cartão de saúde, duas fotos 3×4 e histórico escolar (quando se tratar de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental ou do Tempo de Aprendizagem II da Educação de Jovens e Adultos). Em casos excepcionais, o atestado de escolaridade poderá ser aceito em substituição ao histórico escolar.

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A Secretaria Municipal da Educação (Smed) divulgou, na quinta-feira (22), o edital de convocação para 210 candidatos para o cargo de professor da rede pública municipal. Os convocados devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), na Rua Horácio César, 64, Dois de Julho, para tomar posse, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, no prazo de 30 dias corridos, contados a partir do primeiro dia útil após a publicação da nomeação.

"Encerramos o ano com essa importante convocação de professores da rede municipal de ensino. Para o edital 02/2019, só em 2022 foram convocados 643 professores, com carga horária de 20 e 40 horas semanais. Isso é reflexo da preocupação constante em entregar o melhor para a população de Salvador", destacou o secretário de Gestão, Thiago Dantas.

Os professores vão atuar nas áreas da Educação Infantil ao 5º ano; Matemática; Educação Física; Ciências Físicas e Biológicas; História; Geografia; Educação Artística – Artes Plásticas e Língua Estrangeira (Inglês). O edital completo pode ser acessado no site www.dom.salvador.ba.gov.br.

Os convocados devem apresentar a mesma documentação original entregue no ato da convocação, porém, os documentos que possuem validade deverão ser entregues originais e cópias atualizadas. O candidato que já for ocupante de cargo público, em caso de acumulação legal de cargos, deverá trazer uma declaração original expedida pelos Recursos Humanos/Departamento de Pessoal do órgão/entidade informando o cargo, carga horária e o horário de trabalho exercido pelo candidato para que se possa atestar a compatibilidade de horários.

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A rede municipal de ensino de Salvador contabilizou 35 milhões de refeições servidas aos estudantes, durante o ano letivo de 2022. A quantidade equivale a aproximadamente 179 mil refeições por dia, nas 432 unidades de educação da cidade, para alunos dos segmentos creche, pré-escola, fundamental e EJA. O investimento foi de R$105 milhões, soma que ultrapassa os quatro anos anteriores. 

Para se ter uma ideia, em 2018 o montante de recursos aplicados na alimentação escolar da capital baiana foi de R$48,9 milhões, enquanto que em 2019, foi de R$68,9 milhões. Em 2020 e 2021, períodos críticos de pandemia da Covid-19, as cifras chegaram a R$91,8 milhões e R$86,6 milhões, respectivamente. 

Nas escolas municipais, os alunos consomem as refeições estipuladas nos cardápios que são planejados, elaborados e acompanhados pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (CAE) da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Todo esse processo é acompanhado por 56 nutricionistas e 950 manipuladores de alimentos. 

“O investimento feito pela Prefeitura para a oferta de alimentação escolar tem contribuído para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos da rede municipal”, destaca a coordenadora de Alimentação Escolar da Smed, Emília Carla Coelho. 

A alimentação escolar contempla gêneros alimentícios que respeitam as referências nutricionais, os hábitos alimentares e a cultura alimentar local, além de se pautar na sustentabilidade, diversificação agrícola da região e na alimentação saudável e adequada, conforme determinação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Também há os cuidados específicos com condições individuais dos alunos, como intolerâncias e alergias. 

"Desse modo, a rede de educação tem garantido o acesso regular a uma alimentação saudável, de qualidade e em quantidade suficiente para suprir as necessidades dos estudantes, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento deles e para a melhoria do rendimento escolar", assinala a coordenadora. 

Sustentabilidade – Neste ano, as secretarias de Educação (Smed) e Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), em parceria com programa Alimentação Consciente Brasil (ACB), operado pela organização Mercy For Animals (MFA) e pela Humane Society International (HSI), introduziu o programa Educando para Sustentabilidade. 

O objetivo da iniciativa foi incluir uma variedade maior de alimentos vegetais, como frutas, verduras, legumes e cereais, nos pratos da alimentação escolar, substituindo 20% de ingredientes de origem animal. Para substituição, foram priorizados pratos com feijões branco, preto, carioquinha, lentilha e grão de bico, havendo um aumento na oferta dos legumes e frutas. 

