O Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador convoca os agentes culturais da cidade a participarem das eleições para o seu novo mandato, marcadas para o próximo dia 17 de outubro. Para isso, é preciso cadastrar-se como eleitor ou candidato no www.eleicoescmpc.salvador.ba.gov.br até o próximo dia 10 de outubro, conforme regulamento publicado no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (20). Para votar, artistas, produtores, pesquisadores, líderes e representantes dos territórios de Salvador precisam ser residentes na capital e maiores de 16 anos. Já para se eleger, além de residir na cidade e atuar na área cultural há pelo menos três anos, é preciso ter idade mínima de 18 anos.

Serão eleitos representantes e suplentes de linguagens artísticas e de segmentos culturais, como Culturas Identitárias e Inclusivas, Cultura Popular, Patrimônio Material e Imaterial, bem como representantes dos territórios formados pelas Prefeituras-Bairro de Salvador. O Conselho Municipal de Política Cultural é um órgão colegiado do Sistema Municipal de Cultura (SMC) que exerce funções consultivas, normativas, deliberativas e fiscalizadoras da política cultural do Município. Suas atividades são divulgadas no site do colegiado e na página @cmpcsalvador no Facebook.

Mobilização - A Fundação Gregório de Mattos (FGM), responsável pela gestão das políticas culturais na Prefeitura e integrante da Coordenação Colegiada do Conselho, vai promover ao longo da próxima semana uma série de seis Encontros Territoriais por toda a cidade de Salvador, a fim de mobilizar os agentes culturais a participarem das Eleições. Os encontros acontecem em locais como as Prefeituras-Bairro do Subúrbio, Cajazeiras e Pau da Lima; a Escola Municipal Lagoa do Abaeté, em Itapuã; e o Teatro Gregório de Mattos, visando os territórios Liberdade-São Caetano e Centro-Brotas.

A programação dos Encontros Territoriais prevê apresentações artísticas, roda de conversa sobre as políticas culturais de Salvador e devolutiva das oficinas do Diagnóstico Cultural, realizadas no mês de julho, além das orientações para as eleições e cadastramento presencial de candidatos e eleitores.

Encontros Territoriais de Mobilização (de 25 a 30 de setembro)

25/09 - Prefeitura-Bairro Subúrbio (Paripe), 14h às 17h

26/09 - Teatro Gregório de Mattos, 14h às 17h