Educação

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A partir da conclusão da vacinação de idosos, que alcança o todo o público de 60 anos nesta terça-feira (20), Salvador avança na imunização contra a Covid-19 e vai alcançar mais um importante segmento: os trabalhadores da Educação. Além disso, a capital baiana também já definiu os critérios para retorno presencial das atividades educacionais. Os detalhes foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis, em coletiva virtual realizada durante o início da entrega de cestas básicas para pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social na cidade, no Cabula. 

De acordo com a estratégia, a vacinação começará nesta quarta-feira (21) para trabalhadores entre 55 e 59 anos da Educação Infantil, considerado o público mais vulnerável. A programação acontecerá de acordo com a disponibilidade de doses e, no caso da Educação Infantil, os horários e locais da vacinação serão divulgados ainda hoje. 

“É importante lembrar que todos os trabalhadores da Educação acima de 60 anos, em um universo de 1.605 cadastrados na rede, já deverão estar vacinados hoje. Amanhã serão iniciados os trabalhadores da Educação Infantil, já temos esse cadastro das redes municipal e estadual e estamos recebendo as informações da rede privada. Ao longo do dia, serão informados os locais e quem será vacinado”, informou o prefeito. 

Retomada das aulas presenciais – Na mesma ocasião, também foram anunciados os critérios da Prefeitura para retomada das atividades em sala de aula. Uma delas é o avanço da vacinação dos profissionais de Educação e da população em geral, principalmente os idosos – um dos públicos mais vulneráveis à Covid-19. 

Outro critério adotado é a ocupação de leitos de UTI, que deverá estar em 75%, tendo tolerância de 5%. Além disso, deverá ter estabilidade ou queda na média móvel de novos casos confirmados e de casos ativos, assim como estabilidade ou queda na taxa de transmissão (fator RT) do novo coronavírus. Os indicadores atualizados da taxa de ocupação de leitos exclusivos de UTI Covid-19 adultos na cidade serão monitorados e divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e disponibilizados no site www.saude.salvador.ba.gov.br/covid/indicadorescovid

O prefeito lembrou que os critérios já vinham sendo discutidos há algum tempo, com processo pausado devido à chegada da segunda onda da doença, e que o debate será retomado com as entidades, como o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a APLB, para essa retomada. Salvador, inclusive, já possui protocolos prontos para o retorno das atividades em sala de aula, que deverá acontecer de modo híbrido (presencial + virtual), com 50% da capacidade da turma. A intenção é concluir o calendário de 2020 e iniciar o calendário de 2021, para não comprometer o ano letivo de 2022. 

Demais públicos – Na coletiva, foi informado ainda que, assim que chegarem novas doses, haverá avanço também na vacinação para pessoas com comorbidades. Em reunião realizada ontem com representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Ministério da Saúde apresentou o cronograma de vacinação previsto para até o fim deste ano no país. 

O governo federal já teria assinado contratos para aquisição de 562 milhões de doses até dezembro, com celeridade maior no segundo semestre. A partir de maio, já estariam garantidas 47 milhões de doses, inclusive as do laboratório Pfizer. “Salvador está preparada para esta vacina, inclusive com freezers específicos para armazenamento, o que deve contribuir para recebermos uma quantidade maior de doses e acelerar ainda mais o processo de imunização na cidade”, declarou Bruno Reis.

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Para divulgar as ações pedagógicas produzidas nesse período de pandemia de Covid-19, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e em parceria com a Escola Municipal Hildete Lomanto, localizada no bairro do Garcia, criou um canal no YouTube, chamado TV Loma. A ferramenta tem o objetivo de reforçar os conteúdos trabalhados pelas na televisão e através dos cadernos pedagógicos de atividades distribuídas pelo órgão. 

Os temas envolvem o cotidiano escolar, atividades dos colaboradores e os talentos da escola, além de outras ações para aproximar alunos, comunidade e a unidade de ensino. De acordo com Ida Ramos, gestora da escola, a ideia surgiu antes mesmo da pandemia com intuito de ter um canal para conectar os alunos, professores e colaboradores, já que a relação entre eles vai muito além do ambiente escolar. 

“Tenho uma relação com meus alunos que não se restringe ao papel burocrático de diretora. Fiz questão de pegar uma lista com todos os contatos dos meus alunos e criar um grupo no WhatsApp para que pudéssemos ter esse diálogo diário”, contou Ida. 

