Educação

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Salvador lançou, na tarde desta sexta-feira (10), uma parceria com o Instituto Cervantes e o Governo do Reino da Espanha para ofertar a estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino bolsas de estudo da língua espanhola. As bolsas são resultado de um memorando de entendimento assinado entre a Prefeitura e a instituição em junho de 2022.

Além do prefeito Bruno Reis, estiveram no lançamento da ação no Palácio Thomé de Souza, a vice-prefeita, Ana Paula Matos, o titular da Secretaria de Educação (Smed), Thiago Dantas, o coordenador do Escritório de Cooperação Internacional (ECI), João Victor Queiroz, a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios, o cônsul-geral da Espanha na capital, Carlos Pérez-Desoy, e o diretor-geral do Instituto Cervantes de Salvador, Daniel Arca.

O prefeito destacou que uma das premissas da gestão municipal tem sido buscar parceiros nacionais e internacionais que possam cooperar com a expertise de boas iniciativas que vêm sendo desenvolvidas nestes locais. Com esta parceria, afirmou, Salvador avança na promoção de um ensino bilíngue, visando oportunidades futuras de ascensão social para as crianças da capital.

“Percebemos que dois aspectos são fundamentais para a educação. Um deles é a educação digital – recentemente, distribuímos um tablet para cada aluno, sendo 106 mil tablets com chip e pacote de dados, chromebook para 8 mil professores, e implantamos um ambiente virtual de aprendizagem. No futuro nossas crianças vão disputar postos de trabalho com quem está do outro lado do mundo, principalmente na área de tecnologia e inovação. O outro aspecto é o aprendizado de outra língua. A gente percebe que o fato de dominar outro idioma pode ser um facilitador para construir parcerias, e o melhor momento para aprender é quando se é criança”, detalhou.

O gestor também explicou que os esforços do município têm sido no intuito de que esse projeto-piloto se expanda e possa alcançar mais crianças e jovens da capital baiana. “Estamos introduzindo isso na educação municipal pensando na frente, ou seja, além de pensar na estrutura das escolas, material pedagógico, na oferta de uma merenda boa e em ter professores motivados, estamos enxergando além com a educação digital e bilíngue. Esse será um dos principais legados que vamos deixar na cidade”, completou. Serão concedidas inicialmente 50 bolsas de acesso à plataforma de ensino do instituto.

A vice-prefeita Ana Paula Matos agradeceu aos envolvidos pela articulação para a promoção do ensino bilíngue na capital. “A educação tem o poder de dar autonomia e realizar sonhos. Oportunizar o aprendizado de uma língua estrangeira é promover um presente e futuro melhor para os pequenos e pequenas de Salvador. Essa ação foi um avanço significativo na qualidade da educação do município e esse é um dos principais legados que nossa gestão deixará para a cidade”, pontuou.

Para a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios, a iniciativa do instituto e da Prefeitura são essenciais para que os países demais América do Sul consigam trocar experiências e estabelecer vínculos. “A produção do espanhol no Brasil nos interessa muito não apenas por ser nossa língua, mas porque estamos firmemente convencidos que o espanhol é um eixo de integração importante. O Brasil é um país tão grande, com tantas potencialidades e rodeado de países que falam a língua espanhola, então é importante que ajudemos na promoção do idioma”, contou.

Homenagem – A tarde também foi marcada pela inauguração, na Praça Municipal, de monumento comemorativo ao bicentenário da adoção da Constituição de Cádiz em Salvador. A iniciativa ocorreu por intermédio do Escritório de Cooperação Internacional (ECI) de Salvador em articulação com o professor pesquisador da Universidade de Salamanca, Jairdilson P. Silva. Além de consolidar a parceria com o Governo da Espanha, o monumento amplia o circuito turístico do Centro Histórico, possibilitando o turismo jurídico de espanhóis em Salvador.

