A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua 2018, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que Salvador é a terceira capital brasileira com maior percentual de matrículas na pré-escola – período escolar que compreende as idades de 4 e 5 anos. A capital baiana possui índice de 98,4%, atrás apenas de São Luís (99,2%) e de Teresina (100%). Com esse resultado, Salvador está prestes a alcançar a universalização de matrículas na pré-escola e superou capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.

A taxa de crianças matriculadas em creches nos anos iniciais (de 0 a 3 anos), de 44,9%, também colocou Salvador na posição de 5º melhor capital do país no quesito. Com isso, a capital baiana está prestes a alcançar a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) para 2024, que corresponde a uma taxa de matrículas de 50% para esta faixa etária.

“Os resultados confirmam o quanto nós temos avançado na universalização da pré-escola e na oferta de creches para as crianças, praticamente batendo a meta do PNE para 2024 nos anos iniciais, que é de 50%. Ao todo, já foram construídas, reconstruídas ou reformadas 236 escolas na atual gestão e, recentemente, nós ampliamos o programa Primeiro Passo. Ou seja, mesmo avançando muito, Salvador não para de ampliar o acesso das crianças à escola, porque acreditamos que a educação é o melhor caminho”, comemora o titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Bruno Barral.

Principais ações – Em seis anos e meio, a administração municipal ampliou de 20 mil para 40 mil o número de vagas de creche e pré-escola, com a construção e requalificação de unidades de ensino da própria rede municipal. Além disso, com o programa Pé na Escola, estão sendo ofertadas 4 mil vagas na Educação Infantil através de convênio com instituições privadas – do total, 2 mil crianças entre 2 e 5 anos estão matriculadas através da iniciativa.