0
0
0
s2sdefault

Cerca de 50 alunos da Escola Municipal Helena Magalhães, na Boa Vista de São Caetano, integram a Fanfarra Helena Magalhães, que participará do desfile do Dois de Julho em Salvador. Para os estudantes e líderes da banda, a atividade desempenha um papel pedagógico e, para além dos desfiles cívicos, funciona como um ambiente de aprendizagem, profissionalização e de incentivo ao protagonismo estudantil. A atividade recebe apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e trabalha com instrumentos como trombone, cornetas, cornetões, bombardinos, trompetes, bumbo, surdo, caixa e pratos.

O regente Almir Vilarino descreve o protagonismo estudantil nas fanfarras escolares, destacando a participação dos estudantes nesta ferramenta pedagógico-musical como um ato educativo. “Nós damos aulas de teoria e técnica musical, leitura de partitura. Nosso objetivo é ajudar da melhor maneira possível. Somos muito rígidos na disciplina. O alunado no começo dizia que era chato e hoje me chamam de 'Avô Gaginho'. Muitos deles são filhos de pessoas que já participaram da fanfarra. Aqui, eles não têm tempo para pensar na marginalidade. Em 20 anos, só perdemos duas pessoas", afirma.

Histórias - André Jesus da Silva, 32 anos, é co-regente da fanfarra e reforça a importância da organização do grupo. Ele fez parte da banda desde a adolescência e hoje cursa licenciatura em música, auxiliando Almir, instruindo os alunos sobre o ramo musical com aulas de teóricas e práticas, além de técnicas de respiração entre outras.

“Entrei na fanfarra aos 13 anos e aprendi muito sobre música e cidadania. Sempre fui motivado a respeitar a escola, a comunidade e a estudar. Estou cursando agora a licenciatura em música, e me vejo através das crianças, tocando os instrumentos. E isso é muito satisfatório. Os meninos chegam aqui sem perspectiva e a gente dá o direcionamento", destaca André Jesus.

Henrique Alexandre, 18, está na fanfarra há 10 anos e, apesar de ter concluído os estudos, decidiu permanecer no grupo. Ele diz que a atividade fomentou o desejo de espalhar a cultura e levar aos outros um novo sentido, nesse caso através da música.

A música dá aos alunos uma nova visão de mundo, segundo Gregori Ferreira, 16, que participa do grupo há 3 anos. "Fazer parte desta atividade impactou minha vida e, agora, já tenho planos para o futuro. Eu era do tipo que não ligava para nada e agora quero ser um músico respeitado na sociedade", avisa.

Expectativa - Sobre a expectativa para o desfile do Dois de Julho, os meninos esperam muita diversão e mais organização no espaço para que eles possam mostrar tudo o que aprenderam. “O nosso desejo é sair de lá com a sensação de dever cumprido”, pontua Henrique Alexandre. Para quem vai assistir ao desfile, ele faz um pedido especial. "Espero que os transeuntes respeitem o espaço da banda, para evitar danos no equipamento e não prejudicar o desenvolvimento do que estamos fazendo ali", diz.

Programação do Dois de Julho:

Dia 30/6 (domingo)

7h30 – Saída do Fogo Simbólico da cidade de Cachoeira, passando pelas cidades de Saubara, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, com destino ao bairro de Pirajá em Salvador, conduzido pelos soldados do Exército e atletas baianos.

11h - Celebração do Te Deum na Catedral Basílica de Salvador e homenagem à Hildegardes Cantolino Viana.

Dia 1°/7 (segunda-feira)

16h – Chegada do Fogo Simbólico e acendimento da pira – Largo de Pirajá.

Hasteamento das bandeiras por autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Polícia Militar.

Colocação de flores no túmulo do General Labatut.

17h – Encerramento da solenidade.

Dia 2/7 (terça-feira)

6h – Alvorada com queima de fogos no Largo da Lapinha.

7h – Organização do cortejo cívico.

8h30 – Hasteamento das bandeiras por autoridades, com a execução do Hino Nacional pela Banda de Música da Marinha do Brasil.

Colocação de flores, pelas autoridades, no monumento ao General Labatut pelo governador, prefeito, presidente da Assembleia, presidente da Câmara de Vereadores de Salvador e comandantes militares.

Entrega dos carros emblemáticos – Discurso do Exmº Sr. Eduardo Morais de Castro - presidente do IGHB

Execução do Hino ao Dois de Julho pela Banda de Música da Marinha do Brasil.

9h – Início do cortejo cívico.

Homenagem aos heróis da Independência: breve parada em frente ao Convento da Soledade.

Homenagem da Ordem Terceira do Carmo: breve parada em frente à Ordem, para pronunciamento de um membro da instituição.

Homenagem da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: breve parada em frente à igreja.

11h30 – Recolhimento dos carros emblemáticos dos caboclos nos caramanchões da Praça Thomé de Souza.

14h – Organização do cortejo cívico.

15h – Início do cortejo cívico.

Breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia.

15h30 – Cerimônia Cívica no 2º Distrito Naval

16h15 – Previsão de chegada dos carros emblemáticos e das autoridades ao Campo Grande.

Hasteamento das bandeiras por autoridades.

Execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica.

Colocação de Coroas de Flores no Monumento ao Dois de Julho pelas autoridades presentes.

Acendimento da Pira do Fogo Simbólico Pelo atleta olímpico de natação Edvaldo Valério

Execução do Hino ao Dois de Julho: Coral da PM/BA com acompanhamento da Banda de Música Maestro Wanderley da Polícia Militar da Bahia.

Programação cultural:

Dia 2/7 (terça-feira)

Local: Campo Grande

Das 17h30 às 21h30 – XXVII Encontro de Filarmônicas – Regência: Maestro Fred Dantas

Dia 3/7 (quarta feira)

Local: Campo Grande

Das 18h às 21h30 – Baile da Independência – com a Orquestra do Maestro Fred Dantas.

Dia 4/7 (quinta-feira)

Local: Espaço Cultural da Barroquinha

18h – “Patrimônio É” – Dois de Julho – Patrimônio do Povo

Dia 5/7 (sexta-feira)

Local: Campo Grande - Lapinha

18h30 – Volta dos carros emblemáticos, com participação da Orquestra do Maestro Reginaldo de Xangô, fanfarras e grupos culturais.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...