Confirmado o êxito das operações para a Copa do Mundo no Centro Histórico, a Guarda Municipal atuará também durante o PercPan (Panorama Percussivo Mundial), evento cultural que acontece nos próximos dias 25, 26 e 27, no Terreiro de Jesus. Serão 70 guardas municipais em toda a região, atuando em apoio a outros órgãos municipais no ordenamento do trânsito, fiscalização de ambulantes, apreensões de materiais não autorizados e preservação do patrimônio público.

Durante a Copa, estavam envolvidos mais de 300 servidores no registro de várias ocorrências de apreensões nas atuações em apoio à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) que envolveram controle e fiscalização dos ambulantes credenciados, formação de barreiras nos acessos, evitando a circulação de ambulantes não credenciados, patrulhas volantes, retirando comerciantes que estiverem ilegalmente na área, e apoio à equipe FIFA de proteção às marcas.

O Grupamento de Apoio ao Turista da Guarda Municipal (GAT) desempenhou atividades de proteção ao patrimônio público, contribuindo com ações de segurança pública e orientação ao público. Na ocasião, os agentes contabilizaram mais de mil atendimentos a turistas e munícipes que frequentaram a região. Foram encontrados ainda cambistas internacionais que comercializavam de forma irregular ingressos para os jogos da Copa. Todos foram encaminhados para a Delegacia do Consumidor (Decon).

De acordo com o Setor de Estatística da Guarda Municipal (Seest), em toda a operação da Copa foram registradas mais de duas mil apreensões (cervejas, refrigerantes, armas brancas, mesas e cadeiras, etc.). “Independente da realização da Copa, conseguimos garantir o monitoramento e fiscalização do patrimônio público e das diversas praças e áreas públicas sob responsabilidade da Guarda Municipal”, afirma o superintendente da Guarda, Peterson Portinho.