A homenagem, instalada através da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), foi feita em forma de um livro, que é a cópia da constituição de Cádiz. A peça tem um metro quadrado e foi feita em fibra, com textura em tons que remetem a um livro antigo. A Constituição de Cádiz foi implementada em 1812 na cidade de mesmo nome, na Espanha, e continha preceitos liberalistas que serviram como base para os movimentos de independência do Brasil e das constituições futuras.

“Recebemos esta honra de construir um monumento tão importante e significativo, marcando um capítulo importante da história mundial e soteropolitana. O monumento é um presente da cidade de Salvador e representa uma aliança entre a capital e o governo espanhol. O equipamento ficará em um púlpito de granito e será um marco de liberdade e direitos, firmando esta aliança”, explicou o presidente da Desal, Virgílio Daltro.

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A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) autuou 21 das 49 instituições educacionais, notificadas durante a Operação Escola, iniciada em dezembro de 2022 e encerrada esta semana, após a entrega dos autos de infração. A Operação Escola ocorre, anualmente, para verificar possíveis irregularidades nas listas de materiais escolares solicitados, no plano de ação pedagógico e no reajuste anual da mensalidade. As escolas autuadas têm um prazo de 20 dias para apresentarem defesa e podem pagar multas, que variam entre R$900 e R$9 milhões.

Entre os consumidores que sofreram com os preços e solicitações abusivas, na lista de material escolar, está a recepcionista Jilmara Neri, de 43 anos. Ela conta que se surpreendeu com a lista da escola da filha Ana Clara, estudante do oitavo ano da rede privada. “Eu tomei um grande susto. O material escolar dela este ano foi muito caro. Um caderno, que no ano passado custou trinta reais, este ano acabei comprando por quase cinquenta”, reclama a consumidora.

O diretor-geral da Codecon, Zilton Krüger, comentou o resultado da operação, que autuou as instituições educacionais infratoras, garantindo que o órgão seguirá agindo para defender o consumidor. "Anualmente, uma palestra com orientações gerais sobre os direitos e deveres dos consumidores é realizada para os gestores escolares. É inadmissível que as solicitações indevidas nas listas de materiais escolares continuem sendo feitas, além do aumento abusivo da mensalidade. É válido ressaltar que o percentual permitido, ponderado pelo Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe), é de 13%. Conforme a análise dos aumentos das mensalidades, uma escola foi autuada por reajustar a mensalidade com o percentual acima de 23%”, citou.

As 21 autuações foram emitidas por descumprimento do prazo de entrega dos documentos requeridos pela Codecon, abusividade no aumento da mensalidade, plano de execução pedagógico genérico e por irregularidades nas solicitações das listas de materiais escolares, como exigência de marca específica e materiais de uso coletivo, sem justificativa.

Onde denunciar- O consumidor pode registar denúncia ou reclamação através dos canais oficiais do órgão: Aplicativo Codecon Mobile, Aplicativo Fala Salvador, site da Codecon (www.codecon.salvador.ba. gov.br), portal Fala Salvador (www.falasalvador.ba.gov.br) ou através da Central de Atendimento Disque Salvador - 156.

O cidadão também pode registrar reclamação, presencialmente, na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Para mais orientações, o consumidor deve ligar (71) 3202-6270 ou acessar as redes sociais do órgão.

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A Escola Municipal de Periperi promoveu, na manhã desta segunda-feira (6), um encontro com pais e alunos para falar sobre a importância da participação do pai e da mãe na educação dos jovens. Na ocasião, a diretora da instituição, Fernanda Nunes, trouxe à unidade representantes do Conselho Tutelar e também da Polícia Militar, para firmar um termo de compromisso neste retorno às aulas, com regras de comportamento escolar, visando a segurança de todos.

A gestora conta que, além desses órgãos, o Ministério Público e a Delegacia do Menor Infrator, também parceiros, estarão na escola no decorrer da semana para estreitar os laços com a comunidade. “Eu acredito que é um momento extremamente importante porque é um processo de integração, mostrando às famílias que a responsabilidade do filho é da família, e que cabe à escola a escolarização. Todos precisam compreender as regras estabelecidas na unidade escolar para que consigamos fazer uma educação de qualidade”.

