0
0
0
s2sdefault

Uma das atrações do Carnaval de Salvador 2020 já dá uma indicação de como poderá ser o futuro da festa. É o trio construído a partir da reutilização de um contêiner marítimo de 12 metros, no estilo “pranchão” (mais baixo e perto do público), com 810 kg e 20 toneladas, que já desfilou no Circuito Osmar (Centro) e está sendo apresentado aos foliões do Circuito Dodô (Barra/Ondina), nesta terça-feira (25). A estrutura tem apoio da Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e pela Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis).

O projeto foi idealizado pelos irmãos e músicos Juan e Ravena, que já inovaram com o Trio Solar, composto por som e iluminação sustentáveis. Parte da energia para alimentar o som e a iluminação é captada através de painéis fotovoltaicos e armazenada em baterias estacionárias, diminuindo a utilização de geradores poluentes. A cabine foi projeta para filtrar os resíduos de fumaça. Além de fazer o reaproveitamento da água da chuva, a estrutura contém lixeiras de coleta seletiva e caixas de som de madeiras reflorestadas.

"A redução dos impactos ambientais é uma responsabilidade de todos. Na maior festa de rua do planeta não poderia ser diferente. Por isso, esse trio foi todo pensado para, além de reduzir os impactos ao meio ambiente, mostrar para donos de trio, blocos, camarotes, folião, setores público e privado, que é possível fazer uma festa dessa magnitude com sustentabilidade. Todos podem aderir", frisa o secretário André Fraga.

Outro diferencial do Trio Contêiner e da dupla Juan e Ravena é o repertório, que, além de misturar do reggae ao ragga eletrônico, passando pelo forró, MPB e axé, homenageia vendedores ambulantes com a música “Geladinho”. As canções também abordam temas como igualdades de gênero e redução das desigualdades, a exemplo da nova música de trabalho “Borboletas”.

A ideia é fazer um Carnaval ambientalmente e socialmente responsável. “Esse projeto foi uma sacada muito legal que a gente faz questão de apoiar num momento tão importante para cidade que é o Carnaval. Espero que inspire outras organizações e quem sabe no futuro próximo possamos ter um carnaval ainda mais sustentável”, diz o presidente da Saltur, Isaac Edington.

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...