0
0
0
s2sdefault

Diversos órgãos municipais estarão atuando em esquema de plantão para dar mais conforto aos cidadãos

No próximo domingo (2), os cidadãos soteropolitanos vão às ruas exercer o dever do voto, das 8h às 17h. Para dar mais conforto aos eleitores da cidade, a Prefeitura de Salvador montou um esquema especial com os principais órgãos para garantir a mobilidade, segurança, saúde e limpeza em pleno funcionamento. Desde esta quinta-feira (29), mais de cem escolas municipais pertencentes à rede municipal de ensino já foram entregues ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), por conta do preparativo para o dia de votação. As aulas devem ser retomadas apenas na terça-feira (4), após a retirada de todo o material utilizado pelo órgão responsável pelas eleições.

Trânsito – A Superintendência de Trânsito (Transalvador) promoverá o controle de tráfego, auxiliando na travessia de pedestres e coibindo estacionamento irregular e em fila dupla nos principais pontos de votação da capital, entre eles a Avenida Reitor Miguel Calmon (Vale do Canela), nas proximidades da Universidade Federal da Bahia (Ufba); em Brotas, nos colégios Góes Calmon e Luiz Viana; e em Pernambués, na região do Colégio Aliomar Baleeiro, entre outros. No total, 75 agentes de trânsito atuarão na Operação Eleição.

No momento da apuração, a Transalvador também irá atuar no entorno do TRE-BA, no Centro Administrativo da Bahia. O estacionamento será restrito às áreas permitidas pela sinalização e código de trânsito, não sendo criadas zonas temporárias no dia da eleição.

A recomendação aos eleitores é de que programem o deslocamento de todo o período de votação, evitando assim a concentração em um único horário e, consequentemente, proporcionando maior fluidez no trânsito. Em caso de problemas de trânsito, o cidadão deverá reclamar por meio dos telefones 118 ou Fala Salvador 156.

Transporte - A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) programou uma operação especial para as eleições municipais, com reforço do transporte público nos principais corredores da cidade, a exemplo da Avenida Suburbana, Silveira Martins (Cabula), Orla, Liberdade, Paralela e Centro. Os cidadãos também contarão com reforço das linhas que operam nas estações de transbordo.

Ainda para facilitar o deslocamento dos eleitores, serão disponibilizados veículos extras da frota reguladora, que estarão à disposição da fiscalização nas Estações de Lapa, Pirajá e Mussurunga. Mais de 80 agentes da fiscalização de transporte estarão nas ruas, além do monitoramento em tempo real de todas linhas através do Centro de Controle Operacional (CCO).

Segurança – A Guarda Civil Municipal (GCM) vai atuar com 250 guardas nas ruas desempenhando ações rotineiras em praças e patrulhamento preventivo. Os agentes também vão auxiliar a Transalvador e a Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) em fiscalizações e ordenamento do trânsito.

Fiscalização – A Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom) atuará em conjunto com o TRE-BA na fiscalização de publicidade e poluição sonora. As denúncias relacionadas às eleições deverão ser feitas diretamente ao TRE-BA por meio do Sistema Pardal, aplicativo de celular que pode ser baixado gratuitamente e disponível no App Store e no Google Play. Denúncias de poluição sonora devem ser feitas através do Fala Salvador 156.

Saúde – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará de prontidão para atender as solicitações de urgência e emergência através da central telefônica Samu 192. As Unidades de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência (UPAs) 24h localizadas em Brotas, Valéria, Itapuã, San Martin, Periperi, Paripe, Parque São Cristóvão, Vale dos Barris e Pirajá estarão funcionamento normalmente também para atender à demanda.

Limpeza – A Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) elaborou uma programação especial para as eleições em toda a cidade. Ao todo, quase dois mil agentes de limpeza atuarão em diferentes pontos de Salvador, garantindo a varrição das ruas e a coleta de lixo. Os agentes contarão com apoio de caminhões, compactadores e caçambas.

Lazer - Excepcionalmente neste final de semana, estão suspensas as ciclofaixas de lazer da Avenida Sete à Praça da Sé, do Parque da Cidade à Avenida Octávio Mangabeira, da Avenida Oceânica à Ondina e da Avenida Magalhães Neto. O evento Ruas de Lazer promovido pela Secretaria de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps) no Dique do Tororó, também não será realizado.

 

0
0
0
s2sdefault

Fale Conosco

O seu canal de comunicação com o nosso site. Caso tenha dúvidas, sugestões ou solicitações de serviços, por favor, mande mensagem que teremos prazer em respondê-la.

Enviando...