A diarista Michele Santana, de 33 anos, é mãe de José Carlos, de 13 anos, aluno do 5º ano, e aprovou a iniciativa. “É sempre bom saber o que está acontecendo na escola e com nossos filhos, porque nem sempre consigo estar presente. É bom que a gente fique ciente do que está acontecendo. Acho ótima essa reunião, este termo”.

A dona de casa Rose Santana, de 43 anos, tem dois filhos iniciando neste ano na escola, Caíque, de 12 anos, e Carine, de 10. Para ela, a parceria e o termo são importantes. “Acredito que esse termo de compromisso vai deixar a gente mais tranquilo de deixar os filhos na escola”.

Os representantes do Conselho Tutelar afirmaram que, dentro das atribuições deles, estarão sempre dispostos a estar em parceria para minimizar ou sanar possível violação de direitos na instituição. Eles reforçaram a responsabilidade de cada parte, dos pais e da escola, na educação dos jovens, e falaram também da busca ativa, quando os alunos não frequentam a unidade de ensino.

O soldado PM Adilton Santos, da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar, é parceiro da escola e atua há cinco anos aula no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) dentro da unidade. Ele destacou a importância de trazer o programa para os alunos. “É satisfatório saber quando as crianças não vão para o lado obscuro da violência. Trabalho há tempos neste programa e, minha meta é continuar com ele por muitos anos. Quanto mais crianças conseguirmos instruir, mais feliz ficaremos”.

Além do encontro, que acontece até a próxima quinta-feira no turno matutino das 8h às 10h e vespertino das 13h às 15h, a escola também está entregando o fardamento, material escolar e itens de higiene para as meninas. No total, a escola possui aproximadamente 1,3 mil alunos.

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O ano de 2023 será marcado por diversas ações na rede municipal de ensino de Salvador, a exemplo do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Educação Esportiva e Busca Ativa para combate à evasão escolar. As iniciativas foram apresentadas pelo prefeito Bruno Reis e pelo titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), durante a aula inaugural que marca o início do ano letivo nas 421 escolas municipais, ocorrida no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Castro Alves, na Boca do Rio, nesta segunda-feira (6).

Citando investimento em infraestrutura e material didático, o prefeito se mostrou bastante confiante para a retomada das aulas de forma plena, após o período de pandemia. "Estamos iniciando mais um ano letivo, e vamos avançando com grandes intervenções na infraestrutura, além de alterações na proposta pedagógica, com a digitalização da educação, novo fardamento, kit escolar e material de estudo. Além disso, contratamos mais de 1.500 professores entre concursados e Reda (Regime Especial de Direito Administrativo) nos últimos anos, buscando melhorar ainda mais a oferta de educação no município".

O chefe do Executivo acredita que, a partir do momento que a Prefeitura garante acesso a material, alimentação e unidades escolares de qualidade, as crianças estarão preparadas para os desafios da vida e realizar seus sonhos. "Através da educação tudo é possível. Ela nos liberta, dá autonomia, senso crítico, permitindo que a gente tome decisões. Não há outra ferramenta tão eficiente para enfrentar as graves crises sociais que assistimos no dia a dia. Há somente uma forma para construir uma cidade mais justa e menos desigual: através da educação. É possível fazer uma educação muito melhor, e temos plenas condições para isso".

De acordo com o secretário Thiago Dantas, há um intenso trabalho de preparação para o ano letivo que envolve desde as questões pedagógicas até as de infraestrutura escolar. “Todas as atenções estão voltadas para acolher nossos alunos e comunidade escolar nesta volta às aulas. Nossas equipes vêm trabalhando tanto no aprimoramento pedagógico e do ensino/aprendizagem, quanto em equipar as unidades, adquirir e distribuir materiais e fardamento para os alunos, bem como preparar infraestrutura”, afirma.

