Educação

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De uma estrutura precária em pré-moldado para um imóvel construído em alto padrão e com todos os protocolos de segurança necessários para o enfrentamento à Covid-19, assim que for possível o retorno às aulas. Esta é a nova realidade da Escola Municipal do Pau Miúdo, que foi reconstruída pela Prefeitura na Rua 20 de Agosto e entregue em cerimônia simbólica nesta segunda-feira (21). Estiveram presentes na ocasião o prefeito ACM Neto e o vice, Bruno Reis, além do secretário da Educação (Smed), Bruno Barral, e da diretora da unidade, Rosângela Santos.

Com investimento de quase R$5 milhões a partir de um projeto moderno e amplo, a nova EM Pau Miúdo tem 2,2 mil m² de área construída. Durante o período de reconstrução, a unidade escolar funcionou em um imóvel alugado, localizado na Rua Marquês de Maricá, 128, Pau Miúdo. 

São 14 salas de aula climatizadas, com capacidade para acolher um total de 1.100 alunos da Pré-escola, do Ensino Fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA I e II). Antes, a estrutura só conseguia atender a 504 alunos em nove salas, e em um ambiente que já apresentava problemas como insalubridade, fissuras nas paredes, além de instalações elétricas e hidráulicas comprometidas.

De acordo com o prefeito, o bairro merecia uma escola de qualidade e com todo o conforto para que seja realizada uma educação de qualidade. “Isso é importante, principalmente, para os desafios na rede pública no próximo ano, quando devem ser realizados dois anos em um, tentando recuperar tempo perdido e conteúdo não lecionado em 2020, mas garantindo que crianças e jovens tenham aprendizado de verdade. Esse é o compromisso de Salvador, que transformou a educação nos últimos oito anos”, avaliou ACM Neto.

Transformação – As melhorias também englobam quadra poliesportiva, estacionamento, acessibilidade com rampa, salas de acolhimento, direção, secretaria, coordenação, depósitos de material didático, de material de limpeza e de merenda. Há sanitários femininos e masculinos para os alunos, bem como para pessoas com deficiência (PCD), professores e funcionários.

A nova estrutura possui, ainda, cozinha equipada, triagem, lavanderia, refeitório, parque infantil, biblioteca, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala de leitura, além de pátio coberto, sala multiuso, pátio externo, guarita com sanitário, subestação, casa de gás e de lixo.

O vice-prefeito lembrou que, há um ano, estava sendo dada ordem de serviço para reconstrução da escola e, hoje, a EM Pau Miúdo reúne todas as condições de infraestrutura, assim como as demais entregues pela Prefeitura nos últimos anos, para que a qualidade do ensino e aprendizado continue avançando na cidade.  “Educação sempre foi uma prioridade e a Prefeitura seguirá investindo muito nesse setor”, pontuou Bruno Reis.

Nova realidade – A escola já está totalmente preparada dentro das orientações e normas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Displays em álcool gel estão distribuídos em toda unidade. Além disso, as salas de aulas foram organizadas para garantir o distanciamento mínimo necessário de 1,5 m entre os estudantes, há separação de espaços na área da cantina, termômetro para aferição da temperatura e bebedouros isolados.

De acordo com a diretora da unidade, os professores também estão sendo preparados para um possível retorno às aulas, com reuniões semanais realizadas através do aplicativo Zoom. A nova estrutura, inclusive, já provoca uma grande procura dos pais pela matrícula na EM Pau Miúdo.

A gestora ainda ressaltou que a nova estrutura deverá ter um impacto bastante grande e positivo para alunos, professores e funcionários. “Vai melhorar de todas as maneiras, seja física, psicológica, pedagógica. A situação antes era bastante complicada e, hoje, ela está toda adaptada. Temos sala de AEE, que foi uma grande conquista nossa, pois temos muitas crianças com dificuldade de aprendizagem. É um ganho que não tem tamanho e estamos muito felizes. Que venha 2021!”, salientou Rosângela Santos.

 

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Quando o cenário da pandemia da Covid-19 melhorar e permitir a retomada das aulas nas escolas de Salvador, os alunos da Escola Municipal Nova Sussuarana, na Rua das Mangueiras, em Sussuarana, vão encontrar uma estrutura novinha, ampla, confortável e totalmente adequada aos protocolos sanitários para receber toda a comunidade escolar com segurança. A entrega simbólica da unidade ocorreu nesta sexta-feira (11), com as presenças do prefeito ACM Neto, da subsecretária Secretaria Municipal de Educação (Smed), Rafaela Pondé, e da diretora da unidade de ensino, Leila Menezes. Também foram anunciados na ocasião benefícios para o magistério municipal.

