As escolas da rede municipal de ensino de Salvador já estão preparando os alunos para a 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), com provas a serem realizadas em junho deste ano. As atividades envolvem reforço do conteúdo exigido pela Olimpíada que, em 2017, reuniu 18.808 alunos de 50 unidades de ensino municipais. Em todo o Brasil, no ano passado, participaram mais de 18 milhões de estudantes oriundos de 51.373 instituições de ensino.

As provas da 1ª fase acontecem no dia 5 de junho, nas próprias unidades escolares. Já a segunda fase será no dia 15 de junho, às 14h30. Estão aptos a participar da Obmep alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio. De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Luiza Mahin e vice-diretora do Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca (Imeja), Mariana Soledade, a preparação para os alunos sempre acontece a partir da análise do desempenho da edição anterior.

O método permite que os professores identifiquem os assuntos que os estudantes tiveram mais dificuldade e se empenhem para ensiná-los. “Realizamos simulados preparatórios para o exame, recorrendo aos materiais disponibilizados no site da Obmep e também aos livros e CDs que eles nos ofertam”, diz Mariana. Todos os alunos participam do reforço voltado para a primeira fase. Para a segunda fase, é feito um planejamento específico para os classificados, com o apoio de projetos proporcionados pela Prefeitura.

Estímulo – A Olimpíada é realizada com o objetivo de estimular e promover o estudo da matemática; prover a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade; além de contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas. “A preparação dos alunos para a olimpíada é fundamental, pois é um momento importante para que possamos notar como está o nosso ensino e, também, para promover a inclusão social por meio da difusão de conhecimento”, afirma a diretora da Escola Municipal Visconde de Cairu, Ivete Pereira.

Segundo o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Bruno Barral, a participação dos estudantes tem uma importância que vai muito além da conquista de medalhas ou menções honrosas. Ele afirma que a iniciativa é um estímulo para que os alunos se interessem ainda mais por essa disciplina, para despertar vocações ligadas às ciências exatas e até revelar novos talentos na área.

“As escolas municipais estão prontas e os professores empenhados para acompanhar e dar todo suporte necessário aos estudantes”, disse o titular. “Tenho certeza que a Obmep só vai evidenciar ainda mais o desenvolvimento dos alunos da nossa rede e, consequentemente de Salvador, capital que mais avançou na educação no Brasil, conforme constatado pelo último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, assegura Barral.

Premiação – Serão concedidas aos alunos classificados de escolas públicas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze, além de 46.200 certificados de Menção Honrosa e 6.500 vagas para participação no Programa de Iniciação Científica Jr.(PIC). Já os estudantes de escolas particulares concorrerão a 75 medalhas de ouro, 225 medalhas de prata, 675 medalhas de bronze, 5.700 certificados de menção honrosa e 975 vagas para participar do PIC. Também haverá premiações para o professor, escolas e secretarias municipais de educação, cuja equipe de alunos alcance bom desempenho nas provas.

A OBMEP é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).