Emocionada, a gestora também falou sobre o momento atual e da esperança da volta às aulas presenciais. “Não vejo a hora de tudo isso passar e voltarmos a nos encontrar. Sinto muitas saudades dos meus alunos.” 

Etapas – O vice-diretor da escola e professor Geografia, Sérgio Sales, contou que o projeto está sendo elaborado em três etapas. A primeira é institucional e aborda como a escola está funcionando em ensino remoto, atividades virtuais e como a escola está sendo preparada para receber os alunos quando retomarem as aulas presenciais. Já a segunda etapa visa inserir os alunos na produção de conteúdo. Por fim, a ideia é inserir a comunidade e os pais dos alunos nesse contexto escolar. 

“Estamos terminando de elaborar o formato dos conteúdos para colocar no nosso canal. A ideia não é só produzir algo institucional, mas colocar os alunos para produzir o conteúdo que será publicado. Brincamos até com a ideia do “Jornal Loma’’ apresentado por eles – uma atividade que envolve produção de roteiro, gravação e geração de conteúdo”, explicou. 

Contato virtual – As alunas da 6ª série Nathila Ferreira e Samira Araújo, ambas de 12 anos, estão adorando a ideia do novo canal. Nathila ama os estudos de Língua Portuguesa, já Samira gosta mesmo dos números e matemática é a matéria favorita. No entanto, o que elas têm em comum é a enorme saudade de ir para a escola. 

“Achamos bem legal o canal, estamos fazendo as atividades on-line, porque não podemos fazer aglomerações. É um jeito de a gente estar perto, mesmo longe. Mas esperamos que isso passe logo, porque estamos morrendo de saudade da escola, dos professores e dos nossos amigos”, disseram.

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 A Prefeitura assinou, nesta quinta-feira (25), contratos com mais de 30 unidades privadas de ensino pelo programa Pé na Escola para oferta de vagas na Educação Infantil. A assinatura dos convênios ocorreu em ato simbólico no Palácio Thomé de Souza e contou com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, além de representantes de instituições particulares. 

Na prática, o Pé na Escola compra vagas na rede privada de ensino quando os pais que possuem filhos em idades de creche e pré-escola não conseguem matricular os filhos em uma unidade da rede pública municipal. Ou seja, a Smed paga a mensalidade integral desses estudantes. 

De acordo com o prefeito, essa é uma das estratégias que ajudaram a alçar a capital baiana ao posto de destaque na Educação infantil. “Salvador ocupa o primeiro lugar entre as capitais do país na oferta de vagas no segmento, de acordo com a última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, disse. 

O chefe do Executivo da capital baiana também destacou os esforços para evitar o máximo possível o fechamento das escolas privadas. Isso porque o encerramento dessas unidades, sobretudo as de pequeno e médio porte, aumentaria consideravelmente a demanda na rede municipal. 

No início do ano, a Prefeitura firmou convênio com mais de 120 instituições filantrópicas e comunitárias de ensino para repasse de R$55 milhões. “Muitas escolas, infelizmente, estão passando por grande dificuldade e só não fecharam as portas graças a essas parcerias”, afirmou Bruno Reis.

 Diretor da escola Pilares Educacional, situada no Arenoso e uma das cadastradas no Pé na Escola, Marivaldo Costa confirma que parceria com a Prefeitura tem permitido que muitas unidades de ensino permaneçam abertas. “As escolas privadas de periferias já vinham sofrendo com a perda de alunos antes da Covid-19. De um ano para cá isso só agravou. O Pé na Escola permite a gente suprir as vagas ociosas, mas também acaba nos ajudando na sustentação dos negócios para que após a pandemia as escolas estejam vivas para continuar prestando serviço à sociedade”, enfatizou. 

Credenciamento – O credenciamento de novas escolas que tenham interesse em ingressar no programa vai permanecer durante todo o ano de 2021. As informações e editais de credenciamento podem ser acessados no site da Smed, no endereço educacao.salvador.ba.gov.br . 

O Pé na Escola amplia de forma eficiente a oferta de vagas na Educação Infantil, permitindo o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). Em 2020 foram 62 escolas credenciadas e mais de 4,4 mil crianças atendidas. A prioridade é para famílias beneficiárias de programas sociais. 

As escolas que firmam convênio atendem a uma série de requisitos exigidos pelo município, para que as crianças tenham toda uma estrutura de educação dentro de um padrão de qualidade. 