Expectativa – A esteticista Carina Borges, de 35 anos, tem dois filhos matriculados na rede municipal e celebra a evolução no ensino e na infraestrutura das unidades. "Há algum tempo desejava colocar um deles no Cmei Castro Alves, mas por ser bastante requisitado, sempre foi complicado achar vagas aqui. Estamos entrando no segundo ano de estudos do mais novo aqui, e só tenho elogios a fazer. É realmente uma unidade que não deve nada aos colégios particulares. Temos um bom relacionamento com os professores e toda a equipe e entendo que esse apareceria é muito importante, pois a educação é um dever tanto da escola como da comunidade. A expectativa para este ano é bem maior".

Giovanna Freire, de cinco anos, estuda há dois na unidade do Imbuí e estava ansiosa pelo retorno. "É muito legal voltar a estudar, pois aqui encontro os colegas, temos lanche e muita brincadeira com todos. A brincadeira que mais gosto é de esconde-esconde, pois posso correr bastante pela escola".

Ações – A rede municipal de ensino de Salvador conta com as seguintes iniciativas em 2023:

1. Fardamento - Camisa gola polo, regata, bermuda de helanca (Educação Infantil) e calça tactel (Ensino Fundamental I e II).

2. Brinquedos para a Educação Infantil - Bonecas, carrinhos, caminhões, fantoches, telefone sonoro, conjunto de praia, entre outros.

3. Mobiliário escolar - Conjuntos escolares para alunos e professores.

4. Kit escolar - Pasta com materiais escolares de uso pessoal do aluno, diferenciados por segmentos (Educação Infantil de 0 a 2 anos, Educação Infantil de 3 a 5 anos, Fundamental I, Fundamental II e EJA) e respeitando as necessidades de cada fase do desenvolvimento cognitivo.

5. Busca Ativa - Com o objetivo de levar os alunos faltosos de volta ao ambiente escolar, a busca ativa será realizada, através de visitas domiciliares, para identificar os motivos da ausência dos alunos e a partir disso garantir a permanência e a recuperação das aprendizagens.

6. Tablets e chromebooks – Estão sendo distribuídos para alunos e professores equipamentos digitais para uma educação mais conectada. Cada aluno recebe um tablet e cada professor um chromebook, ambos equipados com pacote de dados e sistema próprio. A distribuição é feita no âmbito do Programa de Educação Digital, que visa ampliar a conectividade dos alunos, reduzir a infrequência, o abandono escolar e melhorar o rendimento.

7. Ambiente Virtual - A rede municipal de Educação conta com uma nova ferramenta tecnológica que vai contribuir para que a capital baiana avance ainda mais na qualidade do ensino. Trata-se da Plataforma Educacional Inteligente, um ambiente virtual de aprendizagem que será utilizado nos tablets e chromebooks entregues pela Prefeitura aos alunos e professores, respectivamente.

8. Educação Esportiva – O projeto visa oferecer aos alunos da rede municipal atividades recreativas e esportivas de caráter lúdico por meio da realização de oficinas de basquetebol, jogos populares, jogos com aparelhos, expressão corporal, capoeira, handebol e futebol, Judô, entre outros.

9. Grêmio Estudantil – O Grêmio Estudantil é o órgão máximo de representação dos estudantes da escola. O grêmio permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. É também um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta por direitos, promovendo e estimulando a participação política e crítica dos alunos no cenário da educação pública de Salvador.

10. Materiais Nossa Rede – Materiais didáticos construídos de forma colaborativa entre professores, coordenadores e gestores apoiados por consultorias especializadas conforme o segmento, a exemplo de livros, materiais de apoio, diários de classe, entre outros.

11. Novas unidades escolares – Estão em obras 15 unidades de ensino (três Cmeis e 12 escolas municipais), com previsão de entrega em 2023 e 2024 e que somam 5,9 mil vagas.

