0
0
0
s2sdefault

Com o objetivo de qualificar 300 profissionais da Atenção Primaria à Saúde para o enfrentamento ao vírus zika, a Secretaria Municipal da Saúde do Salvador (SMS), em parceria com o CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Johnson & Johnson e Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS) iniciou, hoje (26), um curso de capacitação na Universidade Salvador (Unifacs), o ZIKALAB: Laboratório de Formação do Trabalhador de Saúde no Contexto da Microcefalia. As oficinas foram desenvolvidas para apoiar o enfrentamento ao vírus Zika por meio de inovações nos processos de educação em saúde, e serão realizadas também no próximo mês de outubro 2016.

Nesta primeira fase, serão capacitadas cerca de 300 pessoas entre médicos, enfermeiros e agentes de saúde, entre outros profissionais, que depois atuarão como multiplicadores nas equipes de saúde.

A diretora de Regulação, Controle e Avaliação da SMS, Marta Rejane Montenegro, ressaltou a importância do encontro diante do avanço da doença no Brasil e na capital baiana. “Salvador está sendo pioneira nesta ação juntamente com outras seis cidades no Brasil. No planejamento, o curso vai entrar na grade de programação anual para oportunizar aos quase 10 mil funcionários existentes na rede”.

Luciana Peixoto, diretora de Atenção à Saúde de Salvador, destaca a necessidade do Laboratório. “O objetivo é qualificar as equipes de saúde na prevenção, diagnóstico e formas de transmissão do Zika vírus, bem como no monitoramento de casos e apoio materno no cuidado às crianças com microcefalia. Como estamos tendo uma crescente elevação das equipes de saúde nas unidades do município, esses profissionais aqui serão multiplicadores desse conhecimento quem vai beneficiar pra sempre todo o SUS".

O curso com carga horária de 60 horas, tem aulas expositivas, discussão de casos trazidos pelos alunos. O conhecimento técnico-científico é articulado com a experiência trazida pelos profissionais, que vão ser multiplicadores de conhecimento nas instituições em que se encontram e ampliar a qualidade do atendimento à comunidade.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...