Além do maior impacto em saúde pública, com introdução de nutrientes importantes, como vitaminas, minerais e fibras, que podem atuar na prevenção de doenças como obesidade e doenças relacionadas, como diabetes, a ação pode contribuir para economia de água, diminuição de perda de biodiversidade e redução da emissão de gases do efeito estufa. 

De acordo com a Smed, a iniciativa impactará mais de 7 milhões de refeições por ano, com mais opções de alimentos saudáveis. Para isso, foi realizada capacitação das equipes de cozinha municipal em culinária vegetal, que atuam nas escolas.

 

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A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Educação (Smed), vem promovendo atividades de mobilização social para prevenção e controle do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Nesta segunda-feira (19), a ação ocorreu na Escola Municipal Fernando Presídio, em Paripe, que atende alunos de 6 a 15 anos, alcançando um total de 14 turmas, sendo sete no turno matutino e sete vespertino. 

A mobilização acontece juntamente com o Setor de Educação e Mobilização do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). De acordo com o enfermeiro e chefe do setor do CCZ, Péricles Pires, essa atividade está na rotina do trabalho já desempenhado, e é uma ação articulada com o Programa Saúde na Escola (PSE). 

 “Neste momento, a gente faz também uma ação intersetorial da vigilância e da assistência. Mobilizamos, educamos e orientamos as crianças para que possam criar hábitos desde pequenas e, no futuro, se tornem adultos conscientes para questões com o meio ambiente, preservação ambiental e os cuidados com a comunidade, com uma visão de cidadania para prevenção de arboviroses, zoonoses e animais peçonhentos”. 

Em muitas das ações, são usadas estratégias pedagógicas com maquetes, pinturas, jogos e brincadeiras. Na ocasião, os alunos também são orientados sobre outras doenças e situações, como leptospirose, esquistossomose, doença de Chagas e descarte irregular de lixo e entulho. 

Conscientização – A vice-diretora do turno matutino, Elaine Ferreira, ressaltou que a presença dos agentes do CCZ na unidade reforça o tema trabalhado durante o ano inteiro na escola. “Eles já têm contato com os agentes porque fazem visita domiciliar, então foram acolhidos de forma tranquila”. 

A jovem Manuele Santos, de 9 anos, está na 3º série e achou a apresentação muito legal. “Temos que saber sobre os cuidados de não deixar água parada em casa para o mosquito não passar doença. Vou falar para todos os parentes e vizinhos para se cuidarem, também”. 

O pequeno Elinalison Pereira da Silva, de 11 anos, está na 5ª série e também gostou muito da ação do CCZ. “Achei muito importante, vou levar para meus vizinhos lá da rua, para que a gente não fique doente”. 

Já o colega Guilherme Guimarães, de 11 anos e também na 5ª série, contou que o combate ao mosquito já é realizado em casa. “Lá tem uma laje e, quando fica água parada da chuva, minha mãe lava para evitar doenças. É muito importante”.

 

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Nove alunos da rede pública municipal foram homenageados com medalhas de bronze, no encerramento do projeto Maratona Tech, na manhã da quinta-feira (15), na Escola Municipal Hildete Lomanto, no Garcia. A homenagem foi concedida aos estudantes por terem chegado à fase final da competição e contemplou também a entrega de placas de homenagem para os gestores envolvidos.

“Eu estou muito feliz por ter chegado até aqui. Participar desta competição foi um sonho realizado. Espero participar de muitas outras e cada dia mais estar entrosado com esse universo tão fantástico, que é o da tecnologia”, disse Andrei Conceição Oliveira, de 15 anos, aluno do 9º ano, na Escola Municipal Hildete Bahia de Souza.

A jornada de aprendizagem Maratona Tech foi lançada em maio deste ano, de forma conjunta, pelas secretarias municipais de Desenvolvimento, Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e Educação (Smed), com foco na inserção de conhecimentos e desafios tecnológicos, para alunos do último ano do Ensino Fundamental II, da rede pública municipal. A ação foi realizada em parceria com a Associação Cactus e Movimento Tech.

