0
0
0
s2sdefault

Neste mês de julho, o projeto Quintas Gregorianas faz uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Afro-Caribenha, comemorado em 25 de julho. A atração é o espetáculo “Nois Vamo Meter Mão”, que ganha a cena nesta quinta-feira (5), às 19h, na Galeria do Teatro Gregório de Mattos, como resultado do encontro entre a poeta e MC Amanda Rosa e a DJ DMT. Gratuita, a apresentação une artes visuais e performances em corpos e escrevivências (escritas sobre vivências) de (r)existências das mulheres negras em diáspora. 

No palco da exposição GREGÓRIOS, estarão presentes elementos como facão, arruda, caixas de som, latas de spray, projeção entre cenas de filmes e da realidade. A poesia de Amanda Rosa aparece intercalada entre beat, sound system, rap, triphop e performances da DJ DMT. Outras grandes mulheres guerreiras baianas, como Maria Felipa, Maria Quitéria e Joana Angélica, também inspiram a cena numa referência à semana que celebra a Independência da Bahia. 

Amanda Rosa, 26 anos, é baiana da região da Chapada Diamantina e mostra uma poesia permeada de força, cuidado, amor e o ódio que atravessam as palavras e transbordam em traps e rimas. Poeta, MC e atriz, começou com a escrita, caminhou para a poesia, chegou ao teatro e se reconheceu através da música como resistência. 

GREGÓRIOS – Ambientada num circuito dinâmico e criativo, com diversas texturas, composta pela vasta obra creditada a Gregório de Mattos, a mostra cria uma atmosfera seiscentista da Salvador do poeta por via da iluminação, dos sons, de imagens e objetos que transportam os visitantes àqueles tempos em que a capital da Bahia já se fazia majestosa e a mais importante cidade das Américas. Além da vida e obra do Boca de Brasa, uma linha do tempo retrata a trajetória da Fundação Gregório de Mattos, criada em 1986 e que, ao longo de três décadas, tem sido uma instituição importante para alavancar ações e projetos culturais em Salvador. 

A exposição GREGÓRIOS está em cartaz na Galeria do Teatro Gregório de Mattos e segue até o mês de outubro, quando será remodelada e ganhará formato de memorial permanente. A exposição Gregórios tem curadoria e conceito de Joãozito (in memorian), Lanussi Pasquali e Carla Zollinger, com cenografia de Renata Mota e Produção Executiva assinada pela Multi Planejamento Cultural.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...