"O Pé na Escola tem grande importância na ampliação do acesso à creche e pré-escola. Através desse projeto, que é pioneiro no Brasil, a Prefeitura oferta vagas em escolas privadas para crianças em bairros onde a rede municipal não tem oferta suficiente. Esses alunos vão para as unidades de ensino privadas sem custo algum para as famílias", frisou Marcelo Oliveira.

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Em meio à pandemia de Covid-19, as escolas municipais vêm se reinventando e se inovando tecnologicamente para prosseguir com as atividades e manter o contato com os alunos e os familiares deles, mesmo de forma virtual. Pensando nisso, a Escola Municipal de Itacaranha Manoel Faustino (GRE Subúrbio I) resolveu criar um site interativo, com atividades distribuídas por salas, onde os alunos podem acessar as atividades propostas pelos professores, como vídeos, músicas, textos e imagens.

A ação é um reforço às aulas pela televisão e às atividades enviadas pela Secretaria Municipal da Educação (Smed). A ideia surgiu durante uma reunião virtual de Atividade Complementar (AC), na qual a equipe fazia a avaliação do grupo formado no aplicativo WhatsApp com os alunos e buscava estratégias para organizar melhor a prática educacional. A importância do site é oferecer mais uma ferramenta de comunicação com os alunos e familiares, apresentando de forma organizada a prática desenvolvida.

”Além das atividades contextualizadas como as aulas da TV, tem os links com jogos pedagógicos criados pelos professores, as videoaulas produzidas, além de outros conteúdos didáticos disponibilizados na Internet. Importante também é assegurar o registro de tudo que foi produzido, sem o risco de perder o material, como ocorre nas conversas do WhatsApp. Então, simultaneamente a isso, o grupo foi interagindo em momentos formativos internos para compartilhar os conhecimentos”, relata a diretora da escola, Ozana Lúcia Rosário.

Ozana ainda ressaltou a importância em agregar a equipe e trazer incentivo para criar mais conteúdos e promover maior interação. “Como gestora quero a cada dia manter o ânimo da minha equipe, também em busca do reconhecimento externo, nesse contexto tão difícil que estamos passando nesse momento”.

Interação – Idealizado desde o ano passado, o site foi elaborado no mês de fevereiro quando a professora Leila Patrícia criou o programa e se prontificou a ensinar aos professores, de forma voluntária, a alimentar a ferramenta. “Como professora sempre utilizei a tecnologia com meus alunos. Sempre tive um blog e um site também, utilizando as ferramentas, mas havia dificuldade para meus alunos acompanharem. Agora, com este momento de pandemia e de aulas remotas, vi o site como a possibilidade mais fácil de trazer nossos alunos para perto, de facilitar a busca desses meninos, de trocar informações, passar as atividades, ter mais acesso e contato com os pais e responsáveis”.

É o que pensa a dona de casa Márcia da Conceição Oliveira, mãe da aluna Margorie Luane, 14 anos, do 9º ano, que achou essencial essa forma de aprendizado trazendo uma nova perspectiva para os estudantes. “Eu gostei muito, achei uma maneira diferente e legal, pois facilitou a comunicação e o estudo deles que já estão ligados com as tecnologias. E, nesse momento de pandemia, não ficam sem o contato com os professores e nem com a escola”.

A aluna Margorie diz se divertir com o aprendizado e se esforça para acompanhar tudo que os professores postam e pedem. “Achei uma forma diferente de aprender, estou me esforçando muito para realizar as atividades. Gosto dos jogos também e da interação com os professores, pois posso tirar dúvidas e saber se estou indo bem com as atividades. A comunicação ficou ótima e o site bem explicativo, além de poder ter contato com meus colegas nesse momento de pandemia”.

Há ainda atividades em formulário do Google para ter um retorno de nota e dar um feedback aos alunos. O site tem ainda informações da escola, calendário das aulas da TV, chat para interação e tira dúvidas, entre outras ferramentas.

Através do WhatsApp, os alunos são orientados de como navegar no site e ir em busca de informações. “Claro que temos dificuldades, mas estamos unidos e ajudando uns aos outros. O que importa neste momento é a empatia, a união, pois a escola só caminha com todos trabalhando juntos”, diz Leila.