12. Melhorias de infraestrutura - No primeiro semestre de 2023, iniciam-se as seguintes obras: 33 reformas e ampliações; 31 salas de Atendimento Escolar Especializado (AEE), oito unidades de reconstrução/construção e 80 coberturas de quadras, que beneficiarão 40,5 mil alunos no total.

 

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A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) inicia, nesta segunda-feira (6), a Operação Volta às Aulas. A ação educativa começa no Colégio Marista, em Patamares, das 11h às 13h30, horário de grande fluxo de embarque e desembarque. Nas portas das unidades escolares, equipes da Gerência de Educação para o Trânsito da Transalvador distribuem materiais educativos e orientam pais, responsáveis e estudantes sobre práticas responsáveis no trânsito.

Aliado a isso, os agentes da Transalvador orientam, ordenam o tráfego e coíbem infrações comuns, como, por exemplo, o estacionamento em fila dupla. Houve também uma intensificação, por parte da Gerência de Sinalização da autarquia municipal, nos trabalhos de reforço das sinalizações dos entornos de diversas unidades de ensino públicas e privadas da capital baiana. Com isso, espera-se aumentar ainda mais a segurança viária dos estudantes, pais e responsáveis.

“A Operação Volta às Aulas é uma importante iniciativa promovida pela Transalvador para orientar o cidadão. Orientando os pais e responsáveis e também os estudantes, podemos ter um trânsito que preserve ainda mais vidas. Com esta ação, queremos mudar comportamentos que possam gerar acidentes e outras fatalidades no trânsito.”, explica Decio Martins, superintendente de trânsito de Salvador.

Programação dos primeiros dias da Operação Volta às Aulas:

ESCOLA 

 

LOCAL 

DATA 

1º Marista 

Patamares 

06/02 

2º Antônio Vieira 

Garcia 

07/02 

3º Gurilândia 

Av. Cardeal da Silva 

08/02 

4º Módulo Criarte 

Pituba 

09/02 

5º Dom Bosco 

Paralela 

10/02 

6º São Paulo 

Itaigara 

13/02 

7º Integral 

Orla-Pituba 

14/02 

8º Anchietinha 

Pituba 

15/02 

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A Secretaria Municipal da Educação (Smed) está realizando, desde a terça-feira (24), no Subúrbio 360, em Coutos, a capacitação de merendeiras para o cumprimento das metas estabelecidas no Acordo de Cooperação de Alimentação Sustentável, com a organização Humane Society International (HSI). Mais de 300 profissionais estão recebendo orientações sobre como introduzir e preparar essa forma de alimentação saudável no cardápio diário dos estudantes, dentro do Programa Educando para a Sustentabilidade 

A capacitação vai até o dia 2 de fevereiro e ocorre sempre pela manhã e tarde, das 8h às 11h e das 13h às 16h, com 50 merendeiras capacitadas por turno. “Uma alimentação saudável é um dos pontos principais para uma boa saúde em qualquer idade. E nós, profissionais da educação, melhor do que ninguém, sabemos que na escola a boa alimentação dos alunos deve ser valorizada”, afirma a coordenadora de Alimentação Escolar da Smed, Emília Coelho. 

“Priorizamos o consumo de alimentos de origem vegetal, in natura e minimamente processados, evitando alimentos processados e ultraprocessados, que são ricos em açúcar e gordura, objetivando a substituição de 20% do alimento de fonte animal, mas sem eliminar essa proteína e mantendo a qualidade nutritiva do cardápio oferecido", completa. 

O programa traz a oportunidade de as crianças conhecerem novos sabores e outros tipos de alimentos, com formas de preparos diferentes. "Estamos sempre ensinando hábitos saudáveis. E, através do bom preparo desse alimento e da proximidade das merendeiras com os alunos, estamos conseguindo ter um ótimo resultado”, diz Emília. 

Como a prática também precisa ser exercida em casa, serão realizados encontros nas escolas com os responsáveis pelos alunos. Na ocasião, eles conhecem, aprendem a fazer e experimentam a alimentação oferecida na escola e, com isso, se conscientizam para a importância dessa alimentação saudável. 