Estímulo ao mercado de tecnologia – A iniciativa começou em dez escolas municipais e envolveu cerca de 500 estudantes, com a proposta de disseminar a prática tecnológica e a cultura empreendedora entre os jovens, desde o período educacional. O Projeto Maratona Tech faz parte das estratégias do Salvador Tech, programa desenvolvido pela Semdec com a proposta de despertar novos talentos nas áreas de tecnologia e inovação. Com apoio de grandes empresas tecnológicas, como XP, Buser, Btex, Ifood, dentre outras, a estratégia objetiva disseminar conteúdos em tecnologia, com a perspectiva de ser ampliada para os próximos anos.

De acordo com Mila Paes, titular da Semdec, a inserção do jovem nesse grupo de programação e tecnologia é indispensável para o crescimento profissional. “A Semdec acredita muito no poder que a tecnologia tem para alavancar ainda mais a nossa cidade. A intenção é incentivar esses estudantes, para que enxerguem a tecnologia como um caminho profissional. Essa competição já acontecia para estudantes do ensino médio,é importantíssima a participação do público mais jovem, com idade entre 13 e 14 anos, em atividades desse universo, principalmente para prepará-los profissionalmente”, contou a gestora.

“É grande a importância de auxiliar o jovem nesse processo de crescimento e inserção no mercado de trabalho. A secretaria vai continuar incentivando esses alunos que já demonstraram interesse pelo mundo da tecnologia, dando meios para que eles possam se desenvolver nesse universo, inclusive participando de outros projetos e programas já existentes na Prefeitura”, adiantou.

O secretário Marcelo Oliveira ressaltou a importância da tecnologia tanto no processo de ensino e aprendizado, quanto na construção de novos conhecimentos e competências. "Já temos a tecnologia permeando o nosso dia-a-dia, o nosso modo de viver. Aproximar os alunos dessa realidade é fundamental, principalmente considerando as tendências relativas às profissões do futuro. Esses conhecimentos farão a diferença no futuro de cada aluno", disse o titular da Smed, destacando ainda a iniciativa da Prefeitura de distribuir tablets aos alunos municipais e chromebooks aos professores. Ele enfatizou, ainda, a importância do envolvimento das famílias na educação das crianças.

Premiação – Foram premiados os alunos Alessandro dos Santos Sena, Andrei Conceição Oliveira, Aquila Azevedo Santos Souza e Carlos Arthur Mendes Bispo, da Escola Municipal Hildete Bahia; e Emerson Ferreira dos Anjos Santos, Jonathan Wallace Guedes Moreira, Lucas Alencar de Jesus, Samuel dos Santos Ribeiro e Wendell Santos Sena Gabriel, da Escola Municipal Hildete Lomanto.

 

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Os alunos da Educação de Jovens e Adultos I (EJA I) da Escola Municipal Nova Sussuarana compõem a primeira turma que se formou hoje no projeto-piloto Defesa Civil nas Escolas, voltado para turmas dessa modalidade de ensino. Até o momento, o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE) era desenvolvido apenas para crianças e adolescentes em turmas do ensino fundamental da rede municipal. No entanto, a partir de uma proposta da Defesa Civil de Salvador (Codesal) foi ampliado, passando a atender também aos alunos da Educação de Jovens e Adultos. 

O PDCE é desenvolvido pela Codesal com o objetivo de capacitar os alunos residentes em áreas de risco para que possam ajudar a promover a prevenção e diminuição de ocorrências nas comunidades onde moram. A chefe de Ações Educativas da Codesal, Rafaela Oliveira, contou que o programa, que já é desenvolvido desde 2016, foi revisitado e passou por algumas modificações para atender ao público da EJA. 

“Todas as questões trazidas aqui estiveram mais voltadas para o mercado de trabalho e para as demandas domésticas. Nossos exemplos e slides contaram com a experiência deles, bem baseado no que Paulo Freire traz como ciclo de cultura, de experiências desses jovens e adultos para, a partir daí, gerar uma aprendizagem”, afirmou. 

