Educação

0
0
0
s2sdefault

Com o intuito de evitar a gravidez indesejada na adolescência, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), por meio da Diretoria de Infância e Juventude da pasta, tem realizado palestras sobre o tema em parceria com instituições públicas e privadas. Na última sexta-feira (7), 254 jovens do Programa Jovem Aprendiz do CIEE participaram do Cine-Debate sobre Educação Sexual e Saúde Reprodutiva, ocorrido no auditório da Universidade Estácio, no Stiep.

A partir de uma metodologia desenvolvida pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), é exibido um filme-documentário chamado “Meninas”, com direção de Sandra Werneck, que retrata a vida de adolescentes grávidas. Em seguida, é promovida uma conversa desses adolescentes com especialistas em educação sexual e saúde reprodutiva.

“Essa ação de orientação quanto a gravidez na adolescência é tema que tem sido muito solicitado pelos parceiros. É um problema de saúde pública que traz uma série de impactos físicos, psicológicos e na inserção de jovens no mercado de trabalho. Por isso estamos ampliando a nossa rede de atuação a partir de parcerias público-privadas”, declara a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo.

“Essa parceria é muito importante para o público que nós atendemos. Falar sobre esse tema nessa fase da aprendizagem é fundamental, porque muitos jovens interrompem o programa por causa de gravidez” pontua a assistente social do CIEE, Elisângela Raimundo.

Saúde pública – Fatores como o início, cada vez mais precoce, de relações sexuais e a baixa taxa de uso de contraceptivos são determinantes na ampliação das taxas de gestação na adolescência. No Brasil são registrados 400 mil casos/ano; no Nordeste, 1,17% dos registros de gravidez ocorrem na faixa etária de 10 a 14 anos e 20,11% de 15 a 19 anos. Os casos tendem a ser mais frequentes nos contextos de maior vulnerabilidade social e de barreiras de acesso a serviços e direitos.

Os dados são da cartilha “Sem Deixar Ninguém para Trás: Gravidez, Maternidade e Violência Sexual na Adolescência”, desenvolvido por meio de uma parceria entre o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/Ufba), o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) e o UNFPA.

Texto: Ascom/SPMJ

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

As campanhas de vacinação contra Covid-19 e gripe estarão suspensas em Salvador neste sábado (8) e domingo (9). A estratégia será retomada na próxima segunda-feira (10) e o esquema com locais de vacinação, público alvo e horários será divulgado no domingo (9). 

07/07/2023

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

A Prefeitura de Salvador convoca mais 50 professores aprovados no concurso público nº 02/2019 para atuar nas unidades escolares municipais do continente e das ilhas. O aviso de convocação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (29) e pode ser acessado no site www.dom.salvador.ba.gov.br. São profissionais das áreas de Pedagogia, Educação Artística (teatro, música e dança), Língua Estrangeira (Inglês), Português, História e Educação Física.

No prazo de 30 dias corridos, os professores convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Gestão (Semge), localizada na Rua Horácio César, 64, bairro Dois de Julho, para agendarem a avaliação médica e receberem orientações quanto à comprovação de habilitação técnica exigida pelo edital do concurso. O horário de atendimento é de 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. É necessário apresentar documento de identificação original.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, os esforços promovidos pela Prefeitura têm possibilitado a oferta de um ensino de qualidade, a partir de um quadro docente mais completo e qualificado, de estruturas escolares apropriadas e do aperfeiçoamento pedagógico, entre outros aspectos. "Essa é mais uma boa notícia para a Educação de Salvador, que tem sido foco permanente de investimentos e melhorias. A nossa rede tem conquistado grandes avanços e isso mostra que a Educação está no topo das prioridades da atual gestão da cidade", diz.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Com o objetivo de auxiliar jovens de 16 a 29 anos na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o vestibular, o programa IngreSSAr, da Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (Spmj), montou um balcão no piso L1 do Salvador Norte Shopping para facilitar as inscrições dos alunos. O serviço estará disponível no local até esta sexta-feira (30), das 10h às 16h.

Victor Manuel de Castro, de 20 anos, morador de Amaralina e estudante de um colégio público do bairro da Pituba, aproveitou para se inscrever no programa. “Fiz o Enem, mas tive alguns problemas e não completei a prova. Estou me inscrevendo e sinto que agora vai”, brincou o garoto.

De acordo com a titular da pasta, Fernanda Lordêlo, o balcão é um facilitador para os indivíduos interessados em participar do curso, uma vez que os mesmos conseguem concluir todas as etapas sem a necessidade de ir até o órgão, no bairro do Comércio. “Essa é mais uma forma para realizar a inscrição no IngreSSAr, com mais comodidade. As pessoas que trafegam na área de abrangência do shopping conseguem concluir as duas etapas do processo de inscrição no mesmo local, sem precisar se deslocar para a sede da SPMJ”, explica a secretária.

Atualmente, 1 mil vagas estão sendo oferecidas pelo projeto. Pela internet, as inscrições vão até às 23h59 do dia 1º de julho, através do site www.ingressar.salvador.ba.gov.br, onde também é possível consultar o edital. Em seguida, os interessados devem entregar a documentação na sede da SPMJ, localizada na Avenida Estados Unidos, 397, Condomínio Cidade do Salvador, 5º andar, até o dia 5 de julho, das 9h às 16h.