Aneli de Lima Santos, merendeira da Escola Municipal São Francisco Xavier, situada nas Granjas Rurais Presidente Vargas, estava entusiasmada com o treinamento. “São receitas maravilhosas que estamos aprendendo aqui para que as crianças tenham uma alimentação com mais verduras e frutas. Na escola onde eu trabalho, a feijoada de feijão-preto com abóbora, beterraba e cenoura já é um sucesso. As crianças adoram", disse, destacando que gostou de uma nova receita, que aprendeu na capacitação: moqueca de feijão branco. 

A supervisora líder da HSI, Carla Badaró Restra, fala da importância do treinamento das merendeiras. “Junto com a Smed, estamos implantando essa alternativa de uma alimentação mais saudável, com produtos mais nutritivos e naturais e evitando o consumo de frituras, gorduras e açúcares. Esse treinamento é muito importante tanto para o aprendizado de receitas, quanto para o trabalho de conscientização. São essas profissionais que preparam e oferecem esse alimento diferente para os alunos de uma forma mais próxima. Elas podem mostrar que é uma alimentação boa, gostosa, despertando neles o gosto por outros sabores, numa troca saudável”, explica. 

A merendeira da Escola Municipal de Ilha de Maré, Dejanira de Souza, conhecida como Pioca e ganhadora de prêmios ligados à alimentação escolar, destaca que para introduzir a alimentação saudável, é necessário trabalhar de forma lúdica essa aceitação. “Fiz a moqueca de feijão branco e eles estranharam a falta do peixe. Aí eu expliquei que a moqueca tinha todos os elementos, menos peixe, mas que o sabor era o mesmo e que era bem gostoso e saudável com os legumes que nos dão força e energia para brincar. Daí eles experimentaram e gostaram. Conversamos, explicamos, fazemos brincadeiras e está dando certo, pois acabam comendo tudinho”, revela.

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As escolas municipais de Salvador que oferecem Educação Infantil estão sendo equipadas com novos kits de brinquedos pedagógicos. A iniciativa busca a melhoria da qualidade do atendimento de 26,3 mil alunos de 2 a 5 anos, e os itens são próprios para estimular o desenvolvimento das crianças.

São cerca de 60 tipos entre teatro de fantoches, jogos de tabuleiro, carrinhos e bonecos. Uma extensa variedade de brinquedos que estimulam a memória, imaginação, a coordenação motora e as vivências infantis. A iniciativa está inserida no projeto Salvador Social, financiado pelo Banco Mundial, que busca aprimorar a prestação de serviços sociais, com ênfase em melhorias na eficiência do sistema de saúde, na qualidade da educação e na efetividade da proteção social.

De acordo com Adenildes Teles, diretora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Smed), as brincadeiras e os jogos são vitais para o crescimento e desenvolvimento das crianças, bem como apoiam a prática docente e proporcionam às crianças oportunidades educativas.

“Assim, faz-se necessário que as crianças tenham acesso a um repertório variado, contendo jogos e brinquedos que promovam o desenvolvimento de habilidades, de diversificadas formas de convivência em grupos e de usufruto de espaços, tempos e materiais”, frisa Adenildes.

Sueli Queiroz, de 45 anos, é mãe de uma aluna com necessidades especiais. Ela acredita que todo o processo de interação e comunicação das crianças começa pelo brincar, seja de boneca, fazer comidinhas, ir ao mercado fazer compras e ao caixa eletrônico.

“As ações ensinam a criança a ser futuramente independente. Eu como mãe atípica me orgulho de ver minha filha brincando e aprendendo novos desafios, aguçando a própria imaginação e desafiando os limites. Imagine como as crianças irão mais felizes pra escola, principalmente no tempo integral e ainda saber que a escola é um lugar que se aprende e também se brinca”, relata.