A reconstrução da escola, após demolição da antiga estrutura em pré-moldado em dezembro de 2018, teve investimento superior a R$5,3 milhões e permite que o número de vagas seja ampliado de 470 para 700 alunos. Desse total, 600 vagas serão destinadas ao turno matutino e as outras 100 para o noturno.

“Agora, vamos poder atender desde a pré-escola ao Ensino Fundamental I, incluindo também a Educação de Jovens e Adultos. Assim como as outras escolas entregues pela Prefeitura, esta não deixa nada a desejar às escolas particulares da cidade. É com essa qualidade que a gente precisa fazer a educação pública”, declarou ACM Neto.

Novos ambientes – O novo espaço físico teve acréscimo de salas de aula: eram oito salas e agora são dez espaços, sendo todos climatizados. Além disso, a escola possui elevador, estacionamento, área de acolhimento, diretoria, secretaria, coordenação, sala de professores, depósito de material didático, brinquedoteca, cozinha, triagem, depósito de merenda, lavanderia e refeitório.

Há ainda cinco sanitários infantis, quatro conjuntos de sanitário para pessoas com deficiência, dois sanitários para os professores, dois sanitários para os funcionários, guarita com sanitário, subestação, casa de gás e casa de lixo. As intervenções para reconstrução da escola duraram cerca de 20 meses.

A subsecretária Rafaela Pondé lembrou que, antes, a unidade possuía uma estrutura bastante desgastada, inclusive com problemas elétricos e hidráulicos, que afetava a qualidade do ensino e aprendizado. “Era necessário criar um ambiente mais agradável para os alunos e professores. Inclusive, já está preparada para o retorno presencial das aulas, se o futuro permitir, a exemplo da sinalização para distanciamento e disponibilização de dispensadores de álcool em gel”, declarou.

“Hoje a gente está aqui concretizando essa esperança, esse sonho de uma escola digna para toda a comunidade, que é merecedora disso tudo. Uma estrutura ideal para que a gente possa continuar desenvolvendo uma educação com muita qualidade e responsabilidade e que, também, vai trazer conforto, disposição e momentos mais prazerosos, contribuindo para o nosso fazer pedagógico do dia a dia”, avaliou a diretora Leila Menezes.

Gratificação – O prefeito também anunciou dois benefícios para os profissionais do magistério municipal, que já serão concedidos na folha deste mês de dezembro e tem investimento total de mais de R$60 milhões dos cofres municipais. Uma delas é a concessão de todas as gratificações referentes à mudança de nível para os professores que adquiriram titulação nos últimos anos, conforme previsto no Plano de Cargos e Salários da Educação municipal. A concessão varia de 25% a 100%, de acordo com a titulação, com impacto médio de R$47 mil.

O outro benefício, também previsto no Plano de Cargos e Salários, é a gratificação de estímulo ao apoio profissional, para aqueles que estão fazendo cursos de aprimoramento. A gratificação varia de 2,5% a 7,5%, de acordo com a carga horária do curso – entre 80h e 360h. “Neste fim da gestão, está sendo deixada essa marca de reconhecimento à importância do professor, quanto esse profissional é decisivo para o sucesso da Educação”, pontuou ACM Neto.

 

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Da estrutura precária devido à ação do tempo e que causava insegurança a professores, alunos e funcionários, a Escola Municipal Francisco Mangabeira, em São Caetano, tem como realidade hoje uma estrutura construída em alto padrão pela Prefeitura e que já segue todos os protocolos de segurança sanitária necessários para o enfrentamento à Covid-19. A entrega simbólica da unidade ocorreu nesta quinta-feira (3), com as presenças do prefeito ACM Neto e da diretora da instituição, Ana Mônica Lima.

Com investimento de R$4 milhões, a nova Francisco Mangabeira possui estrutura mais ampla e confortável, com 1.214,68 m² de área construída distribuídos em oito salas de aula, todas climatizadas, com capacidade de atender mais de 600 alunos, da Pré Escola (Grupo 5), Ensino Fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) I e II. Antes das intervenções, a escola dispunha de sete salas de aula, acolhendo apenas 455 alunos, ou seja, 145 alunos a menos. 