Módulos – A programação incluiu uma apresentação inicial do projeto para o corpo docente da escola e recebimento de sugestões de melhorias. Após a apresentação e planejamento, o projeto foi de fato realizado em sala de aula, dividido em três módulos. Com o primeiro módulo, os alunos tiveram conhecimento sobre a organização institucional da Defesa Civil e percepção de riscos e com o segundo, sobre noções de primeiros socorros. O terceiro módulo teve como tema as mudanças climáticas e foi marcado por uma confraternização de finalização das atividades. 

“Os alunos aderiram à proposta, nos receberam muito bem, se envolveram bastante e se comprometeram com a presença. Mesmo em final de ano letivo, eles fizeram questão de marcar presença na formação. Então, de certa forma, nós contribuímos para a assiduidade deles com temas que são relevantes e que provocam discussões”, acrescentou Rafaela Oliveira. 

Presente no encerramento, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, classificou a iniciativa como mais uma inovação da atual gestão. “Rafaela, a nossa chefe do setor educativo, trouxe essa inovação. Nós acreditamos, aceitamos esse desafio, e estamos formando hoje a primeira turma de mais de 30 pessoas, jovens adultos e idosos que se predispuseram a estar aqui com a nossa equipe, e agora se formam como voluntários da Defesa Civil dentro da nossa rede municipal. Então, é realmente um motivo de muita felicidade e gratidão”, ressaltou. 

Multiplicação – Para a vice-diretora do turno noturno da escola, Maria das Graças da Silva, o projeto é uma ação muito rica para a comunidade. “Esses alunos acabam lembrando do que viram aqui e repassando o conhecimento para outras pessoas próximas. Além disso, o público da EJA é um público mais interessado, é formado por pessoas que trabalham e que necessitam de informações – como as que foram apresentadas aqui – para o dia a dia”, opinou. 

Estudante do Tempo de Aprendizagem I, a costureira Raimunda Tomás, de 51 anos, disse ter aprendido muito com as aulas. “Eu estava até comentando hoje com o meu esposo sobre a Defesa Civil, porque eu nunca imaginei que servisse para tantas coisas. Eu achava que era só para alagamentos e acidentes, mas, nesses dois dias, percebi que envolve muito mais coisas. Me chamou muita atenção as informações sobre os primeiros socorros, sobre os deslizamentos e sobre o número de contato para situações de emergência”. 

As aulas foram desenvolvidas com o auxílio de apresentação por slide, vídeo e exemplos práticos para o dia a dia, a exemplo das orientações sobre como agir em situações específicas para prestar os primeiros socorros. A intenção do órgão é ampliar o projeto a partir de 2023, contemplando, pelo menos, cinco escolas com turmas EJA por ano.

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A Prefeitura de Salvador está convocando 25 professores do cadastro de reserva do concurso público nº 02/2019 para complementar o quadro de servidores da rede municipal de ensino. O edital de convocação com a relação dos candidatos convocados e informações sobre a documentação necessária pode ser acessado no site www.gestaopublica.salvador.ba.gov.br, na aba Concursos.

Estão sendo convocados 15 professores para atuar na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Outros oito professores vão para a área de Educação Física e dois para a área de Ciências Físicas e Biológicas.

Os profissionais têm até o próximo dia 5 de janeiro para comparecer à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), na Rua Horácio César, 64, no bairro Dois de Julho, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. É necessário levar um documento de identificação original com foto para receber orientações sobre a comprovação de habilitação técnica e agendamento de avaliação médica.

Para o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, os professores são os pilares da educação, por isso o órgão tem investido permanentemente no fortalecimento do quadro docente da rede. "Somente em 2022, por exemplo, a Prefeitura, através da Smed, convocou para contratação cerca de 458 profissionais concursados e 776 pelo Reda (Regime Especial de Direito Administrativo). Esta e outras iniciativas mostram que em Salvador a educação pública é prioritária e se aperfeiçoa continuamente”, ressalta.