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Ingressar em um dos cursos técnicos do Ensino Médio ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) é uma grande conquista para alunos de qualquer rede de ensino, seja pública ou privada. A partir do ano letivo de 2023, sessenta e sete alunos de 18 escolas municipais de Salvador viverão essa experiência. Eles passaram no processo seletivo do Ifba e ingressarão nessa instituição pública, reconhecida pela excelência em educação profissional. 

Entre eles, 17 estudarão na unidade de Simões Filho e os demais, em Salvador. O processo seletivo para este ano somou na Bahia 23.614 inscrições para 5.304 vagas. Dentre os aprovados estão a aluna Larrisa Barbosa da Silva, 14 anos, da Escola Municipal Maria Constança, situada na Mata Escura. 

Ela conta que era um sonho desde pequena estudar no Instituto. Aprovada no curso de Refrigeração e Climatização, Larissa se sente desafiada por ingressar em uma área predominantemente masculina. “Desde nova eu já sabia que eu ia para o Ifba. Eu estava confiante da minha aprovação, estou muito feliz por ter alcançado esse objetivo. Eu quero fazer refrigeração, pois gosto bastante da área. É um universo muito masculino, então ver mulheres nessa profissão sempre foi um pouco complicado. Por isso é muito importante a mulher provar e mostrar que esse lugar também é dela, que podemos estar onde queremos”, afirmou. 

Exemplo – Seguindo o exemplo do irmão, o aluno João Emanoel Santos Souza, 15 anos, foi aprovado no curso de Mecânica. "Meu irmão era da rede municipal, estudou no Ifba e hoje cursa a Faculdade de Engenharia na Ufba", diz, com orgulho. Ele conta que isso o fez se interessar ainda mais para concorrer a uma vaga. 

“Estudar no Ifba traz muitas oportunidades e foi por isso que quis ir para lá. Eu sempre quis descobrir a mecânica de tudo, máquinas, equipamentos... E recebi muitos incentivos em casa e na escola”, declarou. João contou que estudou na Maria Constança do 1º ano ao 9º ano do Ensino Fundamental. "Eu aprendi muito, aqui eu me desenvolvi bastante. Sempre tive incentivo, inclusive para participar deste processo seletivo. Estou muito orgulhoso”, ressalta João Emanoel. 

Há 11 anos na rede municipal, a gestora da unidade escolar Andreia Bastos Rodrigues dos Santos destaca a importância da educação municipal na vida desses alunos. “Vejo que eles são vitoriosos porque passaram por pandemia, venceram essa lacuna pedagógica e não desistiram. Sinto muito orgulho de que sejam de escola pública, porque precisamos desmistificar essa história de que o ensino na rede pública não é bom. Tem muita gente competente aqui, tanto alunos quanto professores, coordenadores e colaboradores, todos dando o seu melhor. Eu me sinto realizada na rede municipal e tenho essa sensação de dever cumprido, quando vejo nossos alunos crescendo e se desenvolvendo.” 

A mãe do adolescente, Ana Lúcia Santos de Jesus, 56 anos, criou sozinha três filhos que são motivo de orgulho. “João é um menino muito esforçado e estudioso. Nunca precisei mandar estudar. Tenho mais dois filhos: uma menina que hoje é arquiteta e um menino que faz engenharia na Ufba. Estou muito orgulhosa e satisfeita!”. 

Incentivo – A Escola Municipal Joir Brasileiro, em Brotas, é uma das unidades que mais tem estudantes aprovados no Ifba, com 12 alunos nos cursos de Mecânica e Edificações. Para os estudantes, uma realização, uma oportunidade de desenvolvimento acadêmico e de crescimento pessoal e profissional. 

A aluna Vitória Machado Santos Costa, 14 anos, nem pensava em fazer a seleção, mas com muito incentivo da escola, resolveu arriscar. “A professora Evanildes me incentivou dizendo que seria muito bom. Então, eu me inscrevi sem pretensões e, quando eu recebi a notícia de que tinha passado no curso de Eletrônica, fiquei muito feliz, nem acreditei. Pretendo seguir com essa carreira, pois me identifico muito”. 