Ela encerra mostrando que mesmo com todas as dificuldades, cada ideia que venha agregar e reunir os estudantes, mesmo com esse isolamento, é válida. “Com nossos alunos distantes, com os desafios que estamos enfrentando de mudar a didática, temos a oportunidade de explorar maneiras criativas de oferecer experiências significativas de aprendizagem para nossos alunos e também aos nossos docentes. Estamos tendo um retorno significativo”, finaliza.

 

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A Prefeitura conseguiu, nesta segunda-feira (15), a suspensão da liminar que autorizava a retomada imediata das atividades presenciais nas escolas particulares da capital baiana, que havia sido concedida pela Juliana de Castro, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Salvador. A decisão pela suspensão foi do presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lourival Almeida Trindade. 

De acordo com o desembargador, a liminar “evidencia-se, incontendivelmente, uma descabida ingerência do Poder Judiciário, em matéria que se insere, na competência, constitucionalmente, outorgada aos chefes dos poderes executivo municipal e estadual, eleitos democraticamente.”

O magistrado ainda acrescenta: “Na hipótese dos autos, depreende-se que, neste momento, ante à impossibilidade de viabilizar-se a retomada das atividades presenciais das instituições de ensino da rede particular, do município de Salvador, sem que sejam, diretamente, afetados os direitos à saúde e, corolariamente, à vida, é incontendível que estes últimos devam prevalecer, em detrimento do direito à educação.”

Aulas presenciais – O presidente do TJ-BA já havia suspendido os efeitos da liminar impetrada por ação popular que permitia o retorno das aulas presenciais na Bahia no próximo dia 1º. A decisão foi publicada também desta segunda-feira (15).

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A Escola Municipal Barbosa Romeo, em São Cristóvão, vai premiar nesta terça-feira (26), às 10h, os vencedores do concurso de desenho do projeto Africanidades, que visa abordar temáticas sobre as relações étnico-raciais. A iniciativa teve como objetivo estimular os alunos a acessarem a plataforma Árvore Livros, ferramenta disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) para incentivar a leitura dos estudantes.

Serão premiados os três melhores desenhos escolhidos pelos professores da escola. A premiação acontecerá de forma presencial na sede da unidade escolar, seguindo todos os protocolos de segurança, utilização de máscara e álcool em gel.

O concurso foi dividido em três etapas: leitura do livro indicado pelos professores, realização de atividades e a produção dos desenhos. O prêmio para os três primeiros classificados será uma squeeze (garrafa térmica). Já os participantes que não foram classificados receberão copos plotados com a marca do projeto.

Motivação – Inspirada pela arte através do livro Contos Africanos, Alice Nascimento Almeida, de 12 anos, é integrante da turma do 7º ano e comemorou a sua classificação em 2º lugar. “Quando soube do concurso, eu escolhi logo o desenho porque já tinha mais afinidade. Depois que fiz o desenho para participar, me despertou a vontade de fazer mais desenhos em telas. Fiz o desenho sozinha, sem ajuda de ninguém e nem auxílio de curso. Fiquei muito feliz em saber que ele foi um dos escolhidos”, contou.

A mãe e principal incentivadora de Alice, Graziela Braz, contou que através do projeto a família teve a oportunidade de perceber o lado artístico da filha, que foi despertado através da atividade escolar. “Atividades como essa são muito importantes para o desenvolvimento dos alunos. Depois que ela começou a fazer os desenhos, passamos a incentivar. Sou suspeita para falar, porque são lindos. O mais interessante é que ela nunca fez curso antes, apenas olhando na internet descobriu técnicas que deixaram seus desenhos ainda mais lindos”.

“A nossa maior recompensa, como professores e coordenação, é ter conseguido reunir todos os alunos, mesmo que virtualmente, para realizar uma atividade tão prazerosa que é o estímulo à leitura. Utilizamos grupos de WhatsApp para comunicar as atividades aos alunos e motivá-los diariamente a participarem do projeto. Contamos também com a participação dos familiares, que nos procuraram para esclarecer algumas dúvidas. Foi gratificante ver o interesse desses estudantes em um momento tão difícil de pandemia”, afirma a professora e coordenadora Núbia Sodré.

 

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Doze novas escolas municipais serão entregues em Salvador em 2021. Destas, 11 serão reconstruídas após demolição das estruturas antigas e uma será erguida do zero. Há previsão ainda da inauguração de três unidades já no mês de fevereiro: os centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) Raul Queiroz (São Cristóvão), Semente do Amanhã (IAPI) e Jardim das Margaridas.