O prefeito lembrou que a reconstrução da unidade era uma reivindicação antiga dos moradores do bairro e comunidade escolar, e que a emoção de todos já era evidenciada desde a época da demolição do antigo imóvel, no ano passado. “Antes, aqui, era um horror. Em dias de sol, calor intenso, e em dias de chuva molhava tudo, não tinha segurança e conforto. Hoje é uma escola que em nada deixa a desejar a qualquer outra particular de qualidade em Salvador. É assim que é construído o futuro da cidade: a partir da educação pública e de qualidade”, declarou ACM Neto.

Ele ainda explicou a importância da entrega de escolas novas ou reconstruídas, mesmo neste período de suspensão das aulas. “Infelizmente, em função da pandemia, ainda não tivemos condições de retomar as aulas. Mas, as escolas têm funcionado como um importante ponto de apoio nesse período, a exemplo da distribuição das cestas básicas todo mês aos mais de 160 mil alunos da rede, assim para o acompanhamento pedagógico feito pelos professores e coordenadores, junto com as famílias, sobretudo em função do novo coronavírus”, disse o prefeito.

Novos ambientes – O imóvel abriga sala de professores, acolhimento, recepção, secretaria, diretoria, coordenação, depósitos de material didático e de material de limpeza, cozinha, triagem, depósito de merenda, lavanderia, área de serviço, refeitório, salas de leitura e multiuso e sanitários para os alunos (feminino e masculino), para professores, para funcionários e para o administrativo. Além disso, possui guarita com sanitário, subestação, casa de gás, casa de lixo, parquinho e quadra. 

A unidade escolar também tem estacionamento próprio com quatro vagas e um bicicletário. É totalmente adaptada para pessoas com deficiência, por isso conta com elevador e banheiros apropriados. Dentre as medidas sanitárias de combate à Covid-19 adotadas na Francisco Mangabeira estão a disponibilização de álcool em gel, mesas e cadeiras afastadas e sinalização para distanciamento em filas, mesas e refeitório.

Antes da reforma, o imóvel antigo apresentava problemas estruturais de fissuras, infiltrações e falta de acessibilidade.  Durante o período de reconstrução, a unidade escolar funcionou em um imóvel localizado na Avenida Monteiro, 52, no bairro de Fazenda Grande do Retiro. 

 

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Uma parceria entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), e a editora Magia de Ler deverá incentivar a aprendizagem textual e formação leitora nos alunos da rede municipal de ensino através da linguagem jornalística. O encontro formativo sobre uso e ferramentas do Jornal Joca – única publicação brasileira deste gênero destinada ao público infanto-juvenil – foi iniciado nesta segunda-feira (31).

A solenidade de abertura foi realizada através da plataforma Zoom, com participação do secretário municipal da Educação, Bruno Barral, e da diretora Pedagógica da Smed, Joelice Braga. A ação conjunta resultará na disponibilização às unidades escolares que ofertam o Ensino Fundamental Anos Iniciais (do 1º ao 5º ano) as edições virtuais do Joca.

O secretário afirmou que, com essa parceria, será possibilitado o acesso de alunos e professores a mais um material de apoio à aprendizagem. “Além do conhecimento através dos conteúdos, que envolvem atualidades, ciência e tecnologia, esportes, cultura e curiosidades, o acesso ao Joca traz o estímulo à leitura e à escrita, através do aprendizado dos gêneros textuais usados nesse tipo de publicação”, disse Barral.

“É mais um instrumento didático a ser utilizado pelos professores em sala de aula e pelos coordenadores na construção de projetos pedagógicos. E há, ainda, a formação cidadã resultante do acesso à informação e do tema transversal que é a liberdade de imprensa”, complementou o titular da Smed.

Dinâmica – Para apresentar o material e as ferramentas disponibilizadas às escolas pelo Joca, estão previstos dois encontros formativos que reunirão 500 profissionais da rede municipal, entre coordenadores pedagógicos e professores. O primeiro iniciou nesta segunda-feira (31), logo após a abertura do evento, e o segundo acontecerá na sexta-feira (4), das 9h30 às 11h45.

De acordo com Joelice Braga, todo o trabalho será desenvolvido em consonância com o material estruturado Nossa Rede, que possui sequências didáticas dedicadas ao trabalho com o jornal. “O Joca será um elemento bastante versátil na utilização em sala de aula, com possibilidade de aplicação em projetos interdisciplinares. O veículo oferece, inclusive, propostas de atividades, bem como uma ferramenta para elaboração de um jornal escolar. Tudo isso incentiva o aprendizado”, frisa.

