O município e os empreendedores soteropolitanos terão uma nova parceria a partir desta sexta-feira (14), quando o prefeito ACM Neto assinará, às 9h, um convênio com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A solenidade será no auditório do Senai Cimatec, localizado na  Av. Orlando Gomes, 1845 - Piatã. Por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), a Prefeitura irá criar uma agenda pública com divulgação de editais de inovação para incentivar os moradores da primeira capital do Brasil a desenvolverem soluções criativas para questões urbanas. No mesmo dia, acontece o seminário Salvador Cidade Inovadora, com diversas palestras sobre o tema.

Alinhado com os eixos do programa Salvador 360, a intenção da parceria é ouvir as ideias dos soteropolitanos, mapear as práticas inovadoras que já acontecem na cidade e incentivar novos planos. A parceria serve como base para a criação de uma agenda pública municipal, com diversos projetos programados para Salvador durante todo o ano, a fim de apoiar e fomentar o ecossistema de inovação local.

Seminário - Durante a assinatura do convênio, a capital receberá, no mesmo endereço, o seminário Salvador Cidade Inovadora, com palestras sobre inovação e empreendedorismo, além de apresentação de exemplos de sucesso em outras capitais que podem servir de base para mudanças aqui. Além disso, no sábado (15) e no domingo (16), será realizado o desafio criativo Hackathon+Salvador: Soluções de Impacto Social, também com apoio da Prefeitura. Nessa atividade, os mais de 500 inscritos ficarão acampados na sede da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus em busca de soluções para problemas do Centro Histórico da capital.

Em 2016, Salvador foi considerada a 10ª cidade brasileira que mais se destacou em inovação e tecnologia, conforme o ranking Connected Smart Cities da consultoria Urban Systems. A capital baiana também ocupa a posição 26ª no eixo de inovação, sendo a 4ª do Nordeste, segundo a organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores Endeavor. Já no ranking de Smart Cities, Salvador está no 18ª lugar no Brasil e 2ª no nordeste, conforme a plataforma de negócios SATOR, em parceria com o Instituto de Ciências Inteligentes.

Programação - Os interessados devem fazer o credenciamento às 8h do dia 14. A abertura do evento acontece às 9h, com a presença do prefeito de Salvador, ACM Neto, além de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Secis, Senai , Sebrae e Rede Bahia. Em seguida, o engenheiro e economista Rodrigo Martins apresenta uma análise sobre as causas que inibem o Brasil de desenvolver o seu potencial inovador.

A partir de 10h, um dos idealizadores do Porto Digital em Recife e professor de economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) José Carlos Cavalcanti, o presidente da Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE) Daniel dos Santos Leipnitz  e o professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, Cauam Ferreira Cardoso apresentarão práticas de sucesso em inovação. Os convidados irão mostrar exemplos de cidades nacionais e internacionais para inspirar oportunidades em Salvador. Ao final das explicações, os soteropolitanos poderão tirar as dúvidas em um debate.

Durante a tarde, a plateia irá participar de uma dinâmica conhecida como Aquário ou Fish Bowl. A atividade começa com apresentações do tema, na presença de quatro participantes em cadeiras centrais, além de uma cadeira livre. Qualquer pessoa que estiver na plateia poderá se dirigir à cadeira livre para contribuir por 5 minutos com a discussão, enquanto um dos outros ocupante sai do círculo, disponibilizando a sua cadeira. A cada rodada, um participante disponibiliza sua cadeira para que os demais espectadores possam entrar no debate. Os temas debatidos girarão em torno das práticas atuais de empreendedorismo em Salvador e dos elementos necessários para impulsionar a área na cidade.

Demo Day - A 100 Open Startups vai realizar durante o evento um Dia de Demonstração, onde os projetos serão apresentados para possíveis investidores no local. Na ocasiões, o diretor executivo da empresa, Bruno Rondami, fará uma palestra especial sobre "Novos modelos de negócio para inovação.

Inscrições - O evento acontece no auditório do Senai Cimatec e as inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site bit.ly/cidadeinovadora. Devem se inscrever gestores públicos e representantes de instituições, como universidades, incubadoras, investidores de risco, coworkings, associações estudantis, startups e pesquisadores.