Dentre as escolas previstas para fevereiro, o Cmei Jardim das Margaridas passará a ser um dos maiores da rede municipal, com capacidade de mil vagas. O imóvel terá 4,2 mil m² de área construída, com investimento de R$10 milhões. Sua estrutura contará com 23 salas de atividades para abrigar alunos dos Grupos II ao V (2 a 5 anos), além dos três primeiros anos do Ensino Fundamental.

O Cmei terá ainda outros ambientes, como acolhimento, diretoria, secretaria, coordenação, sala de professores, depósito de material didático, cozinha, triagem, depósito de merenda, lavanderia, área de serviço, estacionamento, refeitório, recreio coberto, recreio descoberto e parque infantil. O imóvel contará também com solário, anfiteatro, sala multiuso/auditório, brinquedoteca, sanitários, guarita, subestação, rampa, casas de gás e de lixo.

As intervenções somam R$55,5 milhões de investimento e contemplam os bairros de São Cristóvão, IAPI, Jardim das Margaridas, Fazenda Grande II e III, Arraial do Retiro, Ribeira, Valéria, Boca do Rio, Pernambués e Vale dos Lagos. As unidades são construídas em alto padrão, com salas climatizadas, brinquedotecas e demais recursos didáticos e de lazer. As construções são custeadas em parte pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), além de investimento do município.

Com a proximidade da vacina contra o coronavírus, a rede municipal se antecipa e já investe na adequação das unidades escolares para atender aos protocolos de segurança sanitária recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de olho no retorno das aulas presenciais tão logo seja possível. Dentre as medidas estão sinalização, distanciamento entre carteiras, dispensadores de álcool em gel e isolamento de bebedouros.

"A renovação da estrutura física das unidades de ensino faz parte de uma política de incremento na qualidade da Educação. Escolas novas, adequadas e climatizadas contribuem para o conforto tanto do estudante como dos profissionais que atuam nessas escolas, trazendo benefícios para a aprendizagem”, diz Marcelo Oliveira, secretário municipal da Educação.

"Esses investimentos somam-se a outras ações, como o aperfeiçoamento pedagógico, o aprimoramento da eficiência administrativa, entre outras, que resultam na conquista de avanços fundamentais para a construção de um ensino público de excelência", completa.

Balanço – Pouco mais de 60% das unidades escolares da capital tiveram estrutura física renovada entre 2013 e 2020, somando 168 escolas reformadas, 33 construídas e 51 demolidas e reconstruídas. Além disso, há ainda 12 unidades novas em obras: uma em construção e 11 reconstruções. Foram investidos cerca de R$380 milhões em obras já concluídas, entre reformas, construções e reconstruções de unidades escolares.

Unidades escolares a serem entregues ao longo de 2021

1 - Centro Municipal de Educação Infantil Raul Queiroz - São Cristóvão

2 - CMEI Semente do Amanhã - IAPI

3 - CMEI Jardim das Margaridas - Jardim das Margaridas

4 - Escola Municipal Fazenda Grande II Ministro Carlos Santana - Fazenda Grande II

5 - CMEI Eloyna Barradas - Ribeira

6 - CMEI Luís Eduardo Magalhães - Arraial do Retiro

7 - Escola Municipal Professor Afonso Temporal - Valéria

8 - CMEI Nossa Luta - Pernambués

9 - CMEI União da Boca do Rio - Boca do Rio

10 - CMEI Lírio do Vale - Vale dos Lagos

11 - CMEI Castro Alves - Boca do Rio

12 - Escola Municipal Professora Elisa Saldanha - Fazenda Grande III

 

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A partir desta segunda-feira (11) e até as 12h do próximo dia 19, estão abertas as inscrições no programa de concessão de bolsa de estudos para dependentes dos servidores da Prefeitura de Salvador. O edital foi publicado pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge), na edição extra do Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira (8), e pode ser acessado no endereço www. dom. salvador. ba. gov. br .

As inscrições serão realizadas exclusivamente através do link www. mathitis. salvador. ba. gov. br e poderão participar servidores e empregados públicos, utilizando o login e senha de acesso ao contracheque on-line. Será concedida apenas uma bolsa por servidor e o dependente deverá estar matriculado em uma instituição credenciada.