A diretora Pedagógica ressalta que há ainda o curso EAD “O Jornal na Escola”, oferecido pela editora Magia de Ler, que pode ser acessado por todos os professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal. Com carga horária de 25 horas, o curso aborda as seguintes temáticas: Conheça o jornal; Por que trabalhar com o jornal na sala de aula? Quais são e como usar os diferentes textos jornalísticos na escola; Notícias; Como trabalhar a notícia com os alunos? Reportagens; Entrevistas; Como fazer uma entrevista; Gêneros Orais; Comentário e Discussão na sala de aula.

 

 

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A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), é uma das instituições agraciadas pelo "Prêmio Focas 2020", em reconhecimento pelo trabalho e apoio na garantia da defesa dos direitos das crianças e adolescentes de Salvador. Em razão da pandemia, a entrega do prêmio, nesta segunda-feira (17), ocorrerá no gabinete do secretário da pasta, Bruno Barral, que o receberá em nome da pasta.

Para Barral, a premiação, criada pelo Fórum de Defesa das Crianças e Adolescentes de Salvador (Focas), é um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo realizado pela secretaria. "É uma honra esse prêmio, já que todas as ações da Smed têm como base o cuidado com o ser humano, em especial nossos alunos, que são, majoritariamente, crianças e adolescentes. É um trabalho constante e, muitas vezes, desafiador, mas que já é marca e compromisso de toda a Nossa Rede”, destaca.

Além da secretaria, a premiação foi concedida, também, ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), à Universidade Federal da Bahia (Ufba), ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e à TV Bahia. As personalidades premiadas são a primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto; o cantor Carlinhos Brown; o apresentador José Eduardo (Bocão); o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Renildo Barbosa; e a fundadora e dirigente do Lar Pérolas de Cristo, Vera Guimarães.

Constituído em 2019, o Focas (Fórum de Defesa das Crianças e Adolescentes de Salvador) é integrado por entidades da sociedade civil. Neste ano, para celebrar o primeiro aniversário do Focas e os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já foi realizado um seminário virtual, com objetivo de debater temas como o papel do Fórum de Defesa e o desafio de promover a integração e a participação da criança e adolescente.

 

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Para contribuir com a aprendizagem e ampliar os conhecimentos dos alunos durante pandemia, a ferramenta virtual de leitura “Árvore de Livros” atende estudantes da rede municipal nos anos finais de ensino. A plataforma abriga um acervo com mais de 30 mil títulos para alunos e professores, gratuitamente, pelo período de cinco meses. A iniciativa, liderada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), visa potencializar o conhecimento dos aprendizes. 

Em mais de duas semanas, a plataforma já acumula mais de 150 livros lidos, 108 indicados e mais de 1.500 emprestados. Além do acervo diversificado, oferece ferramentas pedagógicas que auxiliam o professor, como os relatórios de leitura que mostram o progresso dos estudantes, a possibilidade de realizar indicações de livros, envio de atividades pela plataforma, projetos e trilhas de leitura alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Os educadores podem acessar e aplicar o conteúdo junto com os alunos. O estudante tem acesso a um ambiente lúdico, que estimula a leitura a partir das funcionalidades da plataforma e da Liga de Leitores, um campeonato nacional. O ambiente virtual também permite que os jovens acessem somente livros indicados para sua faixa etária.

“Essa iniciativa é muito legal, pois, com o acesso gratuito a vários livros de diversos gêneros e autores, temos a oportunidade aprender e não ficar estressados com tudo isso que estamos passando. Na plataforma, há uma função que nos permite indicar livros para os colegas, sendo assim todo mundo pode se conectar com a leitura", afirma o estudante Davi Campos. 

"Ações como essa permitem que a interação entre professores e alunos aconteça mesmo fora de uma sala de aula tradicional. É um espaço seguro, que nos permite continuar construindo conhecimento. Estou gostando muito, além de ler para elaborar roteiros para meus alunos, encontro muitos livros interessantes para mim também", ressaltou a professora da rede municipal Anna Frascolla. 

Cada escola foi responsável pela mobilização e entrega dos códigos para acesso dos alunos. Ao todo, a tecnologia educacional vai atender 22.843 alunos do ensino fundamental, matriculados do 6º ao 9º ano, e 7.452 professores. 