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O Subúrbio 360 será palco do festival de dança “Corpo que fala, corpo que cria, corpo que dança”, nesta quarta-feira (7). O evento terá duas apresentações artísticas, sendo a primeira às 10h, com estudantes da Escola Municipal Xavier Marques, e a outra às 15h, com alunos da Escola Municipal Comunitária do Bom Juá.

O projeto, que teve a primeira edição realizada em junho retratando a cultura nordestina, traz neste segundo momento a evolução da dança entre as décadas de 1950 a 1990. A coordenação é de Elaine Fiuza, docente de artes e dança das escolas Bom Juá e Xavier Marques, e a iniciativa envolve cerca de 360 estudantes do Ensino Fundamental I, bem como professores, demais funcionários e a gestão escolar.

O Festival de Dança “Corpo que fala, corpo que cria, corpo que dança” visa promover a manifestação artístico-cultural para aprofundar e ampliar os saberes, contribuindo para refletir sobre diversos significados, relações, valores pessoais, culturais, políticos e sociais incorporados às danças. Além disso, incentiva a prática da dança como expressão artística que contribua para o desenvolvendo de potencialidades socioemocionais, comunicativas e expressivas das crianças e adolescentes, a observação e a análise das ações humanas, estimulando a expressão e a criação estética.

 

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A plataforma Salvador Tech, lançada em fevereiro deste ano, vem beneficiando os participantes dos cursos ofertados pelo programa, facilitando o acesso a novas oportunidades de formação na carreira profissional. A plataforma destinada ao mercado de tecnologia, faz parte da estratégia de desenvolvimento econômico, formação e gestão dos talentos, voltada à transformação econômica do município.

A aluna Cecília Gabriela Cabral, de 23 anos, através do programa, foi selecionada para uma bolsa de estudos da Cubos Academy. Ela conta que, inscrita no canal do Hub Salvador, soube do lançamento da plataforma. “Achei interessante e busquei por cursos gratuitos. Me inscrevi para uma trilha básica e comecei a fazer vários cursos”, conta. Até o momento, ela contabiliza quinze cursos feitos, nas diversas trilhas de aprendizagem.

Referência – Sobre a bolsa de estudos, Cecília afirma que recebeu o convite com surpresa, após indicação de uma amiga. Ela pesquisou por diversos cursos de UX, na área de design. “Uma das empresas que me interessou foi a Cubos, pois estava decidida a escolher algo na área de tecnologia, na minha cidade. De repente, recebi um convite por e-mail, pedindo que eu escrevesse porque eu queria ser escolhida e, faltando dois dias para o meu aniversário, ganhei de presente a bolsa”, contou.

Para Cecília, ter um curso certificado, a nomenclatura, o título no papel para comprovar que concluiu, é importante para validar não somente o conhecimento, mas para motivar outras pessoas. “É uma inspiração para outras mulheres. Procuro sempre me destacar, ser referência”.

Já Marcelo Santos, após participar da primeira turma do Google Cloud, um dos cursos certificados promovido pelo Salvador Tech, recebeu a oferta de trabalho temporário na rede de lojas Le Biscuit, que é parceira da iniciativa.

“Eu gosto de tecnologia e o programa me ajudou bastante. O mais importante foi conhecer o pessoal, o networking e a comunicação, que para mim contam muito. Pretendo iniciar outro curso logo, pois meu foco é tecnologia e já vi que tem outras boas opções para me aprofundar”, adiantou.

Trilhas e cursos – O Salvador Tech promove a inclusão digital e social, por meio da oferta de cursos gratuitos do ecossistema de tecnologia, na modalidade on-line, bem como cursos básicos e informativos, que auxiliam na jornada de aprendizado e de conhecimento do mercado de trabalho tech.

No portal do Salvador Tech estão disponíveis quatro trilhas de aprendizagem: conhecimentos básicos, carreiras, softskills e cursos técnicos. Ao todo, são 80 cursos e 140 aulas complementares on-line gratuitas.

Para ter acesso a todo o conteúdo gratuito é necessário apenas fazer um cadastro rápido, na plataforma salvadortech.salvador.ba.gov.br. A oferta dos cursos, das capacitações e das oportunidades de emprego ocorre por meio de parceria com mais de 12 instituições privadas.

 

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