A administração municipal arca com o valor das mensalidades nos percentuais de 60% a 90%, que será consignado em folha de pagamento a partir do mês de fevereiro, observando-se os critérios estabelecidos em legislação. Cinco por cento do orçamento municipal é reservado para atender aos servidores/empregados públicos com dependentes considerados público-alvo da Educação Especial.

Até o momento, 49 escolas estão credenciadas e mais 17 estão em processo final de regularização. O programa contemplou, no ano de 2020, 1.473 alunos, filhos e dependentes de servidores municipais, sendo 1.411 pela ampla concorrência e 62 para alunos com necessidade especial.

 

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A Escola Municipal Roberto Correia, em Pau da Lima, está de cara nova e completamente adaptada para o enfrentamento à Covid-19. Com reconstrução realizada pela Prefeitura, a estrutura foi entregue em cerimônia simbólica realizada nesta quarta-feira (23), com as presenças do prefeito ACM Neto, do vice-prefeito Bruno Reis e do secretário municipal da Educação (Smed), Bruno Barral.

O valor total investido foi de quase R$6 milhões para o novo imóvel, erguido após a precária e comprometida infraestrutura em pré-moldado ser demolida. Durante o período de reconstrução, a unidade escolar passou a funcionar em um imóvel alugado, na mesma rua, a Pastor José Guilherme de Morais.

Agora, a Escola Municipal Roberto Correia está mais ampla e confortável, com mais de 2 mil m² de área construída, 18 salas de aula, todas climatizadas e com capacidade para atender a 1.080 alunos do Ensino Fundamental I (do 1° ao 5° ano, além dos programas de regularização de fluxo Se Liga e Acelera), nos turnos matutino e vespertino. Antes das intervenções, a escola dispunha de apenas nove salas de aula, com capacidade para 501 alunos.

Durante a entrega, ACM Neto lembrou-se da transformação feita nos últimos anos nas unidades escolares. “Imagino a emoção dos professores que ensinavam aqui na antiga escola, que sempre sonharam em ter uma casa nova, assim como os alunos e as famílias. Quando chegamos as escolas estavam abandonadas, malcuidadas, algumas, literalmente caindo aos pedaços, mais de 40 delas eram em pré-moldado, com todas as consequências físicas para alunos e professores. Hoje nós temos escolas novas, escolas no mais elevado padrão de qualidade”.

O prefeito ressaltou a importância dos novos ambientes escolares para o processo de aprendizagem dos alunos. “Essas novas escolas permitem que a educação seja feita com muito mais qualidade e que possa ser de fato esse instrumento de preparação e de formação das nossas crianças e dos nossos jovens para o futuro. Quem está na rede pública municipal, os alunos, os pais, a família em geral, a comunidade que vive perto da escola sabe o quanto a educação melhorou, sabe o quanto levamos a sério a educação e o quanto as nossas escolas estão hoje muito melhores”.

Estrutura - A nova Escola Municipal Roberto Correia conta com quadra poliesportiva, acessibilidade com rampa, estacionamento, acolhimento, diretoria, secretaria, coordenação, sala de professores, depósito de material didático, depósito de material de limpeza, cozinha, triagem, depósito de merenda, área de serviço, refeitório, recreio descoberto, guarita, subestação, casa de gás, casa de lixo, entre outros espaços.

Para a diretora da unidade, Graziela Marques, a reforma traz um impacto muito positivo para a comunidade. “A escola é maior, são 18 salas de aula, dá para recepcionar o dobro de alunos e o espaço físico, sem dúvida, é fantástico. O espaço onde ficávamos anteriormente era muito quente, muitos passavam mal e aqui vai ser muito mais agradável. A comunidade está bem feliz, constantemente procura a escola para saber sobre a matrícula. Certamente, o processo educativo vai melhorar muito”.

Segundo a diretora, a escola já está preparada para receber os alunos, com todos os cuidados para controlar a disseminação do coronavírus, quando as aulas retornarem. “Fizemos um manual, enviamos para a secretaria, o material passou por revisões e agora está pronto e nós estamos preparados para receber os alunos com todos os cuidados necessários para a prevenção da Covid-19”, disse.

Balanço – Desde o início da gestão, 33 unidades de ensino foram erguidas, 47 reconstruídas e 168 reformadas, totalizando 248 escolas e Centros Municipais de Educação (CMEIs) novos entregues, dando origem a ambientes mais adequados para o ensino e aprendizagem. Outras 11 escolas reformadas serão entregues no começo do próximo ano.

 

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