“A parceria com a 'Árvore de Livros' é mais um instrumento de estímulo aos nossos alunos, para que gostem e se interessem cada vez mais pela leitura. Além do conhecimento proporcionado, o contato com os livros, de literatura ou de outros gêneros, promove diversas vantagens, como a melhoria da interpretação de textos, o aperfeiçoamento da aprendizagem da língua portuguesa, entre outras”, destacou o o titular da Smed, Bruno Barral.                         

 

 

 

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A Secretaria Municipal de Educação (Smed) segue entregando os chips com pacote de dados para acesso às aulas gratuitas e virtuais da Escola Mais, além de interação com os professores da rede. A ação começou na segunda quinzena de julho e vai beneficiar mais de 30 mil alunos que cursam o Ensino Fundamental II e os anos finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 101 escolas da capital. Até o momento, mais de 5,5 mil já pegaram os chips.

O estudante Brian Silva, de 15 anos, conta que estava assistindo às aulas da rede municipal pela televisão, até que recebeu o chip com pacote de dados na última sexta-feira (31). “Está sendo ótimo, eu estou gostando muito. Agora, eu posso assistir às aulas sem ocupar a televisão, e em um ambiente mais adequado, no quarto, por exemplo. Eu estou aprendendo muito com esse método a distância. Uma das aulas que eu mais gosto é a de Ciências”, diz.

A avó de Brian, Jussara Santos, de 57, que é quem cuida dele, ressalta a importância da ferramenta. “É essencial. Ele ocupa a mente e não interrompe o aprendizado. Acho até que ele presta mais atenção do que quando estava em sala de aula. Brian não me dá trabalho, ele faz todas as tarefas e nunca perdeu de ano”. 

O estudante tem se mantido constantemente em casa, principalmente por ter asma, doença que o coloca em grupo de risco para a Covid-19. Com isso, as aulas virtuais têm ajudado o garoto a preencher a rotina diária.

Sérgio kaylan Santos, de 12 anos, e a irmã Ana Beatriz Santos, de 15, também pegaram o chip e disseram estar ansiosos para começar a assistir às aulas. Sérgio estava com dificuldade de acompanhar pela televisão e agora acredita que vai ser mais fácil pelo celular. “Eu gosto muito de assistir aula. Eu peguei o chip e agora vou pedir orientação na minha escola para conseguir acessar”, conta.

Alternativas - Os estudantes que ainda não pegaram o chip de acesso à internet devem entrar em contato com a escola onde estudam para agendar o melhor dia e horário para a retirada. Com a noção de que nem todas as crianças têm acesso à internet, a Prefeitura providenciou alternativas para ampliar o alcance das aulas. Além do chip, as crianças, jovens e adolescentes podem ter acesso aos conteúdos educativos nos canais de televisão 4.2 e 4.3.

As aulas virtuais são fruto de um termo de cooperação entre a Prefeitura e a Escola Mais – unidade educacional de São Paulo que é referência em ensino digital para Fundamental II e Médio. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino.

Como acessar – Ao receberem o chip, os alunos terão que seguir alguns passos para a utilização. O primeiro deles é baixar o aplicativo Smed Conectada disponível no site da secretaria. O acesso à internet se dá por esse aplicativo, instrumento que proporciona o uso adequado da tecnologia. O processo é simples.

Outras atividades – Os alunos do Ensino Fundamental I e dos anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão recebendo atividades semanais impressas. Semanalmente, as atividades são divulgadas no site da Smed. As famílias e estudantes podem imprimi-las em casa ou buscá-las na escola onde estudam. As atividades são entregues juntamente com um lápis e borracha e devem ser devolvidas resolvidas na semana seguinte.

Para os alunos dos anos iniciais com idade entre 2 e 5 anos, são divulgados cards e vídeos curtos de até cinco minutos, com orientação para que as famílias desenvolvam atividades lúdicas em casa, a exemplo de brincadeiras e contação de estória. Os vídeos são divulgados no canal da Smed no YouTube . Alguns são gravados por docentes e outros têm orientações sobre como inserir ensinamentos em atividades do dia a dia.

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Em meio à pandemia de Covid-19, uma boa notícia vinda da área da Educação: Salvador está em primeiro lugar dentre as demais capitais do Brasil no acesso à pré-escola. Os dados, divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2019 (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram destacados nesta quinta-feira (16) pelo prefeito ACM Neto e pelo secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral.

