Desde o mês de agosto, cerca de 280 estudantes de escolas públicas municipais tiveram a oportunidade de visitar e conhecer a história de monumentos históricos de Salvador, através do circuito Reconectar, que possibilita o acesso e divulgação de informações sobre os monumentos públicos da cidade, promovendo a construção de valores e pertencimento a essas obras. O projeto faz parte do Salvador Memória Viva, programa de educação patrimonial da Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Através das 54 de placas QR Code que foram instaladas em monumentos públicos como as estátuas de Zumbi dos Palmares, Padre Norberto, Castro Alves e a Cruz Caída, os estudantes, usando aplicativo de leitor de leitor para celulares e tabletes, têm acesso a informações em três línguas (português, inglês e espanhol) sobre os monumentos e seus homenageados. As instalações foram e são realizadas em consonância com a disponibilidade da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), que pretende instalar as placas em todos os monumentos públicos da cidade.

Somente em 2018, cerca de 17 monumentos já foram recuperados pela FGM, dentre eles o Conjunto de escultura Tulipas; Conjunto de escultura Valentinas; Conjunto de escultura Altivas; Estátua João Ubaldo Ribeiro; Estátua de Jesus – O Salvador; Caboclo, cabocla e carruagens; Panteão de Pirajá; Herma de Labatut; Meninas do Brasil; Estátua J. J. Seabra; Painel de Carybé; Marco 4° Centenário de Salvador; Chafariz do Senhor do Bonfim; Estátua Visconde de Cairu; Monumento à Riachuelo; Castro Alves; e Chafariz do Terreiro de Jesus.