A dona de casa Marinalva Machado, mãe de Vitória, era só sorrisos e emoção. “Eu achei muito importante esse incentivo da escola para ela fazer o concurso. Espero que ela se dedique, aprenda bastante e cresça muito”. 

Outro que está ansioso e receoso ao mesmo tempo é Gabriel Silva Pires, 15 anos. Ele conta que é filho único e para ele esse vai ser um novo desafio para um menino que veio da periferia. “A direção da escola sempre nos incentivou, mostrando as possibilidades que teremos em uma estrutura maior, com mais oportunidades, fazendo cursos que podem nos garantir um emprego, além de poder estagiar em grandes empresas. Aprendi aqui na escola que a vida é de novas experiências, então vou encarar e aprender ao máximo”. 

“Nós aqui confiamos no potencial de nossos alunos, eles sempre são estimulados e conscientizados de que podem passar em concursos como esses, que conseguirão galgar espaços nem pensados por eles mesmos. Eu sempre digo que não se limitem, pois são capazes de concorrerem com qualquer estudante, mesmo da melhor escola de Salvador e isso foi comprovado com essas aprovações e quantidade de alunos que conseguimos levar para o Ifba”, defendeu a diretora Janai Guimarães da Silva Correia. 

Demais unidades – Destaca-se, ainda, a Escola Municipal de Ilha de Maré, com 17 alunos aprovados na unidade do Ifba de Simões Filho, nos cursos de Petróleo e Gás Natural, Eletromecânica e Mecânica. Outras unidades com alunos aprovados são a 2 de Julho (Trobogy), Adroaldo Ribeiro Costa (Resgate), Alfredo Amorim (Ribeira), Amélia Rodrigues (Tororó), Brigadeiro Eduardo Gomes (São Cristóvão), Nova Sussuarana, Pituaçu, Hildete Bahia (Garcia), Jardim das Margaridas, Professora Maria José de Paula Moreira (Ribeira), Professor Antônio Carvalho Guedes (Capelinha), Sebastião Dias (Daniel Lisboa), Suzana Imbassahy (Barbalho), Teodoro Sampaio (Santa Cruz) e Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca – Imeja (Boca do Rio).

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A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realiza, nesta quinta-feira (5), a distribuição eletrônica de vagas da Educação Infantil para o ano letivo de 2023. As crianças contempladas terão o número de inscrição divulgado na mesma data, a partir das 16h, no site da Smed (http://educacao.salvador.ba.gov.br), a partir das 16h. A confirmação da matrícula deverá ser efetuada no período de 9 a 13 de janeiro na unidade escolar para a qual a criança foi contemplada.

Nesse período, os responsáveis deverão comparecer à unidade de ensino onde o aluno vai estudar, entre 8h e 17h, levando toda a documentação necessária para realizar a matrícula. Serão exigidos a Certidão de Registro Civil ou carteira de identidade, CPF (caso possua), comprovante de residência atualizado, certificado de vacinação atualizado expedido por unidade de saúde, Cartão SUS, duas fotos 3X4, laudo médico ou declaração da instituição que realiza o atendimento multiprofissional, especificando o quadro clínico ou psicopedagógico de crianças com deficiência.

Nos casos em que a mãe ou responsável está sob medida protetiva é necessário apresentar cópia do documento expedido pela delegacia ou Justiça. Para crianças em situação de acolhimento familiar, o documento deve ser emitido pelo responsável da instituição de acolhimento ou por órgão da Justiça.

Novas inscrições – As crianças não cadastradas antes da distribuição eletrônica de vagas poderão ser inscritas nas listas de espera durante todo o ano letivo, por meio do site da Smed. A pasta informará aos familiares sobre a oferta de vagas residuais em escolas municipais.

Na inexistência de vaga em escolas municipais, serão ofertadas às famílias escolas privadas credenciadas pelo Projeto Pé na Escola, no limite da disponibilidade de vagas ofertadas pelo projeto.

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