Quem pode participar – Podem participar do IngreSSAr jovens entre 16 e 29 anos, moradores de Salvador ou residentes das regiões metropolitanas do munícipio, estudantes ou oriundos da rede pública de ensino da capital, beneficiários pelo programa Bolsa Família, que estejam cursando ou sejam egressos do 3º ano do ensino médio ou da EJA (Educação de Jovens e Adultos) na rede pública de ensino. Também podem ser contemplados bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio, cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), que tenham renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo, conforme decreto nº 6.135 de 26 de julho de 2007.


Reportagem: Letícia Silva/Secom

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Começou nesta semana o projeto AVA no Recesso Junino – iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (Smed) com objetivo de incentivar a autonomia dos estudantes no processo de letramento digital, bem como o uso da plataforma de forma complementar à recomposição de aprendizagem. Voltado aos alunos matriculados no Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), o projeto ocorre até o dia 2 de julho e prevê premiação para os primeiros colocados no ranking de utilização da plataforma.

"A ideia é estimular o contato com os estudos mesmo durante o recesso, com uso dos tablets e plataformas educacionais da Rede Municipal. São atividades lúdicas e atrativas, que promovem a ampliação do conhecimento por meio de uma utilização digital qualificada", diz o secretário municipal da Educação, Thiago Dantas. Esse estímulo ao estudo autônomo, segundo ele, é mais uma estratégia no rol de iniciativas da Smed para a recomposição de aprendizagens prejudicadas pela pandemia da Covid-19.

De acordo com a coordenadora de Inovação Pedagógica da Smed, Jucineide Carvalho, a plataforma AVA Inteligente Salvador possui mais de 74 mil atividades gamificadas, biblioteca digital e soluções conectadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que auxiliam no letramento formal e digital, ajudam no raciocínio lógico e no pensamento computacional. "O sistema tem uma interface bem atrativa e de fácil navegação, promovendo maior interesse para nossos alunos e tornando o aprendizado mais prazeroso", conclui.

Texto: Ascom/Smed

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

Os auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) que atuam na rede municipal de ensino de salvador estão participando de uma capacitação técnica direcionada especificamente ao exercício da função. A atividade, promovida pelas secretarias municipais da Educação (Smed) e de Gestão (Semge), e organizado pela Appa Facilities, acontece nesta terça (20) e quarta-feira (21), no Centro de Convenções do Hotel Fiesta, no Itaigara.

Auxiliar no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Calabar, Gabrielle Cunha, de 21 anos, falou sobre a importância da capacitação para a melhoria do trabalho diário. “Muitas dúvidas que nos acompanham no dia a dia estão sendo esclarecidas aqui. Penso que um bom profissional precisa de informação para tornar-se capaz de fazer o trabalho com excelência”, afirmou.

A capacitação aborda temas como o desenvolvimento infantil, postura profissional, inclusão, inteligência emocional e prática laboral do ADI. Durante a ação, os participantes assistiram a uma palestra com a pedagoga Mamary Lopes, especialista em Neuropsicologia e em Educação Inclusiva, mestre e doutoranda em Educação Especial, que abordou as atividades realizadas pelos ADIs, bem como práticas e condutas recomendadas de acordo com a educação inclusiva.

O evento contou ainda com a participação da pedagoga Veronica Parravano, especializada em Desenvolvimento Humano Organizacional, que tratou sobre competências comportamentais e técnicas, entre outros temas.

Nossa Escola – O treinamento ocorre no âmbito do programa Nossa Escola, lançado no início de maio pela Prefeitura. Trata-se de um pacote de ações e investimentos direcionados à educação pública municipal, com foco na alfabetização, cuidado e formação.

"Investir em educação é prioridade no nosso município. Assim, estamos executando esse amplo programa que abrange aspectos fundamentais da dinâmica educacional. É nesse contexto que se insere a formação dos ADIs, que com esse treinamento já chegarão em sala de aula com maior conhecimento para uma atuação mais qualificada", disse o titular da Smed, Thiago Dantas.

O gestor também destacou outros pontos do programa Nossa Escola, como a criação de um centro de formação, contratação de psicólogos para fortalecer vínculos e dar suporte ao corpo docente, contratação de 1.500 estagiários para ampliar o reforço da alfabetização, videomonitoramento das unidades de ensino, ronda escolar, com um trabalho humanizado da GCM (Guarda Civil Municipal) junto às escolas, entre outros.

"A realização desse treinamento é mais um avanço da educação pública municipal. Formar e qualificar os ADIs é de suma importância para o trabalho em sala de aula, com destaque para a educação inclusiva. E é a primeira vez que a rede oferece uma capacitação desse porte voltada a esses profissionais", completou Dantas. A Smed manterá ainda um fluxo regular de treinamentos, tanto para os auxiliares quanto para professores e demais profissionais que atuam nas unidades de ensino do município.

