0
0
0
s2sdefault

As aulas nas 435 unidades de ensino da rede municipal ficam suspensas, a partir desta quarta-feira (18), conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM), ontem (16). Embora as atividades do ano letivo estejam paralisadas nos próximos 15 dias, a comunicação entre pais e educadores permanece ativa. Com o objetivo de disseminar o máximo de informações e orientar as crianças e adolescentes sobre o coronavírus, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) emitiu um comunicado circular com diretrizes do Guia da Unicef, listando oito pontos de orientações às famílias dos alunos para controle da Covid-19.

O documento foi entregue a todas as unidades de ensino e essas têm a responsabilidade de encaminhar aos responsáveis dos cerca de 140 mil estudantes matriculados na rede pública municipal. A circular visa esclarecer aspectos importantes sobre a prevenção para os alunos da educação infantil e de anos iniciais do ensino fundamental. “A escola é um canal de educação dentro da comunidade e tem papel social importante no fortalecimento dos vínculos entre as crianças e as famílias”, explicou a coordenadora de Inclusão Educacional e Transversalidade da Smed, Jaqueline Araújo.  

Segundo ela, o objetivo das informações é orientar os pais no processo de compreensão dos filhos. “A intenção é que as famílias tomem para si essa responsabilidade de proteger não apenas do ponto de vista físico, mas principalmente ofertar a segurança social e emocional. Temos que ajudar nossas crianças a passarem por esse momento tão difícil”, salientou Araújo.  

De acordo com o documento, baseado nos pilares da Unicef, o primeiro ponto é a iniciação de uma conversa, escutando o que a criança tem a dizer. O primeiro conselho é convidar a criança a falar do assunto, para perceber o que já sabe. Neste bate-papo, os pais devem aproveitar para lembrar sobre boas práticas de higiene, sem introduzir novos medos. Desenhos, histórias e outras atividades podem ajudar a abrir uma discussão.

O segundo tópico é ser honesto e ter cuidado com informação. As crianças têm direito a informações verdadeiras. Os pais devem usar uma linguagem apropriada para a idade, observe as reações e seja sensível ao seu nível de ansiedade, mas tendo em atenção que deve responder com informação fidedigna. Se não souber, nada de inventar. É importante explicar que algumas informações que circulam na internet ou em redes sociais não são precisas e que é melhor confiar nos especialistas.

Guia da Unicef – As demais dicas da Uinicef ressaltam ainda a importância de mostrar as crianças como proteger a si mesmo e aos amigos, além de estimular o processo lavar as mãos regularmente. A maneira de como tossir ou espirrar, protegendo a boca, assim como usar o cotovelo para abrir portas e torneiras também são práticas recomendadas.  

Os pais devem orientar as crianças a comunicar de imediato se começarem a sentir febre, tosse ou dificuldade em respirar. Os pais também precisam estar atentos ao conteúdo midiático. As crianças podem não distinguir entre imagens na televisão ou online e a própria realidade pessoal. Por isso, é recomendável que se ajude o menor a lidar com o estresse, criando oportunidades para brincadeiras sempre que possível. 

Outras medidas – Além da suspensão das aulas e envio dos comunicados aos pais e responsáveis, a Prefeitura adotou uma série de outras medidas. Entre elas, o envio de sugestões de atividades pedagógicas e a distribuição de cestas básicas para cada um dos estudantes da rede. A distribuição vai acontecer nas próprias unidades de ensino, conforme detalhamento a ser feito nos próximos dias pela Smed. 

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...