Cerca de 120 profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM), participaram, na Base do Grupamento de Operações Especiais (GOE), Avenida Tamburugy, de uma atividade de qualificação profissional para o Carnaval 2018, na manhã desta sexta-feira (19). A expectativa é de que todos os servidores passem pelo treinamento, conduzido por instrutores do quadro da própria Guarda Civil. Ao todo, aproximadamente mil agentes que atuarão na Operação Carnaval 2018 serão alcançados pela qualificação, que segue até o dia 31.

São abordados no curso técnicas de defesa pessoal, procedimentos de patrulha em grandes eventos, além de noções básicas em primeiros socorros. As atividades ainda contam com 40 minutos de palestras diárias que fazem parte do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), implementado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Reparação (Semur), visando qualificar os servidores também para o combate ao racismo institucional e promoção da igualdade racial no cotidiano da corporação.

Para o inspetor geral Alysson Carvalho, os treinamentos, além de garantir a segurança dos baianos e turistas nos dias da folia, servem também para assegurar o pleno funcionamento dos órgãos públicos. “Essa qualificação também é útil para o apoio aos órgãos públicos municipais, garantindo, de forma plena, a possibilidade de execução dos serviços, como fiscalização e ordenamento, por exemplo”, afirmou Carvalho. “Esses treinamentos são de extrema importância porque lá, na 'avenida', já vamos saber lidar melhor com o público para garantir a segurança de todos”, comentou o guarda Alex dos Santos.

Prevenção - A GCM vai contar com um efetivo de, aproximadamente, mil profissionais por dia, distribuídos em diversas atividades, garantindo a segurança das pessoas que vão acessar os circuitos da folia e prestando apoio aos diversos órgãos do município, na proteção ao patrimônio público e atividades de fiscalização e ordenamento. Além disso, os agentes da GCM estarão distribuídos nas estações de transbordo de Salvador, executando ações de prevenção à violência, distribuindo folders com dicas de segurança e pulseiras de identificação para as crianças que vão participar da festa.