Em alusão ao Dia do Índio, celebrado nesta quarta-feira (19), a Escola Municipal Bosque das Bromélias promove até o fim do mês atividades de fortalecimento e resgate da cultura indígena com os alunos da instituição e a comunidade do entorno. Hoje os alunos aprenderam lições sobre instrumentos musicais indígenas, além de interagir e cantar cantigas próprias. A instituição foi inaugurada pela Prefeitura em outubro do ano passado e beneficia a 640 alunos com idade de dois a 14 anos.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Cristiane Santana, as culturas indígena e afrodescendente serão trabalhadas durante todo o ano, mas com o intuito de aproximar os alunos da temática, foi elaborado pelo corpo pedagógico o projeto Abril Indígena, que vai contar com atividades especiais evidenciando o Dia do Índio até o fim do mês. “É uma forma de mostrar para as crianças a contribuição cultural dos índios e também de reafirmar a comunidade como membro dessa cultura”, explicou a gestora.

Desde o início do mês, estão sendo trabalhados temas como alimentos e comidas típicas, jogos, brincadeiras, plantas medicinais e os mais variados costumes. No início de abril, a escola recebeu integrantes da tribo Thá Fene, moradores de uma reserva natural sediada no município de Lauro de Freitas. Com a presença dos índios, as crianças puderam vivenciar aspetos importantes da cultura indígena e se encantaram com o idioma e as pinturas corporais.