De acordo com o estudo, a taxa de escolarização de crianças em Salvador nessa etapa, que atende a faixa etária de 4 a 5 anos, aumentou de 96,2%, em 2016, para 98,8% em 2019. O índice é quase um ponto percentual a mais que a segunda colocada Teresina, capital do Piauí, que registrou 97,9%.

“Estamos muito felizes, porque isso significa que somos a primeira capital em quantidade de alunos matriculados na pré-escola. É bom lembrar que, há pouco mais de sete anos, Salvador ocupava uma das últimas posições no Brasil em Educação. Esse é um prêmio que vem coroar todo um trabalho e um grande esforço que vem sendo feito pela Prefeitura para melhorar a qualidade e ampliar o acesso das nossas crianças à educação”, pontuou ACM Neto.

Investimento – De acordo com o prefeito, o resultado é fruto do conjunto de ações que envolveu oferta de novas vagas na rede municipal, construção de pré-escolas e ampliação de unidades já existentes, além da criação do programa Pé na Escola, com oferta de vagas contratadas pela Prefeitura na rede particular.

“Para que a criança possa se alfabetizar, ou seja, ler e escrever na idade certa, é fundamental que ela comece a ter o convívio com o aprendizado já na educação infantil. Não há investimento melhor pensando no futuro de Salvador do que investir na educação e formação das crianças”, avaliou ACM Neto.

Universalização – O secretário Bruno Barral ressaltou que a capital baiana chega mais próximo à universalização do ensino para crianças de 4 a 5 anos, exigido pelo Plano Nacional de Educação. O grande desafio, agora, é manter esse ritmo de crescimento.

“Quando se aplica os recursos da forma correta, você tem esse tipo de resultado. Nesses tempos de pandemia, essa notícia é bastante alentadora e nos dá esperança de uma retomada e de um mundo melhor através da educação”, pontuou o titular da Smed.

 

 

 

 

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Começam nesta terça-feira (30) as videoaulas que serão veiculadas em canal aberto para os alunos da rede municipal de ensino. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), os professores que irão aplicar as aulas, todos integrantes da rede, receberam orientações e apostila com as diretrizes que são usadas para a gravação dos conteúdos, que acontece em ritmo acelerado.

Professor de inglês da rede há seis anos, Victor Lopes é um dos profissionais que gravou conteúdos para exibição na TV. Ele afirmou que a iniciativa é válida e que, aliada a outros recursos, vai contribuir para que os alunos adquiram conhecimento mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19.

"É uma oportunidade que eles têm de se conectar, muito por conta de a TV ser aberta e, também, por ter a possibilidade do conteúdo de chegar para mais gente e não ter o ano letivo perdido. Essa proposta tem muito a acrescentar", pontuou o professor.

O docente atua em três escolas municipais da capital: a Cardeal da Silva (IAPI), a Major Eloy Magalhães (Baixa de Quintas) e a Comunitária de Canabrava (Canabrava). Para que as aulas sejam dinâmicas e atrativas aos estudantes, o professor destacou que são utilizados slides, no qual o material é mais minucioso para suprir a necessidade de interação.

Diante das câmeras – Lopes destacou ainda que preparar o conteúdo das aulas para televisão tem sido um grande desafio para ele e os demais professores. No entanto, é possível prender a atenção do aluno para ajudá-lo na jornada do conhecimento.

"Tem sido uma experiência nova, pois é diferente entre olhar para mil alunos e para uma lente de câmera. A gente tenta visualizar na lente da câmera todos os nossos alunos e buscamos preparar o material mais didático possível, com imagens e mais autoexplicativo. Mantemos a calma para que os alunos percebam a naturalidade com que a aula está sendo exposta e trazemos recursos que atraiam a atenção", reforçou.

Esquema de aulas - Os conteúdos escolares serão transmitidos a partir desta terça (30) em dois multicanais digitais próprios (4.2 e 4.3), nos turnos da manhã e tarde, com horário estabelecido para cada segmento: Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos – EJA II. Um canal será direcionado aos alunos do 6º e do 7º ano e também aos educandos da EJA II (TAP IV), e o outro para os estudantes do 8º e 9º ano e da EJA II (TAP V).

Serão transmitidas aulas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira, geografia, ciências, artes, história e educação física seguindo o programa pedagógico próprio de Salvador, o Nossa Rede.

Para o Ensino Fundamental II, serão transmitidas cinco aulas diárias no turno da manhã, com reprise à tarde, e para a EJA II são três aulas no turno da noite. O cronograma das aulas está disponível no site da Smed.

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