ADI – O Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI) é um profissional que atua no serviço de apoio aos alunos da educação especial ou no suporte aos professores dos segmentos creche (2 e 3 anos) e pré-escola (4 e 5 anos). É quem auxilia as crianças em tarefas como locomoção, atividades lúdicas, higiene e alimentação de forma a estimular o desenvolvimento da autonomia.

Reportagem: Letícia Silva/Secom

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O Programa IngreSSAr segue com inscrições abertas para estudantes de Salvador que pretendem se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desenvolvida pela Secretaria Municipal de Políticas Para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a iniciativa oferece curso pré-vestibular gratuito destinado a jovens em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de viabilizar o acesso de estudantes a ensino, revisão e dicas para o exame.

A inscrição é feita em duas etapas. Na primeira, os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível no site https:// ingressar. salvador. ba. gov. br/ sistema/ view/ cadastro.php, até as 17h do próximo dia 1º. Na segunda etapa, os jovens devem entregar a documentação exigida até as 16h do dia 5 de julho, na sede da SPMJ, localizada na Avenida Estados Unidos, 397, Condomínio Cidade do Salvador, 5º andar, no Comércio.

Estão aptos a participar da iniciativa jovens entre 16 e 29 anos, moradores de Salvador ou regiões metropolitanas que sejam estudantes ou oriundos da rede pública de ensino da capital. Também podem participar da ação beneficiários do Bolsa Família que estejam cursando ou sejam egressos do 3° ano do ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública de ensino, além de bolsistas integrais em escolas particulares no ensino médio, cadastrado no Cadastro Único que tenha renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo.

Para a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, o Ingressar é uma política pública da Prefeitura de Salvador que visa combater a exclusão social e contribuir para que os jovens em situação de vulnerabilidade tenham condições de concorrer em pé de igualdade com os demais estudantes por uma vaga no ensino superior. “Na pandemia, a desigualdade se aprofundou e muitos não tiveram recursos para se adaptar ao ensino on-line. Através do IngreSSAr, esses jovens terão bolsas 100% gratuitas em cursinhos pré-vestibulares e poderão se preparar melhor para o Enem”.

 

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

O clima junino tomou conta das escolas da rede municipal de ensino de Salvador. Na tarde da quinta-feira (15), os alunos da Escola Municipal João Lino, no Pelourinho, estiveram no Largo Tereza Batista para festejar o “arraiá” da escola. Bandeirolas, vestidos de chita e chapéu de palha mantiveram a tradição do evento.

Com a presença dos pais, os pequenos dos Grupos II a V puderam celebrar os festejos de São João com canjica, laranja, bolo, amendoim, milho e muito forró. “Estou muito feliz hoje. A gente pode brincar, dançar e comer”, comemorou o aluno Lucas Daniel, de cinco anos.

No local houve apresentações das turmas de alunos e a participação do trio de forró Abafafá, formado por mulheres, sendo uma delas aluna da escola. Irreverente e combatente, a banda tem o propósito de expandir o acesso, a inclusão e (re)existência de pessoas negras e indígenas no universo da arte da cultura e do fazer popular.

“A escola finaliza hoje uma sequência de vivências relacionadas às festas juninas que favorecem aos educandos a ampliação do seu universo linguístico e cultural, pois a festa junina constitui uma temática rica, que nos possibilitou explorar diversos tipos de linguagem”, opina a diretora da João Lino, Rita Natividade.

Reportagem: Carlos Alberto Ribeiro/Secom

0
0
0
s2sdefault
0
0
0
s2sdefault

As unidades escolares da rede municipal de educação de Salvador que oferecem Educação Infantil estão sendo equipadas com novos kits de brinquedos pedagógicos, próprios para estimular a coordenação, movimento, memória, criatividade e imaginação dos pequenos. Nesta quinta-feira (15), o secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, fez a entrega simbólica dos kits no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Álvaro da Franca Rocha, situado no Cabula. Ele estava acompanhado de gestoras escolares e do gerente regional do Cabula, Marcos Alves.

A iniciativa busca a melhoria da qualidade do atendimento às crianças de 2 a 5 anos. “Essa ação é resultado das demandas apresentadas durante escutas realizadas junto às GREs. Estamos fazendo essa entrega simbólica, mas esses brinquedos chegarão em 220 escolas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento das crianças que estão nessa fase tão importante da vida escolar”, afirmou Thiago Dantas.

O kit é composto por cerca de 60 tipos de brinquedos que estimulam o brincar, a memória, a imaginação, a coordenação motora e as vivências infantis. A iniciativa está inserida no projeto “Salvador Social”, que busca aprimorar a prestação de serviços sociais, com ênfase em melhorias na eficiência do sistema de saúde, na qualidade da educação e na efetividade da proteção social. O projeto tem financiamento do Banco Mundial.

“Como seguimos à risca o currículo Nossa Rede, a chegada dos brinquedos pedagógicos vai agregar ao nosso trabalho e possibilitar o desenvolvimento de mais atividades com nossos alunos, pois temos um diferencial de trabalhos pedagógicos muito grande”, ressaltou a diretora Anísia Laura Silva Rocha.

Texto: Ascom/Smed

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...